O Tupi anunciou, na manhã desta terça-feira, dia 13, o nome do treinador que vai comandar a equipe em 2023: Flávio Tinoco.
Veja, abaixo, o texto divulgado pelo clube com mais informações sobre o profissional anunciado e o futebol alvinegro:
“O Tupi Foot Ball Club comunica que Flávio de Lira Tinoco é o novo treinador da equipe principal Carijó. Tinoco chega para comandar o Galo na disputa do Campeonato Mineiro do Módulo II de 2023.
Nascido no Rio de Janeiro/RJ, o comandante de 40 anos chega com o objetivo de levar o Tupi de volta à elite do futebol mineiro. Tinoco estava no comando técnico do Duque de Caxias/RJ e já iniciou o planejamento para a próxima temporada. Também chegam para integrar a nova comissão técnica Carijó: o auxiliar técnico Léo Araújo, o preparador físico Fabrício Abreu e o fisioterapeuta Dr. Diego Magalhães.
Tinoco é um ex-jogador profissional que teve passagens importantes em clubes do cenário nacional, como Fluminense/RJ, Treze/PB e Paysandu/PA. Iniciou sua trajetória, como treinador profissional, no Duque de Caxias/RJ, comandando a equipe da Baixada Fluminense na Série B1 de 2020. Posteriormente, assumiu a equipe do Sampaio Corrêa/RJ e em seguida assumiu o tradicional Americano de Campos, voltando ao Duque de Caxias em 2022. Também trabalhou nas categorias de base do América/RJ e já comandou a Gestão Geral do Duque. O novo treinador é formado em Educação Física e tem a Licença B da CBF Academy.
Tinoco fala sobre o acerto com o Galo e suas expectativas: “É um prazer imenso, um momento de muita alegria e felicidade, finalmente oficializando esse nosso casamento com o Tupi. Espero ser muito feliz aqui, conseguir os objetivos traçados pelo clube, não somente com relação à acesso do Tupi para a Primeira Divisão, mas também, os objetivos que nós temos com o clube na parte estrutural, de tudo aquilo que o Tupi está planejando, coisas novas que o clube vem buscando, e desta forma deixar um grande legado.”
O Diretor de Futebol Carijó, Esquerdinha, explica o que motivou a contratação de Tinoco: “A escolha deve-se, primeiramente, ao seu profissionalismo, é um treinador que vem fazendo bons trabalhos no Rio de Janeiro, nas equipes que ele comandou. É um profissional que eu já acompanho há algum tempo, inclusive já fui comandado por ele, enquanto atleta, conheço bem o seu potencial e sua forma de trabalhar. Tinoco é um profissional que se entrega 100% ao clube que ele está, e encaixa no perfil que procurávamos, de um treinador mais jovem, com novas ideias e estudioso.”
Ex-Carijós completam a nova comissão técnica
Para fechar a nova comissão técnica Carijó, o clube decidiu recrutar velhos conhecidos do torcedor Alvinegro, são eles: Wesley Assis, que foi treinador do Sub-20 do Galo nos anos 2018, 2019 e 2020, que ocupará o cargo de Auxiliar Técnico, juntamente de Léo Araújo, e os Preparadores de Goleiros João Rinco, que esteve na comissão técnica na temporada 2022 e Negrette Silva, com vasta passagem pelo Galo, como atleta, auxiliar da preparação de goleiros e preparador de goleiros principal, sendo a última em 2020. Já na rouparia, segue Celso Boró, com mais de 30 anos prestados ao Tupi.
O novo comandante já esteve em Juiz de Fora e conheceu todas as instalações do clube e, juntamente com sua comissão técnica, já iniciou o planejamento visando o início dos trabalhos, que provavelmente será em Fevereiro de 2023. Tinoco será apresentado oficialmente em coletiva de imprensa em data a ser definida. O Módulo II do Campeonato Mineiro tem previsão para iniciar em Abril de 2023, logo após o término do Módulo I”.
Texto principal: site do Tupi
Foto: Arthur Barreto
Edição: Toque de Bola