Tupi deve manter base contra o Cruzeiro

Juiz de Fora (MG), 10 de fevereiro de 2012

A delegação do Tupi viajou na manhã deste sábado, 11, para Sete Lagoas, onde enfrenta o Cruzeiro, no domingo, às 17h, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. A partida está sendo encarada como decisiva para o Carijó, que começou o ano do centenário com duas derrotas no Estadual. A campanha provocou troca de treinador: saiu Alexandre Grasseli  e chegou Moacir Júnior.

A escalação da equipe que enfrenta a Raposa deverá ser definida apenas no vestiário, já que o novo treinador tem algumas dúvidas em relação à equipe que mandará a campo. Entretanto, está certa a volta do goleiro Rodrigo à meta alvinegra. A dupla de zaga, os laterais e o ataque não devem sofrer alterações. Possíveis mudanças só mesmo no meio de campo, setor bastante criticado na derrota para o Nacional de Nova Serrana.

Sobre as declarações do atacante cruzeirense Walter de que o “Cruzeiro vai com tudo para atropelar o Tupi”, a comissão técnica do Tupi ouviu a gravação, que deverá ser usada na preleção. Mas, independente do que disse o jogador da equipe adversária, os atletas carijós já tinham argumentos de sobra para entrarem motivados no duelo. Moacir vê o jogo como uma oportunidade para que os jogadores provem seu valor e pede que o torcedor seja paciente com a equipe. Além disso, uma outra motivação: tirar o Tupi do incômodo penúltimo lugar.

Leia também: Moacir Júnior adianta que vai precisar de reforços em todos os setores do time. Ouça entrevista na íntegra

Veja em nosso canal de TV cobertura de Tupi 0x1 Nacional de Nova Serrana. É só clicar em “Arquivo Toque TV” e “Veja todas as matérias”

Moacir comandou seu segundo treino desde que retornou à Santa Terezinha na tarde de quinta-feira, 9. Segundo ele, a semana foi positiva, sendo utilizada para apresentar sua filosofia de trabalho para o elenco. A indefinição de sua presença no banco de reservas contra o Cruzeiro continua, mas o treinador esclareceu a questão. “Eu não quero que atribuam o êxito de uma possível vitória à minha chegada. Quem vai decidir isso são os jogadores, já que são eles que vencem os jogos dentro de campo”, explicou.

As alterações no time devem começar a ser feitas somente na próxima semana, conforme Moacir. Para ele, a partida contra o Cruzeiro servirá para que os atletas justifiquem o porquê de estarem entre os 11 titulares. Se o resultado positivo não for conquistado, o técnico pede paciência ao torcedor e promete que, em breve, o time estará correspondendo às expectativas criadas.

Entretanto, boas notícias vieram do Departamento Médico do clube. Rodrigo está liberado clinicamente e está à disposição do treinador. O meio-campista Michel Cury e o lateral-direito Flávio, ambos com lesões no tornozelo, também não devem ter problemas físicos para participarem da partida.

A presença de Rodrigo no gol do Tupi não traz boas recordações ao Cruzeiro. No ano passado, ele teve atuação destacada e garantiu o empate no Estádio Municipal. “Contra o Cruzeiro fiz meu melhor jogo com a camisa do Tupi. Em 2011, defendi um pênalti de Montillo e segurei o placar de 0 a 0. Depois do jogo recebi elogios do Fábio e do Cuca, então treinador. Tenho boas lembranças contra o clube e quero repetir neste fim de semana”, disse, através de sua assessoria.

A situação ruim também vivida pelo Cruzeiro não é vista como uma vantagem pelo experiente treinador. Para Moacir, os atletas celestes já estão acostumados com a pressão da torcida, que vem contestando o time e o trabalho de Vágner Mancini desde o ano passado. Por isso, o Tupi deve se concentrar em sua própria posição na tabela para se recuperar na competição.

  Assis para por 30 dias

Exames realizados no início desta semana constataram que o volante Assis (um dos campeões brasileiros da Série D pelo Tupi) tem uma hérnia de disco lombar (problema que afeta a coluna e causa dor). Com isso, o atleta ficará afastado dos treinamentos, e do time, por um bom tempo – segundo o médico do Galo, José Roberto Maranhas, a previsão é, no mínimo, 30 dias. Na quarta-feira, 8, ele começou o tratamento, que consiste principalmente numa rotina de exercícios de alongamento e fortalecimento musculares para a região lombar e sessões de fisioterapia para a melhora da dor e do condicionamento muscular.

 Cruzeiro

A pressão de conquistar a vitória não é uma exclusividade do Tupi. O Cruzeiro também iniciou mal sua campanha no Campeonato Mineiro, perdendo para o Guarani, de Divinópolis, por 1 a 0. A situação do técnico Vágner Mancini, que já não era tranquila, se complicou ainda mais depois da derrota. O treinador sofre com as sombras de Vanderlei Luxemburgo, Levir Culpi e Adílson Batista, nome mais pedido pela torcida em redes sociais.

Porém, Mancini poderá contar com dois reforços importantes no domingo. Depois de mais de 75 dias fora dos gramados, o goleiro Fábio poderá reassumir sua posição de titular absoluto na meta cruzeirense. O meia Roger também está liberado para atuar, depois de cumprir suspensão por expulsão na decisão do Estadual de 2011.

Ficha técnica:

Cruzeiro: Fábio, Diego Renan, Léo, Victorino, e Gilson (Marcos); Leandro Guerreiro, Amaral, Marcelo Oliveira (Roger) e Montillo; Wellington Paulista (Wallyson) e Anselmo Ramon. Técnico: Vágner Mancini.

Tupi: Rodrigo (Victor Hugo), Flávio, Wesley Ladeira, Fabrício Soares e Carlão; Jaílton, Léo Salino, Ulisses e Michel Cury; Ademílson e Allan. Técnico: Moacir Júnior.

Texto: Lucas de Vitta – Ter Notícias

[wpfootball id_league=5 id_template=2]

Deixe seu comentário