Com o fim da temporada do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o Ranking Nacional de Clubes que valerá para 2022.
Mesmo sem disputarem competições nacionais ou internacionais em 2021, duas equipes de Juiz de Fora, Tupi e Tupynambás, estão rankeadas. O primeiro a aparecer é o Carijó, na 111ª posição, com 564 pontos, seis a menos que o carioca Bangu. Já o Baeta está na 170ª colocação, empatado com outros oito times, com 204 pontos.
Fla lidera
O Flamengo é o líder do Ranking Nacional de Clubes 2022 da CBF. Campeão da Supercopa 2021, o Rubro-Negro soma 17.054 pontos. O vice-líder é o Palmeiras, campeão da Taça Libertadores.
O Ranking Nacional de Clubes estabelece uma ordem técnica entre 239 clubes do futebol brasileiro. A classificação tem como base o recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais (veja abaixo).
Subidas e quedas
O terceiro lugar é ocupado pelo Atlético-MG, o maior campeão do país em 2021. Após conquistarem o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, além do Campeonato Mineiro, os atleticanos passaram a completar o pódio do ranking com 14.572 pontos. Na classificação anterior, apareciam em nono.
Outro clube a dar um salto no ranking foi o Fortaleza. O Leão terminou o Brasileirão no G-4, chegou às semifinais da Copa do Brasil e saiu do 18º para o 11º lugar no Ranking Nacional de Clubes. Um dos clubes que mais caíram no ranking foi o Internacional, que foi da quarta para a oitava posição na classificação.
Prestes a entrar em sua terceira temporada disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro deixou o 10º lugar e agora está em 14º. Há apenas dois anos, no Ranking Nacional de Clubes de 2020, a Raposa ocupava a quarta posição.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos com informações da CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF