Conhecido como “país do futebol”, o Brasil há anos está na rota e nos sonhos de quem quer tentar a vida de jogador profissional.
Este ano, os caminhos da bola levaram ao Tupi o jovem nigeriano Chimaobi Emmanuel Obi, de 21 anos. Regularizado nesta quinta, dia 13, o meia já pode estrear no domingo, às 10h, contra o Guarani de Divinópolis, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, na segunda rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro.
Quem também está liberado é o lateral-direito Juninho Bocão, 21, que, assim como o atleta africano, chega a Juiz de Fora vindo do futebol do Distrito Federal. Ele teve seu nome publicando no Boletim Informativo Diário da CBF na última quarta, dia 12.
Em adaptação
Nascido em Imo State, na região Sudeste da Nigéria, o meia chegou ao Brasil aos 20 anos, em 2019. Levado por um empresário para o futebol do Distrito Federal, Emmanuel Obi esteve nos elencos do Galícia, do Planaltina e do Capital na última temporada. Agora espera agarrar a oportunidade em Juiz de Fora para seguir em busca do sonho de fazer carreira no futebol profissional.
Mesmo ainda sem dominar o português, o nigeriano destaca a atenção dada a ele pelo técnico, Alex Nascif, e seus companheiros. “Estou muito feliz por estar aqui. É um grande clube. O treinador é muito sério no trabalho, sabe o que está fazendo. Estou tendo uma grande experiência com os jogadores, são bons, me auxiliam nos aspectos técnicos e táticos do jogo. Estou aprendendo e vou continuar a aprender no Tupi”, prevê o jogador, falando em inglês.
Na lateral
O lateral-direito Juninho Bocão é outro jovem jogador vindo do futebol do Distrito Federal a integrar o elenco carijó. Destaque nos campeonatos de base pelo Samambaia, em 2018, atuou também pelo Botafogo-DF.
O jogador espera aproveitar a chance de atuar pelo Carijó. “Essa é uma experiência muito boa. Vai acrescentar muito na minha carreira estar atuando em um clube tão tradicional, de nome, como o Tupi. Que nós possamos voltar o clube para a elite, de onde nunca deveria ter saído”, deseja Juninho.
Ingressos
A venda de ingressos para Tupi x Guarani começa nesta sexta, dia 14, na sede social do clube juiz-forano (Rua José Calil Ahouagi, 33, no Centro) e no posto de vendas da Liga de Futebol de Juiz de Fora (Calçadão da Rua Halfeld, em frente ao Banco do Brasil). Será disponibilizada uma carga de mil bilhetes a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Arthur Abrahão/divulgação Tupi FC; Ricardo Ribeiro/Planaltina EC; e distritodoesporte.com