CLÁSSICO TU-TU PELA PRIMEIRA FASE DO MÓDULO 2 DO CAMPEONATO MINEIRO NÃO TERÁ PÚBLICO
O confronto entre Tupi e Tupynambás pela oitava rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro 2021 será disputado na próxima semana sem público. Isto é o que garante do presidente do Carijó, José Luís Mauler Júnior, o Juninho.
Há alguns dias, a Prefeitura de Juiz de Fora liberou e estabeleceu protocolos para a volta do público aos eventos esportivos profissionais na cidade. A Federação Mineira de Futebol já havia previsto a possibilidade no regulamento do Módulo 2 e, em conjunto com o Governo de Minas, estabeleceu protocolos para este retorno.
Assim, surgiu a possibilidade de realização do clássico juiz-forano pela oitava rodada da competição com a presença de público. Mas a ideia foi descartada. Com exclusividade para a Rádio web Nas Ondas do Toque, o mandatário do Tupi explicou porque desistiu de ter torcedores nas arquibancadas do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Juninho chegou a considerar o pedido para a Federação alterar o horário da partida, marcada para as três da tarde, para a noite do dia 11. Isso facilitaria a presença de público. Com as contas feitas e o aumento do custo, já que o time mandante, além de arcar com as despesas normais de um jogo, é responsável por bancar medidas como disponibilização de álcool gel aos torcedores; e identificação e fiscalização do distanciamento nas arquibancadas; a desistência foi natural.
Mesmo que tentasse levar à frente a ideia de alterar o horário da partida para ter público, o Tupi esbarraria no rival. A posição da diretoria do Baeta é contrária à presença de público nos estádios do Módulo 2 pelo menos até o fim da primeira fase, e preferia a manutenção do horário da partida, como ocorreu. Sem a autorização do rival, a mudança não poderia ser feita, como consta no regulamento do torneio.
Antes de se enfrentarem no dia 11 de agosto, às três da tarde, ambos os times de Juiz de Fora jogam neste fim de semana em casa. O Tupyanambás entra em campo sexta para enfrentar o União Luziense, às três da tarde. No mesmo horário, mas no sábado, o Tupi recebe o Betim. Ambos os compromissos são pela sétima rodada do Módulo 2 do Mineiro 2021. Você tem todos os detalhes sobre a competição no nosso portal wwww.toquedebola.esp.br.
========
O STJD aceitou o pedido do Flamengo e liberou a volta do público aos estádios quando o clube for o mandante nas competições organizadas pela CBF, o Brasileiro e a Copa do Brasil. Em seu despacho, o presidente Otávio Noronha ressaltou que a liberação é apenas para a carga máxima estabelecida pelos municípios e se forem cumpridas todas as exigências das autoridades locais.
A CBF poderá apresentar seu posicionamento, e a decisão do STJD abre o precedente para outros clubes entrarem com o mesmo pedido. Já existia a liberação da Conmebol para a volta dos torcedores, como aconteceu na partida do Flamengo contra o Defensa y Justicia, em Brasília, pelas oitavas de final da Libertadores.
========
A CBF divulgou os jogadores convocados para a seleção brasileira de futsal que disputa a Copa do Mundo na Lituânia, entre os dias 12 de setembro e 3 de outubro. A competição seria em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Infelizmente, o fixo juiz-forano Léo Santana ficou de fora da lista final. O Brasil busca o sexto título e estreia no dia 13 de setembro, contra o Vietnã. A Seleção está no Grupo D, que também tem República Tcheca e Panamá. Serão 24 seleções divididas em seis chaves, e passam para as oitavas de final as duas melhores de cada, além dos quatro melhores terceiros. Vamos à lista. Goleiros: Guitta (Sporting-POR), Djony (Sorocada) e Willian ( Joinville). Fixos Rodrigo (Sorocaba), Marlon (Palma-ESP) e Lé (Corinthians). Alas: Arthur (Benfica-POR), Leonardo (Sorocaba), Dyego (Barcelona-ESP), Leandro Lino (Sorocaba), Bruno (Ukhta-RUS), Gadeia (ElPozo-ESP). Pivôs: Ferrão (Barcelona-ESP), Pito (Barcelona-ESP), Rocha (Carlos Barbosa) e Dieguinho (Joinville).
