COMEÇARAM OS JOGOS: CHAMA PARALÍMPICA JÁ ESTÁ ACESA EM TÓQUIO
Três atletas japoneses subiram a rampa e acenderam a pira paralímpica: Yui Kamiji, do tênis sobre cadeira de rodas, Shunsuke Uchida, da bocha e Karin Morisaki, do halterofilismo. Foi o encerramento da cerimônia de abertura chamada “Todos temos asas” realizada na manhã desta terça, 24, horário de Brasília. Até cinco de setembro, o mundo do esporte estará atento aos atletas paralímpicos que disputam as vinte e duas modalidades dos Jogos em Tóquio.
———————
Com luzes e projeções, o Estádio Olímpico foi transformado em um para-aeroporto com várias pistas onde a história da Pequena Monoasa mostrou que pessoas com diferentes deficiências podem voar e pousar. Os símbolos paralímpicos, os Agitos, foram os ventos que motivam e inspiram os paratletas.
—————————
No discurso, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, divulgou a campanha global “Nós, os 15”, para o mundo perceber como trata os 15% da população mundial com deficiência – mais de um bilhão e duzentas mil pessoas que convivem com algum tipo de deficiência. Em prol de conscientizar contra o comportamento capacitista e focada na inclusão. “Diferença é uma força, não uma fraqueza”, ele disse.
——————
Segundo ele, é preciso que a sociedade mais inclusiva seja construída todos os dias, não apenas a cada quatro anos na disputa paralímpica. “Esse é o poder do esporte, mudar vidas e sociedades. A partir de amanhã, atletas paralímpicos vão começar a mudar o mundo”, ressaltou.
—————————-
Na parada das nações, os medalhistas paralímpicos Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, foram os porta-bandeiras do Brasil. Completaram a delegação que representou o país a técnica da classe BC4 da bocha e staff da atleta Evelyn, Ana Carolina Alves, e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alberto Martins.
—————————–
As informações sobre a delegação brasileira e a expectativa para a participação dos representantes de Juiz de Fora, o nadador Gabriel Araújo e o técnico Fábio Antunes, ambos do Clube Bom Pastor estão no nosso portal www.toquedebola.esp.br
=========
O Democrata de Governador Valadares é o quarto classificado ao quadrangular decisivo do Módulo 2 do Campeonato Mineiro. A Pantera venceu em casa o Guarani de Divinópolis por 2 a 0 e se juntou a Villa Nova, Nacional de Muriaé e Tupynambás na próxima fase. Após a décima rodada, a classificação ficou assim: Villa Nova com 21 pontos. O Nacional de Muriaé tem 20 pontos. Tupynambás e Democrata de Governador Valadares fecham o G4 com 18 pontos. Betim tem 14. União Luziense e Ipatinga somam 12. E o Tupi, com 11, é o último livre da ameaça do rebaixamento. Guarani e Democrata de Sete Lagoas com 10 pontos ainda estão ameaçados. Na Z2, estão Aymorés com 8 e Serranense, com 7 pontos. Na última rodada, dois destes quatro clubes cairão para a Segunda Divisão. A cobertura completa do Módulo 2 do Campeonato Mineiro você também pode conferir no nosso portal www.toquedebola.esp.br
=========
Pela série A do Brasileiro, na estreia de Marcão no comando, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro em São Januário. Fred abriu o placar cobrando pênalti, chegou ao gol 154 no Brasileirão, igualou Romário e agora está atrás apenas de Roberto Dinamite. O Atlético empatou aos 39 do segundo tempo com Eduardo Sasha. No outro jogo desta segunda, o América perdeu para o Bragantino por 2 a 0 no Independência. Os gols foram marcados por Ytalo e Gabriel Novaes.
