O Tupi está na Série B de 2016. A vitória incontestável por 2 a 1 no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca nesta segunda, 19, sobre o ASA, que chegou a reclamar da arbitragem da ida, consolidou a vaga na semifinal da Série C e o acesso à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados na segunda etapa. Pelo Tupi, Kaio Wilker e Marco Goiano abriram o placar, e Uéderson, de pênalti, diminuiu para os alagoanos.
O técnico do Galo, Leston Júnior, enalteceu o grupo na comemoração: “Queria agradecer a Deus e minha família. Bati na trave no ano passado, mas esse grupo é muito acima da média”, declarou à Rádio Globo Juiz de Fora.
O goleiro Glaysson, destaque no duelo em Alagoas e na campanha do Tupi, lembrou dos carijós: “Aos poucos fui conquistando o carinho dessa torcida maravilhosa do Tupi e estão todos de parabéns”.
O vice-presidente do Conselho Gestor carijó, Cloves Santos, não conteve a alegria: “Eles merecem, são guerreiros! O Tupi dorme na Série B, Juiz de Fora!”.
Antes do apito
Antes de a bola rolar, mudanças importantes nas duas equipes. No time de Arapiraca, o capitão da equipe, Didira, sentiu um problema no tornozelo direito e ficou no banco de reservas. No seu lugar entrou Marcos Antônio. No Tupi, Genalvo foi vetado pelo departamento médico por um incômodo na coxa esquerda. Felipe Alves foi o escolhido para atuar.
Os donos da casa iniciaram o confronto muito nervoso, os visitantes marcando forte e saindo nos contra-ataques. Quem mais assustou foi o time mineiro. Em duas chegadas velozes pela direita, uma com Felipe Augusto e outra com o Marco Goiano, quase abriram o placar para o Carijó. O ASA tentava as jogadas pelo lado, mas sem sucesso. A principal chance do time nordestino veio de um chute de fora da área de Uederson, defendido por Glaysson. O primeiro tempo terminou 0 a 0.
Gols na segunda etapa
O ASA mudou no intervalo. Vica mandou a campo, no sacrifício, Didira, no lugar de Marcos Antônio. Contudo, foi o Tupi quem abriu o placar aos três minutos. Em contra-ataque veloz, Kaio Wilker recebeu na ponta-esquerda, limpou para a perna direita e arrematou de fora da área, em curva, acertando o ângulo de Pedro Henrique. Tupi 1 a 0, placar que obrigava o time arapiraquense a fazer quatro gols para se classificar.
A equipe pressionou, chegou a assustar em cobrança de falta de Chiquinho, que entrou no segundo tempo para dar mais ofensividade ao time, mas Glaysson fez grande defesa. Uederson acertou uma cabeçada na trave esquerda do Tupi. Os juiz-foranos ampliaram a vantagem com Marco Goiano aos 35 minutos. Felipe Augusto invadiu a área, tocou na saída do goleiro para o camisa 10 carijó tocar para o gol vazio. Com a desvantagem ainda maior, o ASA foi para o ataque com tudo, e em jogada pela esquerda, Everton foi derrubado na área por Fabrício Soares. Pênalti marcado e convertido por Uéderson, diminuindo para 2 a 1 aos 43 do segundo tempo e dando números finais a partida.
Ficha técnica
ASA 1 x 2 Tupi
Estádio Coaracy da Mata Fonseca
Tupi: Glaysson, Osmar, Sidimar, Fabricio Soares, Bruno Ré, Felipe Alves, Rafael Jataí, Vinicius Kiss (Ygor), Kaio Wilker (Carlos Renato), Marco Goiano, Felipe Augusto (Bruno Aquino). Técnico: Leston Júnior.
ASA: Pedro Henrique, Gabriel (Chiquinho), Leandro Souza, Lucas Bahia, Lucas Pavone, Max Carrasco, Jorginho, Marcos Antônio (Didira), Alex Henrique(Éverton), Valdanes, Uéderson. Técnico: Vica.
Gols: Kaio Wilker, aos 3’ 2T e Marco Goiano aos 35’ 2T para o Tupi. Uederson, aos 43’ 2T, para o ASA.
Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, sob supervisão de Bruno Kaehler – Toque de Bola
Informações (e entrevistas) da Rádio Globo Juiz de Fora, Rádio Novo Nordeste de Arapiraca-AL e Esporte Interativo EIMaxx
Foto: Felipe Couri / tupifc.esp.br
O Toque de Bola é administrado por www.mistoquentecomunicacao.com.br