Em Arbitral promovido no início da tarde desta terça-feira, dia 3, na sede da Federação Mineira de Futebol, em Belo Horizonte, ficou confirmada a participação de Tupi e Tupynambás no Campeonato Mineiro Sub-20, que tem início previsto para o dia 4 de abril.
Arbitral do Estadual da categoria Sub-20, na sede da Federação Mineira de Futebol
São 22 times em campo
De acordo com a Federação, “serão 22 times, que se enfrentarão em turno único na fase de classificação, com previsão de encerramento para 22 de agosto: Atlético, Tupi, Uberlândia, Cruzeiro, América, Coimbra, Villa Nova, Betis, América-TO, Serranense, U.Luziense, Pouso Alegre, Minas Boca, Boston, Tupynambás, Democrata, Uberaba, Betim, Atlético TC, Inter de Minas, Santarritense e Figueirense.”
Oito melhores seguem
A fórmula de disputa prevê que os oito melhores colocados se classificam para as quartas de final, em formato mata-mata, e seguem até o dia 03 de outubro, data reservada para a final.
Nos jogos eliminatórios, havendo empate em saldo de gols nos dois jogos, haverá disputa de pênaltis.
Inscrições e transferências
Outro ponto decidido no encontro entre dirigentes a entidade e representantes dos clubes: “os atletas só poderão atuar por um único clube ao longo da primeira fase. Entre a primeira fase e as quartas de final, podem ser feitas as transferências entre os clubes, com limite de 5 atletas contratados por clube. A inscrição de jogadores pode ser feita até o último dia útil anterior ao início das quartas de final da competição.”
Sete vão “cair”
Outra informação divulgada pela Federação Mineira á a definição do período de transição para estabelecer duas divisões, “considerando o grande interesse pelo Campeonato Mineiro sub-20”.
Assim, em 2021 serão 15 equipes na primeira divisão, o que leva a definir a queda de sete equipes em 2020.
Já em 2022, a competição terá 12 times, com a queda de três equipes em 2021.
Texto: Toque de Bola, com informações do site da Federação Mineira de Futebol