========
O meia Giuliano vestiu de maneira oficial a camisa do Corinthians e deu sua primeira entrevista coletiva online. O jogador recebeu a camisa 11 das mãos do presidente Duilio Monteiro Alves e do diretor de futebol Roberto de Andrade. Giuliano já reúne condições legais de estrear pelo Timão contra o Santos no domingo, às 16h, na Vila Belmiro. Mas, está sem jogar desde abril, quando deixou o futebol turco. O jogador disse que recusou outras ofertas para fechar com o clube do coração. Aos 31 anos, Giuliano assinou contrato com o Corinthians até o final de 2023. Ele não se mostrou amedrontado pela confiança excessiva depositada pela torcida em seu futebol, mas ponderou que não existe salvador da pátria no futebol.
========
O Cruzeiro fechou a contratação de Ricardo Rocha. O ex-jogador foi convidado por Vanderlei Luxemburgo para fazer parte de seu grupo de trabalho. Rocha será diretor técnico do clube de Belo Horizonte e deve atuar na parte gerencial do dia a dia com os jogadores. Rocha assume o cargo que era ocupado pelo ex-jogador Deivid. O ex-zagueiro da Seleção estava trabalhando como comentarista eventual do SBT e em projetos particulares antes do convite de Luxa. Seu último trabalho no futebol foi como coordenador de futebol do São Paulo até o fim de 2018. Luxemburgo será apresentado no Cruzeiro oficialmente nesta quinta. A expectativa é de que o treinador faça a reestreia pela Raposa no jogo do próximo sábado, diante do Brusque, no estádio Augusto Bauer, no interior de Santa Catarina. A partida será a primeira de seis jogos que a Raposa terá no mês de agosto, pela Série B do Brasileiro.
========
Enquanto uns chegam, outros que já foram acionam o clube na Justiça. A gente já trouxe no Toque Notícia de duas horas que o Felipão pede para receber salários atrasados do Cruzeiro. Esse é o mesmo pedido do técnico Ney Franco, que comandou Raposa por cerca de um mês na temporada passada. O treinador acionou o clube na Justiça pedindo o pagamento de mais de 600 mil reais. Ney Franco reclama salário não recebido, além do não pagamento de verbas rescisórias, FGTS não recolhido e multas. O técnico chegou ao clube no dia 9 de setembro de 2020 e saiu em 12 de outubro, ficando apenas 34 dias no clube. Ney e Cruzeiro fizeram um acordo na saída, em que o clube pagaria o valor total líquido de mais de 320 mil reais, em 10 parcelas. Porém, de acordo com a ação, o Cruzeiro não quitou nenhuma parcela do acordo. Dessa forma, a defesa do treinador pede a nulidade deste acordo e cobra agora o pagamento de salário atrasado, verbas rescisórias de direito e cláusula compensatória desportiva, acrescido de juros e correção monetária.
========
Pela Copa do Brasil, a bola está rolando no Rei Pelé para CBR e Fortaleza. O time do Ceará tem vantagem de poder empatar para se classificar. Os alagoanos têm que vencer por dois ou mais gols para se classificarem. Se baterem os cearenses por um gol de diferença, teremos pênaltis em Maceió.
———————–
São mais três jogos nesta quarta. As sete e quinze da noite, tem Atlético Goianiense e Athletico Paranaense em Goiânia. O time do Paraná venceu o primeiro jogo por 2 a 1 em casa, e a situação é a mesma do confronto entre Fortaleza e CRB, com os goianos precisando reverter a vantagem dos paranaenses. O Atlético Mineiro vai à Bahia, jogar no Joia da Princesa, contra o Bahia, às nove e meia da noite. Os baianos têm que reverter o 2 a 0 que levaram na ida, em Belo Horizonte. O alvinegro da capital mineira pode perder por um gol de diferença que avança na Copa do Brasil. Também às nove e meia da quarta, o Vasco recebe o São Paulo que, como o Atlético, tem a vantagem de ter vencido a ida, no Morumbi, por 2 a 0. Aos vascaínos, resta vencer por três ou mais gols para avançarem direto ou por dois e levarem a decisão da vaga nas quartas para os pênaltis. Na quinta, dois confrontos têm seus jogos de volta. Juazenrense e Santos se enfrentam em Juazeiro, na Bahia, às sete e quinze da noite, após os santistas vencerem por 4 a 0 na ida. Já o ABC recebe o Flamengo na Arena das Dunas, às nove e meia da noite, depois dos 6 a 0 dos cariocas na ida. O Fluminense já está na quartas de final, depois de superar o Criciúma, assim como o Grêmio, que passou pelo Vitória.
