Placar magro, mas que fez muita diferença na classificação.
Com gol do zagueiro Luan, aos 37 minutos da primeira etapa, o Vasco bateu o Tupi em São Januário por 1 a 0, na tarde deste sábado, 21, em partida válida pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o time carioca mantém a liderança e chegou a 29 jogos consecutivos sem perder. O Tupi, por sua vez, permanece sem pontuar na competição nacional.
Se serve de consolo, acertou duas vezes o travessão adversário e não se entregou mesmo depois de ficar com dez jogadores, no segundo tempo, após expulsão de Jonathan.
Terça tem mais
Os dois times voltam a entrar em campo pela Série B já na terça-feira, 24. O Vasco visitará o Vila Nova e o Tupi buscará os primeiros pontos na competição dentro de casa diante do Paysandu, às 21h30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora, partida que vale troféu comemorativo aos 104 anos do clube de Santa Terezinha.

O jogo
Logo aos dois minutos de jogo, Filipe Alves pegou um rebote de fora da área e acertou um belo chute de perna esquerda. A bola explodiu no travessão de Martin Silva. Pouco depois, aos cinco, o Vasco perdeu o meia Andrezinho, machucado. Evander entrou em seu lugar.
A monotonia da partida, com muitas faltas no meio de campo e poucas oportunidades só foi quebrada aos 37. Nenê cobrou falta um pouco depois do círculo central para a área. Glaysson saiu muito mal, e o zagueiro Luan abriu o placar: 1 a 0.
No intervalo, Drubscky lançou Henrique no lugar de Filipe Alves no Tupi. A postura do Vasco melhorou no começo da etapa final. O time manteve o domínio, mas mostrou-se disposto a tentar resolver o jogo, mas não teve sucesso. O Tupi passou a acreditar e avançou.
Trave outra vez
Aos 23, o volante Marcos Serrato chutou de longe e acertou o travessão do Vasco novamente. Quatro minutos depois, Martín Silva parou um bom chute de Henrique.
Expulsão
No melhor momento do Carijó no confronto, o meia Jonathan fez falta dura em Júlio dos Santos e acabou expulso, o que diminuiu o ímpeto do Tupi, que já havia colocado Ygor em campo, buscando mais velocidade no ataque e se viu obrigado a recompor o meio com Gabriel Sacilotto no lugar de Giancarlo. Os vascaínos ainda chegaram duas vezes. Thalles ficou frente a frente com Glaysson e perdeu a chance de matar a partida, e depois com Nenê, que quase fez um gol olímpico.

Bronca com a arbitragem
O capitão do Tupi, Rafael Jataí, saiu na bronca com o árbitro Francisco Carlos do Nascimento: “Temos que enaltecer a garra da equipe. Buscamos, tivemos duas bolas na trave. Fico chateado porque poderíamos não ter sofrido a expulsão. O árbitro foi caseiro, fez um bom jogo, mas expulsou num momento em que estávamos melhores em campo”, declarou na saída do gramado.
Técnico vê “coisas boas” e evolução
Ricardo Drubscky, técnico do Tupi, achou que o time juiz-forano merecia o empate, lamentou as duas bolas na trave, mas viu evolução dos seus comandados: “Foi um jogo que o Tupi fez coisas boas. O Vasco, como era de se esperar, teve mais domínio, mas o Tupi também teve investidas boas, momentos de superioridade. Infelizmente tivemos duas bolas na trave, sofremos um gol de bola parada que não podia ser tomado porque dava para ser interceptada. O Tupi mostrou hoje que está nessa competição de corpo inteiro, fez um bom papel e vamos fortes para a sequência. Vi evolução nesse jogo. Os jogadores vão se conhecendo mais, pegando confiança um no outro e agora precisamos buscar pontos, porque é um campeonato de pontos corridos e não podemos ficar para trás”, comentou.
Lance do gol
Sobre a saída equivocada do goleiro Glaysson, Drubscky defendeu o jogador: “Acho que o nosso time de potencial maior do que o deles na bola área, mas eles têm um exímio batedor. Na falta, o Glaysson poderia esperar mais a zaga, mas prefiro que ele vá na bola do que seja omisso e fique no gol”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 0 TUPI
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de maio de 2016 (Sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL)
Assistentes: Pedro Jorge Santos de Araujo (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)
Público: 5.460
Renda: R$ 147.035,00
Cartões amarelos: Yago Pikachu, Evander, Martín Silva (Vasco); Filippe Formiga, Rafael Jataí (Tupi)
Cartão vermelho: Jonathan (Tupi)
Gol: Luan (Vasco), aos 39 do 1º tempo
Vasco: Martín Silva; Yago Pikachu, Rodrigo, Luan e Julio Cesar (Henrique); Marcelo Mattos, Julio dos Santos, Andrezinho (Evander) e Nenê; Jorge Henrique e Thalles
Técnico: Jorginho
Tupi: Glaysson; Filippe Formiga, Heitor, Rodolfo Mol e Bruno Costa; Rafael Jataí, Filipe Alves (Henrique), Marcos Serrato e Jonathan; Thiago Silvy (Ygor) e Giancarlo (Gabriel Sacilotto)
Técnico: Ricardo Drubscky
Classificação e resultados da rodada (se preferir, clique na imagem para ampliar)
Texto: Guilherme Fernandes, com informações da Rádio Globo Juiz de Fora e supervisão de Ivan Elias
Fotos: Ricardo Wagner e Paulo Fernandes
O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br