——————–
Após a décima sétima rodada, o Atlético se manteve na liderança, com 38 pontos, seis a mais que Palmeiras e Fortaleza, que vêm em seguida. O Bragantino segue no G4, com 31 pontos. O Flamengo permaneceu no quinto lugar com 28 pontos. Corinthians, Atlético Goianiense e Ceará são os próximos com 24 pontos. Athletico Paranaense é o nono com 23 pontos e o Internacional fecha os dez primeiros com 22 pontos. Também com 22 pontos, o Santos vem em seguida. São Paulo subiu para 21. Juventude e Cuiabá têm 20. Bahia e Fluminense estão com 18, na porta da Z4. E na zona de rebaixamento estão Grêmio com 16, Sport e América com 15 e Chapecoense com 6.
=========
Paulo Henrique Ganso foi operado da fratura no braço direito no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele precisou colocar placas e parafusos para reconstruir o osso quebrado e deve ter alta até esta quarta. De acordo com os médicos, o procedimento não teve intercorrência e o paciente está evoluindo dentro da programação. Ganso se machucou ao cair de mau jeito após uma bicicleta no empate por 1 a 1 com o Barcelona de Guayaquil, que eliminou o Fluminense da Libertadores. Ainda não há previsão para o atleta voltar a jogar.
=========
O Liverpool não pretende liberar o goleiro Alisson, o volante Fabinho e o atacante Roberto Firmino para os três jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo. De acordo com o jornal “Daily Mail”, a justificativa do Liverpool é que os jogadores teriam de cumprir dez dias de quarentena ao voltarem para a Inglaterra. Pelo mesmo motivo, o clube não quer liberar Salah para a seleção do Egito.
———————
A CBF monitora o caso, confiante de que vai contar com os jogadores por causa da determinação da Fifa, de que os atletas devem ser liberados nas datas pré-estabelecidas para jogos de seleções. Além do trio do Liverpool, Tite convocou outros seis jogadores que atuam na Inglaterra: Ederson e Gabriel Jesus, do Manchester City, Thiago Silva, do Chelsea, Fred, do Manchester United, Richarlison, do Everton, e Raphinha, do Leeds.
———————
Os convocados devem se apresentar em São Paulo a partir deste domingo, dia 29. O Brasil é líder das Eliminatórias com seis vitórias em seis partidas. O jogo contra o Chile será em Santiago, no dia 2 setembro. Já o duelo contra a Argentina será na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 5. A partida contra o Peru será na Arena Pernambuco, em Recife, em 9 de setembro.
========
O jornalista italiano Fabrizio Romano especialista no mercado de transferências divulgou que Matheus Cunha vai para o Atlético de Madrid. O clube espanhol fechou a contratação de um dos destaques da seleção olímpica na conquista da medalha de ouro em Tóquio, junto ao Hertha Berlin por 30 milhões de euros, o que equivale a 189 milhões de reais. Segundo Fabrizio Romano, assim que Matheus Cunha passar pelos exames médicos, o Atlético de Madrid vai anunciar a contratação. O jogador foi convocado por Tite para a disputa das eliminatórias contra Chile, Argentina e Peru.
=========
Mauricio Isla, Eduardo Vargas e Carlos Palacios foram convocados pelo técnico Martín Lasarte para defender o Chile nas três rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra o Brasil no dia 2 de setembro; Equador, no dia 5 e a Colômbia no dia 9. No entanto, Isla não vai desfalcar o Flamengo contra o Atlético Goianiense nem Vargas estará fora do jogo do Atlético-MG contra o Grêmio, pela décima nona rodada do Brasileirão. Os times terão jogos adiados porque tiveram jogadores convocados para a seleção brasileira e não vão entrar em campo durante o período das Eliminatórias. E por não ter ninguém convocado por Tite, o Inter vai entrar em campo contra o Bragantino na última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro sem Palácios.
==========
Hoje, às seis da tarde, tem Garotas no Toque, com Adriana Guarino, professora que trabalha com a Bocha Paralímpica e o Goalball no JF Paralímpico. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!
O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.
Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte