O Tupi viajou no final da tarde desta quinta-feira para Macaé, onde enfrenta o time que leva o nome da cidade às 16h, no Estádio Cláudio Moacyr. O Tricolor Praiano é o atual líder do Grupo B da Série C, após derrotar o Caxias, fora de casa, por 4 a 0, na rodada de abertura da competição nacional. O Carijó leva na bagagem a vontade de vencer a partida para afastar os maus ventos que têm soprado sobre Santa Terezinha. O clube estreou com derrota e atuação ruim em pleno Estádio Municipal. Além disso, o elenco viajou para o norte fluminense com os salários atrasados.
“Nós não escondemos a situação dos jogadores e de ninguém. Estamos com 22 dias de atraso, mas otimistas. Realmente o planejamento não deu certo. Estamos aguardando a resposta de novos patrocinadores, e as conversas estão muitíssimo bem encaminhadas. Esta paralisação esvaziou ou monte de coisas. O Tupi tem essa característica de só conseguir agregar apoio já disputando as competições. Embora tivéssemos um calendário, as coisas não caminharam da forma como pretendíamos. Estamos concentrados nisto daí e é questão de três ou quatro dias para que tudo seja resolvido. Conversamos com os jogadores e eles entenderam perfeitamente”, expôs o presidente do Tupi, Áureo Fortuna.
O meia Léo Salino não esconde que a situação é incômoda, mas garante que não vai afetar o rendimento dos jogadores dentro de campo. “Essa questão de salário é complicada, sim. Acredito que todo jogador nesta situação não fica com a cabeça boa quando está fora de campo. Mas, quando entra em campo, acredito que as coisas mudam. Acho que ninguém entra para perder por conta de salário atrasado. A gente tem a nossa honra e vamos colocar a nossa cara para bater neste jogo independente desta situação. Sabemos do esforço da diretoria e que esta coisa nunca aconteceu aqui. Vamos buscar a vitória que tudo vai melhorar”, afirmou Salino.
Reunião na Câmara
A Câmara Municipal de Juiz de Fora, reunida no início da noite desta quinta-feira, 5, aprovou a liberação da verba destinada ao futebol profissional do Tupi.
Veja, abaixo, texto publicado no site da entidade local:
“A Câmara Municipal autorizou o prefeito a conceder, em caráter excepcional, ao Tupi Football Club, auxílio mensal de R$ 60 mil entre os meses de junho e dezembro de 2012, para viabilizar a participação do time no Campeonato Brasileiro da Série C. Na mesma mensagem, os vereadores autorizaram a Cesama a realizar repasses mensais no valor de R$ 30 mil entre janeiro e dezembro do mesmo ano.
A participação do Tupi em uma competição esportiva em nível nacional contribui para a projeção da cidade. Os vereadores acreditam que assim Juiz de Fora se consolida como polo de concentração de atletas e equipes com potencial de público, o que é positivo no momento em que o país se prepara para receber delegações internacionais”.
Texto: Thiago Stephan, com informações complementares do site da Câmara Municipal