Em treino comandado pelo técnico Leston Júnior da tarde desta quinta-feira, 6, o Carijó teve novidades na equipe considerada titular durante coletivo disputado em segunda parte da atividade que mira o jogo contra o novo Guaratinguetá no domingo, 9, às 11h, pela 11ª rodada da Série C. Além de mudanças na formação, o zagueiro Lula, ex-Atlético Paranaense, e o volante Lorran, ex-Flamengo, foram oficialmente apresentados à imprensa.
Laterais reforçadas
Após trabalho com número de toques limitado por atleta, Leston promoveu coletivo, selecionando a equipe teoricamente titular com novidades da zaga ao meio de campo. Sidimar seguiu ocupando o lado direito da zaga, Genalvo e Vinicius Kiss retornaram e, pela esquerda, Carlos Renato ganhou vaga de Felipe Augusto. Kiss ocupou o flanco direito ajudando Osmar com e sem a bola, papel similar ao desempenhado por Carlos Renato na canhota.
Com Glaysson realizando o habitual treino separado do elenco, o time principal teve Osmar, Sidimar, Fabrício Soares e Bruno Ré; Genalvo, Rafael Jataí, Carlos Renato, Vinicius Kiss e Marco Goiano; Daniel Morais. Já os atletas de linha com colete foram Roger Luiz, Leandro Euzébio, Lula e Thiaguinho; Felipe Alves, Lorran e Kaio Wilker; Ramon, Felipe Augusto e Bruno Aquino. Na segunda parte do coletivo, Leston modificou as equipes em diversas posições.
“Não tenho que provar nada para ninguém”
O meia Carlos Renato trata com otimismo a possibilidade de iniciar partida: “Se eu tiver essa oportunidade de começar como titular vou dar meu melhor, meu máximo. Não tenho que provar nada para ninguém, mas acredito no meu potencial”, projetou.
Perfil “encaixa”
Sem confirmar a escalação do atleta ex-América, Leston Júnior acredita que o perfil do jogador se encaixa com o que a equipe enfrentará no domingo. Ao comentar a probabilidade, o técnico ainda comparou a situação com uma na semana anterior ao jogo contra o Tombense:
“Semana passada alguém disse que o Ênio treinou a semana inteira e na hora do jogo iniciou o Sidimar. Eles treinaram o mesmo tempo na equipe titular e o Carlos é a mesma situação. Colocamos porque visualizamos uma situação dentro do jogo e não posso colocar ele sem ter treinado. Procuramos fazer isso no dia a dia e obviamente é um jogador que gosto muito da característica, vem de encontro com aquilo que penso do futebol, na transição rápida pelo lado, e é mais uma opção que temos ou para começar o jogo ou entrar no decorrer dos 90 minutos”, avaliou.
Euzébio entre resevas
Leston ainda explicou a situação do defensor bicampeão brasileiro pelo Fluminense, Leandro Euzébio, garantindo que a escolha é justificada na parte física do atleta, negando propostas: “Está igual ao Daniel Morais lá atrás, quando todos falaram que ele estava fora. Não tem nada de oficial. O Leandro é uma questão natural, o jogador teve uma lesão muscular, se ausentou semana passada, não jogou, e vinha de uma inatividade lá atrás, não é como o Jataí, por exemplo. O fato dele não estar inserido na equipe é por questão de critério e a partir do momento em que ele estiver em uma condição física ideal, poderá novamente ser titular da equipe”.
Prazer, Lula e Lorran
Carlos Henrique dos Santos – o Lula – já pode estrear pelo Carijó. O zagueiro tocantinense formado nas divisões de base do América Mineiro teve situação regularizada junto ao BID da CBF nesta quinta e, bem fisicamente, está pronto para ser utilizado pelo Galo. O atleta chegou ao clube juiz-forano por empréstimo do Guarani e estava no Atlético Paranaense, tendo acompanhado a eliminação da equipe rubro-negra na Copa do Brasil para o Tupi:
“Todos sabem como é o futebol, uma hora você está lá em cima e outra hora, em baixo. Mas faz parte do futebol, vivi isso e serviu como aprendizado, então é aproveitar, vim para o Tupi e vou fazer meu melhor. Até hoje sempre fiz meu trabalho sério e podem contar comigo com isso”, garantiu o defensor de 23 anos em sua apresentação.
Quem também posou para fotos e falou com a imprensa pela primeira vez como atleta carijó oficialmente foi o volante Lorran, de passagens por seleção brasileira de base e formação no Flamengo. O jogador de 22 anos estava no Paços Ferreira, de Portugal e foi campeão da Taça São Paulo de Futebol Júnior em 2011. Lorran também defendeu o Madureira em 2014, quando foi treinado por Leston Júnior na Série C.
“Foi uma experiência muito boa passar pelo Flamengo, fiquei lá 11 anos, joguei com grandes jogadores e aprendi muito com eles e grandes treinadores e agora estou aqui para ajudar o Tupi a subir para a Série B”, afirmou o volante, complementando sua apresentação: “O Lorran em campo gosta muito de sair para o jogo, chutar a gol e meu forte sempre foi desarmar e sair forte no contra-ataque”, descreveu.
O atleta ainda não está em totais condições físicas, mas projeta o 100% em até duas semanas.
Três jogos pela manhã
Com a informação publicada no site da CBF sobre a mudança de horário do jogo entre Tupi e Guarani (SP), no próximo dia 15, a equipe juizforana terá pela frente – se não houver novas alterações na tabela – três jogos consecutivos pela Série C do Campeonato Brasileiro começando às 11h: no próximo domingo, dia 9, em Guaratinguetá (SP),contra adversário do mesmo nome, no dia 15, um sábado, em Juiz de Fora, diante do Guarani, de Campinas, e no sábado seguinte, dia 22, contra o Madureira, no estádio do Bangu, em Moça Bonita, no Rio de Janeiro.
No dia 29 de agosto, a tabela prevê uma partida noturna para o Tupi: 19h. em Juiz de Fora, diante da Portuguesa (SP).
Outra mudança, esta publicada nesta quinta-feira no site da CBF: a partida entre Tupi e Caxias-RS, que estava marcada para o dia 5 de setembro, sábado, às 16h, passou para domingo, dia 6, no mesmo horário. Neste caso, o pedido partiu do próprio clube juizforano.
Texto: Bruno Kaehler – Toque de Bola
Fotos: Toque de Bola
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br