Triatletas de Juiz de Fora se preparam para encarar nova etapa do XTerra

Os triatletas juizforanos Brener Belozi, Cláudia Scaldini, Thiago Alvim e Renato Lucas participam no sábado, 7, de uma das etapas mais importantes do ano: o XTerra Ilha Bela. Eleita por 90 por cento dos atletas como a prova mais difícil do calendário nacional, o evento faz parte do Circuito Mundial e da seletiva para as vagas do XTerra no Hawaii. A prova une a beleza de um lugar turístico paradisíaco e a dificuldade de um percurso de nível muito técnico.

O treinador dos atletas, Hugo Amaral, diz que a prova tem tudo para ser muito difícil: subidas, descidas e mar agitado. Além disso, destaca que em alguns trechos os atletas têm que carregar a bicicleta nas costas. O triatleta Brener Belozi, que já participou da prova duas vezes, concorda.

“É o circuito de moutain bike mais técnico e duro de todas as etapas. São fortes subidas e descidas, bem técnicas e perigosas. O desgaste no percurso da bike e muito grande. Aí, quando saímos pra correr, já estamos cansados para encarar as fortes ladeiras”.

Brener buscará a vitória em sua faixa, além de ficar entre os dez primeiros colocados no geral
Brener buscará a vitória em sua faixa, além de terminar entre os dez primeiros colocados no geral

Apesar da dificuldade, os atletas poderão encontrar um bom refúgio na paisagem, composta pela Mata Atlântica. A etapa de Ilha Bela se diferencia por reunir muitos atletas do Brasil e também do exterior, o que aumenta o nível da competição. Para Cláudia Scaldini, que foi a quinta brasileira no ano passado, o evento reúne os melhores atletas do país e alguns gringos.

“O nível da prova é muito alto e o percurso bem técnico. É também a prova com maior peso de pontuação no ranking anual. Por isso, a ansiedade é grande!”, comenta.

Hugo Amaral destaca a participação de Cláudia e Brener na prova: “A Cláudia vai para buscar o pódio, está vindo em uma crescente. O mountain bike dela cresceu muito e o objetivo é melhorar o resultado do ano passado. Já o Brener tem condição de ser o primeiro da sua faixa etária e ficar entre os 10 no geral.”

claudia - arquivo pessoal
Destaque nacional na modalidade, Cláudia vai buscar um lugar no pódio

Texto com informações enviadas por Letícia Moraes

Fotos: Arquivo Pessoal e Danylo Goto

Deixe seu comentário