O Tupi comemora a conquista de mais um título brasileiro no futebol de mesa – modalidade três toques. A equipe alvinegra formada por Leonardo Stumpf, Marcus Motta, Paulo Marcos de França e Paulo Ricardo viajou até a capital federal para disputar, nos dias 9 e 10 de abril, na AABB a 36ª edição do Campeonato Brasileiro, que reuniu 19 equipes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Goiás.
Esta foi a nona conquista do Galo Carijó – 1988, 1994, 1995, 1998, 2008, 2011, 2013, 2014 e 2016 – tornando-se o maior vencedor do torneio.
A campanha
A equipe carijó disputou oito jogos, venceu seis e empatou dois. Na final, enfrentou o Liberdade, de Belo Horizonte, clássico mineiro em que os juiz-foranos levaram a melhor por 3 a 1. O Vasco (RJ) terminou com o bronze. A equipe B do Tupi, composta por Sérgio Garcia, Leandro Benício, Armando Mercadante e Rodolfo Amaro, terminou na 16ª colocação.
A conquista teve um enredo emocionante. Na segunda fase da competição, o confronto com o América de São José do Rio Preto (SP) foi a revanche da final do ano passado, e o Tupi levou a melhor desta vez. Nas semifinais contra o Vasco, a sorte sorriu para a equipe juiz-forana, que precisava de uma vitória e graças a um gol contra conseguiu avançar.
Grupo A – Tupi-A (MG), Liberdade-B (MG), AFUMEG-A (GO), Clube Comary (RJ) e Grêmio Mineiro-B (MG),
Grupo B – Liberdade-A (MG), AABB-B (DF), Sociedade Mineira (MG), AABB-D (DF), AFUMEG-B (GO),
Grupo C – América (SP), AABB-C (DF), Clube dos 500 (RJ), AABB-F (DF), Vasco da Gama (RJ),
Grupo D – AABB-A (DF), Grêmio Mineiro-A (MG), AABB-E, Tupi-B (MG).
Destaque
Leonardo Stumpf foi o destaque do Tupi no campeonato. Stumpf, que faz parte da seleção brasileira de futebol de mesa, venceu todos os seus jogos na competição, terminando com o melhor desempenho individual entre os mais de 90 participantes.
“Fiquei muito feliz com meu resultado individual, mas em um torneio por equipes só penso que meus resultados podem ajudar meus companheiros e o time. O bom resultado foi decorrente de uma boa preparação anterior em torneios internos no Tupi e torneios municipais. Vale ressaltar que a torcida e incentivo dos companheiros de equipe também conta muito”, comemorou Stumpf.
Texto inicial: Guilherme Fernandes – Toque de Bola
Fotos: Divulgação
Edição: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br