Juiz de Fora (MG), 24 de agosto de 2011
O triatleta juiz-forano Ronaldo Mariano (Purificadores Europa) embarca nesta quinta-feira, 25, para Vila Velha no Espírito Santo, onde no domingo, 28, tentará conquistar o bicampeonato do Pan-Americano de triathlon. A competição irá reunir quase 200 atletas de vários países do continente. Na edição de estreia, realizada no ano passado, o juiz-forano foi o vencedor. Esta é a 1ª etapa do Campeonato Pan-Americano de distância Sprint que são: 750 metros de natação, 20 KM de ciclismo e 5 KM de corrida. Ronaldo se diz preparado para buscar o segundo título, pois há três meses vem treinando forte para a competição.
“Agora estou numa fase de polimento a poucos dias da prova, depois de treinar bastante. O Pan-Americano terá vários desafios: o mar da praia de Itaparica, em Vila Velha, é bastante pesado, o que favorece quem faz uma natação de melhor qualidade. O ciclismo é feito em circuito de seis voltas, o que ajuda a melhorar o desempenho nas curvas a cada volta e eu gosto muito deste tipo de circuito. Além disso, o clima de Vila Velha é ótimo para correr e o horário da largada (8h) é um bom horário. Para mim, é um orgulho ser o representante de Juiz de Fora nesta competição e eu estou indo para vencer,” destaca o triatleta.
Mariano já tem uma larga experiência e muitos títulos internacionais. É campeão de 8 das 28 edições do Pan-Americano de triathlon do Exército, foi vencedor de provas no Chile, Cuba e Argentina, além de integrar regularmente a seleção brasileira de triathlon.
Disputando a competição na categoria entre 50 a 54 anos, Ronaldo Mariano espera encontrar adversários bem preparados, mas afirma que seu objetivo não é só vencer na sua faixa etária, mas também ficar entre os 40 melhores na classificação geral do Pan-Americano.
Texto: assessoria de imprensa
Foto: Divulgação