Juiz de Fora (MG), 27 de dezembro de 2010
A volta do América Mineiro à primeira divisão do futebol brasileiro, o Cruzeiro, vice-campeão nacional com forte estrutura extra-campo, e o renovado Atlético Mineiro sob comando do treinador Dorival Júnior tornam, na avaliação do técnico do Tupi, Leonardo Condé, o Campeonato Mineiro de 2011 uma competição bastante difícil.
“Vejo os três clubes da capital muito fortes, e teoricamente, como serão quatro vagas para a fase decisiva, vai restar um só lugar para todos os demais”, analisa. O treinador do Tupi, porém, não foge da briga. “Ao mesmo tempo, constatamos também que o Tupi vem se consolidando como uma força desde que voltou à primeira divisão do estado”, analisa.
“Já há quatro anos temos conseguido nos classificar para as fases decisivas, ganhamos a Taça Minas Gerais em 2008, acredito, sim, que o Tupi tem um histórico que o consolida como força do interior do estado”, avalia Condé.
Quanto a investimentos, o técnico reforça a preocupação com a qualidade do América, “que conseguiu novo patrocínio”, e não esquece do Ipatinga, “que fora da capital é o clube que tradicionalmente mais investe na equipe”.
(notas do blog: segundo o site www.americamineiro.com.br, “o América apresentou dia 22/12, a Fiat Automóveis como patrocinadora master para as temporadas 2011 e 2012. (…) O contrato de patrocínio é considerado o maior em toda a história do Clube”. Os valores não foram divulgados. E nesta segunda (dia 27), o América anunciou a renovação de contrato do meia Irênio por mais uma temporada.)
Quanto à formação do elenco do Tupi, Leo considera proveitosa a fase inicial de treinos, do dia primeiro ao dia 23 de dezembro, e espera fechar o elenco com no máximo 28 atletas. Alguns destaques da temporada 2010 permanecem, como o goleiro Rodrigo, o zagueiro Fabrício e o atacante Paty.
A possível chegada do zagueiro Léo Devanir é vista com entusiasmo: “Se ele realmente vier, sem dúvida vai nos ajudar muito, começou a carreira em Juiz de Fora, conhece bem o clube, e seria o atleta com maior bagagem de nosso elenco”.
A estreia no Estadual será no dia 29 de janeiro, contra o Villa Nova, 17h, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, segundo o site da Federação Mineira de Futebol. Em seguida, encara o Atlético, dia 6, 17h, em Sete Lagoas, e faz mais uma partida em casa, dia 12, 17h, diante do Democrata.
O fato de enfrentar o Atlético Mineiro logo na segunda rodada, em Belo Horizonte, quando teoricamente o time da capital ainda não terá o entrosamento necessário, não ilude Condé: “Atlético, Cruzeiro e América conseguiram, com este regulamento, ganhar algumas datas e terão um tempo maior de preparação”.
Participam do Estadual este ano: América (Belo Horizonte), América (Teófilo Otoni), Caldense, Atlético, Cruzeiro, Democrata (Governador Valadares), Funorte (Montes Claros), Guarani (Divinópolis), Ipatinga, Tupi, Uberaba e Villa Nova.
Na primeira fase, até 17 de abril, as equipes jogam em sistema só de ida, classificando-se quatro para as semifinais, em jogos de ida e volta (1º x 4º colocado e 2º x 3º colocado). As finais também serão em ida e volta.
A reapresentação dos jogadores do Tupi está prevista para o próximo dia 3. As datas programadas para jogos-treinos são: dia 8, seleção brasileira sub-20, em Teresópolis, dia 15, Tigres, do Rio de Janeiro, local a confirmar; dia 20, Ribeiro Junqueira, em Leopoldina, e dia 22, adversário e local a confirmar.
Texto: Ivan Elias