========
Quase dois meses depois de sofrer uma parada cardíaca em campo em plena Eurocopa, o meia Christian Eriksen retornou ao CT da Inter de Milão. O dinamarquês teve a oportunidade de rever companheiros, membros da comissão técnica e dirigentes, além de passar por exames junto aos médicos do clube. A Inter divulgou uma nota oficial apontando que Eriksen “encontra-se em excelente estado psicofísico” e seguirá um programa de recuperação proposto pelos médicos dinamarqueses, que cuidaram do atleta em Copenhague. Eles seguirão coordenando o processo, mantendo a Inter informada. Eriksen tem evitado aparições públicas. Seu último pronunciamento foi ainda no dia seguinte ao incidente na Euro, quando postou uma foto no hospital e disse que estava bem. Desde então, vem preferindo o silêncio, inclusive sobre a possibilidade de retornar aos gramados.
Há casos de atletas que sofreram paradas cardíacas e usam cardio-desfibriladores internos e que voltaram a atuar em alto nível. Mas os protocolos médicos da Itália não permitem que jogadores de futebol possam ir a campo com este tipo de dispositivo. A imprensa europeia, porém, afirma que o jogador deseja voltar a atuar, o que deve ocorrer apenas em 2022.
=========
A boxeadora Beatriz Ferreira, baiana de nascimento e que adotou Juiz de Fora como casa, é uma das principais esperanças de ouro do Brasil nesta reta final de Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela entra e ação na madrugada desta quarta para a quinta, às 2h15, para enfrentar a finlandesa Mira Potkonen. Com o bronze já garantido por ter chegado à semifinal da categoria leve, para lutadoras entre 57e 60kg, a pugilista brasileira quer uma vaga para disputar o topo do pódio. Atual campeã mundial de seu categoria, Bia venceu os dois campeonatos que disputou em 2021 e enfrenta nesta madrugada uma velha conhecida. Na decisão do tradicional Torneio de Stranja, na Bulgaria, a pugilista brasileira derrotou justamente a rival da semifinal olímpica, Mira Potkonen. A juiz-forana de coração bateu a finlandesa por decisão unânime dos juízes. Mas não se pode dizer que Bia está em vantagem sobre Mira. Nos dois embates anteriores entre as duas pugilistas, deu Finlândia. Logo após vencer a rival que encontra novamente na Olimpíada, na decisão do torneio búlgaro, Beatriz admitiu que Potkonen estava engasgada. Por isso, a semifinal olímpica tem tudo para ser um combate duríssimo. A vencedora da luta entre Beatriz Ferreira e Mira Potkonen encara quem avançar entre a irlandesa Kellie Harrington e a tailandesa Sudaporn Seesondee, que lutam minutos antes. A final do boxe feminino peso leve será na madrugada de sábado para domingo, às duas da manhã, horário de Brasília.
=========
O coração do torcedor e da torcedora do vôlei masculino brasileiro tem um teste de resistência na madrugada desta quinta-feira: a semifinal entre Brasil e Comitê Olímpico Russo. A partida será no início da madrugada de quinta, dia 5, a 1 da manhã. Ainda está recente a derrota do time de renan dal zotto por 3 a 0 para os russos na fase de grupos. A webradio nas ondas do toque perguntou ao técnico marcão do jf vôlei se o brasil pode mostrar que este resultado foi um “acidente de percurso”. Marcão considera que a partida vai exigir estratégia e calma do time brasileiro para levar a melhor sobre as virtudes e a força do time russo
———————————–
O técnico do jf vôlei espera um grande jogo, daqueles que não dá para cravar um franco favorito. no entanto, não esconde que o brasil pode levar a melhor. Quem avançar entre Brasil e Rússia vai enfrentar o ganhador da outra semifinal, onde França e Argentina se enfrentam às 9 da manhã de quinta-feira. A decisão da medalha de bronze será na 1 da madrugada de sábado e a finalíssima começa às 9 e 15 da manhã de sábado.
=========
Darlan Romani estará em ação na decisão do arremesso de peso logo mais. O brasileiro atingiu a marca de 21m31cm na segunda tentativa, venceu sua bateria e garantiu de forma antecipada a vaga na final da modalidade, que será disputada nesta quarta, às onze e cinco da noite, horário de Brasília. Após a prova, o atleta brasileiro se emocionou ao relembrar os momentos difíceis que sua família enfrentou por conta das consequências da Covid-19, aproveitou para desejar os parabéns para sua esposa e reafirmou o foco em conseguir um bom desempenho na final do arremesso de peso.
========
A saltadora brasileira Ingrid Oliveira foi eliminada na fase classificatória dos saltos ornamentais, na plataforma 10m, ao receber 261.20 pontos depois de cinco rodadas no Centro Aquático de Tóquio. Ela terminou as Olimpíadas na 24ª colocação. A chinesa Yuxi Chen se classificou em primeiro lugar, com 390.70 pontos. A próxima fase, com as 18 primeiras saltadoras, a partir das dez da noite desta quarta. Ingrid começou bem a prova e terminou os três primeiros saltos entre as 10 primeiras colocadas. A classificação ficou ameaçada a partir do quarto salto, quando a brasileira caiu para o 14º lugar. No encerramento, a saltadora foi mal e recebeu sua menor nota, ficando fora da semifinal. Aos 25 anos, Ingrid atravessava a melhor fase de sua carreira e chegou a Tóquio depois de um título no Grand Prix de Bolzano, na Itália, no começo de julho. Sem a lesão no punho esquerdo que a acompanhava desde 2019 e na melhor forma técnica. Na Rio 2016, Ingrid terminou a prova da plataforma 10m em 22º lugar, também sem avançar à fase final. Ela errou um salto decisivo e não conseguiu passar para a rodada seguinte.
=========
O sono dos jogadores da Seleção Brasileira foi atrapalhado por um motivo comum aos japoneses, mas bastante inusitado aos brasileiros: um terremoto. A cidade de Narita, onde a delegação canarinho estava hospedada, foi atingida por alguns tremores por volta de 5h40. Segundo sites especializados, foram registrados terremotos de 4,7 e 6 graus na costa de Ibaraki, província que fica a cerca de 40 km de Narita. Jogadores acordaram e membros da comissão técnica relataram que sentiram o hotel tremer. Porém, também houve quem não notasse nada. Horas após o terremoto, a delegação seguiu para Yokohama, local da final do torneio de futebol dos Jogos de Tóquio. O Brasil enfrenta a Espanha sábado, às 8 e meia da manhã, horário de Brasília, na disputa pela medalha de ouro.
Despedida em grande estilo. Medalhista de ouro e prata nos Jogos de Tóquio, Rebeca Andrade será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento das Olimpíadas, marcada para o próximo domingo, às oito da manhã, horário de Brasília. Desta forma, a atleta de 22 anos e seu treinador, Francisco Porath, serão os únicos da delegação brasileira de Ginástica Artística que não retornam ao Brasil.
Na abertura, a judoca Ketleyn Quadros e o capitão da seleção masculina de vôlei Bruninho foram os porta-bandeiras do país. Com a prata no individual geral e o ouro no salto, Rebeca se tornou a primeira ginasta brasileira a conquistar uma medalha olímpica na história. Além disso, se tornou também a primeira mulher do país a ganhar duas medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos.
A cerimônia de encerramento, com o lema “Mundos que compartilhamos”, irá abordar a união, diversidade e inclusão com a proximidade dos Jogos Paralímpicos. De acordo com a Comitê Organizador Tóquio 2020, a mensagem principal é de que, mesmo com a pandemia da Covid-19, permanecemos unidos, compartilhando emoções, momentos e alegrias, e propondo uma reflexão para o futuro.
O encerramento terá o tradicional desfile das delegações que disputaram as Olimpíadas, mas com um número de participantes menor. O evento marca ainda a troca entre Tóquio e Paris, responsável por sediar os Jogos Olímpicos de 2024.
========
Hoje, às seis da tarde, tem Prancheta do Professor com Sérgio “Marreco” Rodrigues, técnico de basquete e criador do Projeto Basquetebol do Futuro (PBF). Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!
O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.
Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte