Torneio de Verão de Badminton prepara atletas para a disputa do Mineiro

A peteca vai voar no Torneio de Verão de Badminton 2016, que ocorrerá no domingo, 27, no SESC Pousada Juiz de Fora a partir das 8h30. A competição organizada pela Associação de Badminton de Juiz de Fora (ABJF) e pela Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente da Comarca de Santos Dumont (CRIAP), terá disputas nas categorias simples, duplas e duplas mistas, além de uma partida especial entre duas equipes mistas em um set único de 21 pontos. As inscrições devem ser feitas através da internet e possuem o valor único de R$ 15,00. Ao final, todos os atletas serão premiados.

 

Badminton 1458715_411952755597838_1026868443_n

 

Para um dos organizadores da competição e diretor técnico da Associação de Badminton de Juiz de Fora, Daiverson Ferrari, o Torneio de Verão é a porta de entrada para competições futuras e permite, de forma lúdica, que atletas e treinadores possam iniciar um estudo sobre o perfil de seus adversários: “O fato do Torneio de Verão não pontuar para os rankings regional e mineiro permite que os atletas possam testar o seu jogo, explorando jogadas mais difíceis e aprimorando movimentos. Essa liberdade proporciona grandes partidas e ralis disputados”, explica.

O diretor Institucional da CRIAP, Walter Gonçalves de Moraes, avalia o Torneio de Verão como uma ferramenta para finalizar o trabalho de pré-temporada realizado com os alunos: “Durante o mês de janeiro e início de fevereiro, tivemos uma pré-temporada forte, com exames físicos e médicos. Iniciamos, agora, a preparação para as competições de 2016. O Torneio de Verão, por se tratar de um torneio amistoso, permite a avaliação do trabalho realizado na pré-temporada, a identificação de possíveis falhas, direcionando a preparação final para a primeira etapa do circuito mineiro”, finalizou.

 

  Conheça o esporte

O badminton é um jogo de raquete, que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado numa quadra por dois ou quatro jogadores, respectivamente, singulares e pares. A quadra é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raquete para bater o volante (peteca) entre as duas partes por cima da rede. O objetivo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras, fazendo-o tocar no campo do adversário – ação ofensiva – e impedir que o volante toque no seu próprio campo – ação defensiva. Vence quem conseguir ganhar dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipe que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos. O jogo pode chegar no máximo aos 30 pontos. Caso empatem em 29 a 29, o confronto é prolongado para 32 pontos, o famoso golden point. A partida é dirigida por treze árbitros, sendo um Árbitro Geral, um Árbitro Principal, um Árbitro de serviço e dez juízes de linha. O campo de jogo de badminton deve ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogo singulares) e 6,10 metros (jogo pares).

infografico_badmintonv2-01

  Nas Olimpíadas

A entrada oficial do badminton nas Olimpíadas (quando a modalidade passou a distribuir medalhas) é recente. Sua primeira participação foi em Barcelona, em 1992, quando a Indonésia brilhou, com as conquistas das medalhas de ouro por Susi Susanti, no feminino, e Allan Budi Kusuma, no masculino. Nas duplas, a vitória ficou com os coreanos Kim Moon-soo e Park Joo-bong.

No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas. Já a Federação Mundial tem 179 países filiados.

Em 1995, a modalidade foi disputada nos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, na Argentina, e, depois, firmou-se no evento, sendo jogada até hoje. Em 2007, nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o Brasil finalmente conquistou sua primeira medalha no torneio, um bronze, com a dupla Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo. Como o Brasil nunca disputou uma Olimpíada no badminton, a estreia do país nos Jogos será em 2016, no Rio de Janeiro.

 

Texto: Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias – Toque de Bola

Arte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/modalidades/badminton

Fotos: Divulgação

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

 

Deixe seu comentário