Toque Notícias 17h dia 09-08-21

JÁ NO JAPÃO, TÉCNICO FÁBIO ANTUNES E NADADOR GABRIEL ARAÚJO, DO BOM PASTOR, CONTAM OS DIAS PARA A DISPUTA DAS PARALIMPÍADAS

 

O Projeto Tóquio do nadador paralímpico do Clube Bom Pastor, Gabriel Araújo, e do técnico, Fábio Antunes, está perto de seu destino final. A dupla de Juiz de Fora já desembarcou na Terra do Sol Nascente e está em aclimatação em Hamamatsu, no último estágio antes do atleta cair na piscina dos Jogos Paralímpicos. O nadador falou para a Nas Ondas do Toque sobre os sentimentos na chegada à capital japonesa. Sem esconder a ansiedade, Gabriel se disse orgulhoso e feliz por estar realizando um sonho.

————————

Já o técnico contou como foi a viagem e, principalmente, o processo de chegada ao Japão. Fabinho destaca os protocolos rígidos para entrada no país asiático e fala também sobre o processo de aclimatação e a expectativa para os últimos treinos e ver Gabriel competir nas Paralimpíadas. Gabriel compete na classe S2 da natação paralímpica e vai cair na água para três provas. Ele tem índice para os 50m e 100m costas, além dos 200m livre. Ouro no Pan de Lima, em 2019, o atleta do Bom Pastor tem grandes chances de medalha na Paralimpíada de Tóquio. A competição começa no dia 24 de agosto e vai até o dia 5 de setembro.

========

A nadadora do Clube Bom Pastor Paula Ferrari participa pela primeira vez do Torneio José Finkel. Nesta terça-feira, dia 10, ela cai na piscina nas eliminatórias dos 100 metros peito. Ainda na competição ela se classificou para disputar os 50 metros peito, agendada para quinta, dia 12. Após o título nos 100 metros peito no Campeonato Brasileiro Júnior, contra adversárias na mesma faixa etária, Paula Ferrari destacou, em entrevista ao Garotas no Toque, a importância de estrear em uma competição absoluta, contra nadadoras de todas as idades e diferentes experiências.

Entre a competição no Recife e a viagem para Bauru, o técnico Cebola explicou que ele e Paula trabalharam no aperfeiçoamento da largada para ela ganhar centésimos que podem ajudá-la a alcançar o objetivo de melhorar a marca pessoal. Cebola confia que o trabalho com Paula Ferrari para terminar a competição entre as melhores do nado peito terá bons resultados. Depois do José Finkel, Cebola disse que as metas de Paula Ferrari no segundo semestre são manter a colocação no pódio nas competições e tentar mais uma medalha no Brasileiro previsto para o final do ano.

_______________________

Passando das piscinas para os granados. A vitória escapou do Tupi nos acréscimos do segundo tempo contra o Betim, quando Aslen fez o gol, aos 53 minutos. Mas, na avaliação do técnico Rafael Novaes, a equipe alvinegra fez uma partida na qual poderia ter saído com melhor resultado na sétima rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. No rescaldo do 1 a 1 com o Betim, o treinador destacou com exclusividade à Nas Ondas do Toque o ímpeto ofensivo do time juiz-forano, por vezes culpado de deixar o Tupi um pouco exposto. Mais uma vez identificou a bola aérea como ponto a ser melhorado e lamentou as chances perdidas além do gol no fim do confronto. 

————————

Agora, o Tupi volta as atenções para o clássico com o Tupinambás. Para o confronto, Novaes não poderá contar com os dois laterais esquerdos que foram para o jogo contra o Betim: Elder e Gabriel Neto, este no banco, foram expulsos. Outro que não joga é o meia Ramon. Ele entrou no segundo tempo do empate com o Betim e também foi expulso. Por isso, cumpre suspensão automática junto com Elder e Gabriel Neto. O Tu-Tu será na próxima quarta, às três da tarde, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, pela oitava rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. E o Tupi precisa da vitória se não quiser lutar contra o rebaixamento. 

========

Apesar da vitória na sétima rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro, o técnico do Tupynambás, Gustavo Brancão, acredita que seu time poderia ter jogado melhor no 1 a 0 sobre o União Luziense. Ciente de que o Leão do Poço Rico pode apresentar mais, o treinador analisou a partida com exclusividade para a Rádio Web Nas Ondas do Toque. Embalado pela vitória e a consolidação no G4, o Baeta agora terá o clássico contra o Tupi pela frente. Os dois rivais se enfrentam às três da tarde, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, na próxima quarta, em partida que pode valer a liderança do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. 

Se vencer o Carijó, o Leão do Poço Rico se mantém, pelo menos, dividindo a liderança com o Villa Nova, como está neste momento. Se o time de Nova Lima tropeçar em casa contra o Ipatinga, o Baeta assume a ponta isoladamente se bater o Tupi. Você já sabe, todas as informação do Módulo 2 do Campeonato Mineiro 2021 estão no nosso portal.

========

Foi sancionada a Lei que estabelece regras para transformação de times de futebol em empresas e cria a figura da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O texto foi aprovado em junho pelo Senado e em julho pela Câmara e passa a valer após o aval da Presidência da república. Atualmente, os clubes de futebol são associações civis sem fins lucrativos. 

A proposta, chamada de Marco Legal do Clube-empresa, prevê estímulos para a conversão dos clubes ao modelo da Sociedade Anônima do Futebol. Mas, não há obrigatoriedade de que os clubes se transformem em empresas. Com a transformação, as equipes terão instrumentos para capitalização de recursos e para o financiamento próprio, como emissão de títulos de dívida; atração de fundos de investimento; e lançamento de ações em bolsa de valores. Segundo a proposta, a Sociedade Anônima do Futebol cuidará somente do futebol masculino e do feminino.

Isso exclui a possibilidade de outros esportes, como o vôlei, migrarem para o modelo. Também impede que entidades, federações e a Confederação Brasileira de Futebol se transformem uma SAF. Alterações no nome, no escudo, no hino, nas cores, no local da sede do time só serão efetuadas com a concordância do clube, detentor das chamadas ações da classe A, que deu origem à Sociedade Anônima do Futebol.

A transferência de direitos e patrimônio do clube para a SAF independe de autorização ou consentimento de credores ou partes interessadas. Se instalações como estádio e centro de treinamento não forem transferidas, o clube e a empresa deverão firmar contrato com as condições para uso desses espaços. O texto dá prazo de seis anos, prorrogáveis por mais quatro anos, para o clube quitar suas dívidas cível e trabalhista e dá como alternativas aos times para pagamento dos débitos: pagamento direto das dívidas pelo clube; recuperação judicial; e consórcio de credores.

A nova Lei também prevê mecanismo de transferência mensal de um percentual de receitas destinado ao pagamento de dívidas de natureza civil e trabalhistas. Ainda constam  os chamados instrumentos de aceleração para pagamento dessas dívidas: deságio (negociado entre credor e clube devedor para recebimento mais rápido); cessão do crédito a terceiro (compra da dívida do credor por outra empresa); conversão da dívida em ações da SAF; ou emissão de títulos de mercado revertendo para o pagamento da dívida.

========

Parece que virou mania. As tabelas do Brasileirão séries A e B colocaram Cruzeiro e Atlético-MG para jogarem em datas próximas como mandantes, o que atingiu diretamente o gramado do Mineirão. Para isso, o estádio resolveu pedir uma folga. E o jogo Cruzeiro x Vitória, na quarta, pela 17ª rodada, será transferido para o Independência. A folga deixará o Mineirão com 12 dias de descanso para a recuperação do gramado. O campo de jogo chegou a despertar atenção da Conmebol, que, quando divulgou as datas e mandos de Atlético-MG x River Plate na Libertadores, deixou o Gigante como “a confirmar”. O Mineirão voltará a receber jogos antes da Libertadores, em 14 de agosto, quando o Atlético recebe o Palmeiras pela próxima rodada da Série A. Vale a liderança do torneio, que hoje está com o Galo após a vitória contra o Juventude.

————————–

O Cruzeiro não se opôs ao pedido da equipe técnica do Gigante da Pampulha para que o jogo diante do Vitória não ocorresse por lá. Algo que ajudou é que o clube celeste já iria jogar no Horto, na outra rodada da B, diante do Sampaio Correia, uma vez que a partida está agendada também para 14 de agosto, sábado que vem, dia de Atlético x Palmeiras. Uma parte do gramado do Mineirão foi prejudicada pelo fato de não haver incidência solar no setor norte do estádio, durante a estação mais fria do ano. Houve tentativa de cuidar da grama por meio de fotossíntese artificial. Mas a solução encontrada foi de tirar um jogo do calendário do estádio. Só em julho, o Mineirão recebeu seis jogos do Atlético-MG e quatro partidas do Cruzeiro. O Galo, que costumava atuar no Independência, modificou sua casa de volta à Pampulha em 2020. A falta de intervalos entre as temporadas (2020 e 2021), por causa da pandemia da Covid-19, foi outro fator fundamental para o gramado pedir ajuda.

========                     

Os torcedores do PSG já entraram no modo de vigília nesta segunda-feira para aguardar a chegada de Messi a Paris. Entretanto, o desembarque do astro na França pode demorar um pouco mais que os torcedores esperam. O que impede o embarque de Messi rumo a Paris é a finalização do acordo com o PSG. O astro só desejaria viajar quando todos os detalhes estiverem acertados, o que estaria sendo colocado em prática pelo pai e empresário do craque, Jorge Messi, e seus advogados.

A possibilidade de Messi chegar a Paris nesta segunda-feira para fazer exames médicos e assinar com o PSG começou a agitar os fãs parisienses. A movimentação perto do estádio foi aumentando com o passar das horas nesta segunda-feira, e centenas de torcedores já aguardam Messi aglomerados.

=========

O vôlei brasileiro não conseguiu se destacar como habitualmente nas Olimpíadas de Tóquio. A expectativa era de terminar entre os medalhistas nas duplas de praia masculinas e femininas e nas equipes de quadra. A modalidade volta de Tóquio celebrando a prata da seleção feminina. O técnico do JF Vôlei, Marcão, destacou que o momento é de avaliar esse desempenho para verificar as prioridades para o próximo ciclo olímpico. Segundo Marcão, a seleção feminina começou a renovação neste grupo que foi para Tóquio e deve fortalecer ainda mais esta base nas próximas competições até os jogos de 2024. No entanto, no masculino, o técnico do JF Vôlei acredita que as mudanças podem ser mais significativas, com atletas que defenderam a camisa nos últimos anos sem garantia de chegar a Paris. 

—————————————–

Em Tóquio, as duplas brasileiras caíram antes da semifinal no vôlei de praia. A seleção masculina terminou em quarto lugar, depois de perder a disputa do bronze para a Argentina – desde 2000, é a primeira vez que o time terminauma edição sem medalhas. A seleção feminina se classificou à decisão, mas foi derrotada pela forte seleção dos Estados Unidos. O técnico José Roberto Guimarães conquistou a quarta medalha olímpica no comando do time: a primeira prata após dois ouros no feminino e outro ouro no masculino. 

=========

Rayssa Leal bombou na internet. A medalha de prata no street para o Brasil em Tóquio foi a atleta mais mencionada de todo o mundo no Twitter durante os Jogos Olímpicos. A skatista de 13 anos superou até mesmo a estrela americana da ginástica artística, Simone Biles, no ranking de comentários na rede social entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. No top 5 da lista de atletas mais mencionados das Olimpíadas, Rayssa foi a única representante do Brasil. Ela liderou logo à frente da americana Simone Biles. Neeraj Chopra, primeiro indiano campeão olímpico no atletismo, no lançamento do dardo, foi o terceiro colocado. Kim Yeon-koung, do vôlei da Coréia do Sul, além de Greysia Polii, do Banminto da Indonésia fecham o ranking do Twitter

———————-

A plataforma também montou um ranking dos atletas mais mencionados pelos internautas brasileiros. Simone Biles, em sexto, é a única estrangeira no Top 10 dos mais comentados do Brasil, liderado por Rayssa. O skate foi um dos esportes mais comentados pelos brasileiros durante as Olimpíadas, ficando atrás apenas do vôlei.

==========

Hoje, às seis da tarde, tem Live Especial com a equipe do Toque de Bola. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

 

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário