Torneio de Goalball é atração em Juiz de Fora

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), através do Departamento de Ações Esportivas de Participação e Rendimento, da Prefeitura de Juiz de Fora, promove nesta terça-feira, dia 12, de 9h as 11h e 13h as 15h, Torneio de Goalball no Ginásio da SEL, com a participação de atletas convidados de Goalball de São Paulo, Goiânia, Leopoldina e a Equipe de Goalball do Projeto Paradesporto SEL/JF.

O evento é destinado às pessoas com deficiência visual e tem como objetivo oportunizar momentos de socialização, de confraternização, de motivação.

Serão oito jogos amistosos e com troca de experiências, momento importante para finalização das competições do ano 2023.

 

  Um dia importante

“Receberemos atletas que estão vindo pela primeira vez a Juiz de Fora como Mayra Cristina e Bruna Lopes de Goiás. Será um dia importante pois algumas escolas estarão presentes para assistir à modalidade para conhecer o projeto. O Goalball é uma modalidade paralímpica”, acrescentam os organizadores.

A seleção brasileira venceu os Estados Unidos por 12 a 2, no masculino, conquistando ouro no Parapanamericano 2023. Na disputa feminina, as brasileiras ficaram com o bronze ao vencer a Argentina por 10 a 0.

Todos (as) os participantes do torneio serão premiados como forma de incentivo à prática esportiva de pessoas com deficiência. Este projeto da Secretaria de Esporte e Lazer já tem mais de 20 anos e no intervalo está programado um almoço com todos participante do torneio.

  Arbitragem e avaliações

Na comissão de arbitragem é aguardada a participação de um árbitro de Araruama, Gabriel da Costa, que estava no JEB’s (Jogos Estudantis Brasileiros) disputado em SP.

“As treinadoras Luana Faustino e Renata Alencar prepararam os atletas (os) da SEL desde o início do ano e agora farão a avaliação do desenvolvimento do grupo com a expectativa de no próximo ano organizarmos viagens para amistosos. E também tivemos a colaboração de duas estagiárias Maria Paula e Camila. Forma de contribuir com a formação de futuros profissionais”, ressaltam os organizadores.

 Como é

Ao contrário de outras modalidades paralímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas.

De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

A bola tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso, não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76cm de diâmetro e pesa 1,25kg.

 

Texto: Toque de Bola, com texto complementar da SEL (“Como é”)

Fotos: Arquivo Toque de Bola

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário