FINAL DE SEMANA COM MAIS DECISÕES IMPORTANTES PARA CLUBES BRASILEIROS
Tem final da Copa Libertadores 2021. Neste sábado, 27 de novembro, Flamengo e Palmeiras se enfrentam 17h, em Montevidéu, capital do Uruguai, e disputam o título de melhor clube da América do Sul.
Com a liberação de 100% da capacidade de público pelo governo uruguaio, cerca de 60 mil torcedores são esperados para a partida, que terá transmissão do SBT, Fox Sports e Conmebol TV.
A Confederação Sul-Americana de Futebol, que organiza a Copa Libertadores, orienta os torcedores sobre os protocolos de acesso ao estádio e requisitos sanitários como apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, uso de máscara e distanciamento social.
Além do show das equipes dentro de campo, a grande final também contará com a cantora Anitta que está de volta ao Brasil e anunciou que fará uma apresentação na Libertadores. Apesar de botafoguense, ela disse, em entrevista ao podcast ‘Podcats’, que dá sorte aos rubro-negros.
Os valores para assistir à final variam entre 1.117 reais e 3.631 reais, o que foi motivo de críticas, já que o valor mais baixo chega a ser maior que um salário mínimo do Brasil que atualmente é de 1.100. Até o momento, a torcida do clube carioca adquiriu quase o dobro dos ingressos comprados pelos torcedores do Verdão.
Para os finalistas da Copa Libertadores, a premiação para o vice-campeão é 6 milhões, 33,6 milhões de reais, o clube que ficar com o título leva para casa 15 milhões, aproximadamente 84,1 milhões de reais.
Palmeiras e Flamengo já se enfrentaram mais de cem vezes na história: foram 46 triunfos do Verdão, 42 vitórias do Mengão e 32 empates.
Com relação aos títulos recentes, os dois times têm praticamente o mesmo número de conquistas. Palmeiras ganhou campeonatos brasileiros em 2016 e 2018, Flamengo levantou a taça em 2019 e 2020. Ambos também conquistaram duas Libertadores cada: rubro-negros em 1981 e 2019 e alviverdes em 1999 e 2020.
Com o domínio do futebol brasileiro nos últimos anos, os clubes lideram a lista de jogadores mais valiosos do Brasil e devem protagonizar mais um histórico capítulo neste sábado.
========================================
Campeonato Brasileiro da Série A. Interrompendo a 35° rodada que só volta na segunda feira e indo para a 36° com jogos adiantados pela CBF, Bahia e Grêmio se enfrentam 19h, em confronto direto contra a zona de rebaixamento.
O Bahia vem de três partidas sem vitórias, sequência que fez a equipe entrar na zona de rebaixamento. É 17ª, com 37 pontos, só um a mais que o Grêmio, 18º colocado com um jogo a mais.
Além da disputa contra o rebaixamento, os times também travam uma batalha prévia que envolve pressão sobre a arbitragem. O Bahia avaliou que foi prejudicado em três jogos e criticou o trabalho dos árbitros. Já o Grêmio também revelou mal-estar e disse ter “medo de jogar contra o Bahia”.
No sábado, Bragantino e América Mineiro jogam sete e meia da noite no Nabi Abi Chedid. Nove e meia, o São Paulo recebe o Sport no Morumbi. No domingo, 16h, Corinthians e Athletico Paranaense entram em campo na Neo Química Arena e o líder Atlético Mineiro recebe o Fluminense no Mineirão. Sete da noite, Internacional e Santos jogam no Beira Rio.
O jogo entre Chapecoense e Atlético Goianiense que seria nesta sexta, 21h30, foi suspenso pela CBF, depois de a delegação do Atlético não ter conseguido chegar em Chapecó na hora marcada, por conta do mau tempo na cidade catarinense. Uma nova data para a partida na Arena Condá será divulgada.
O voo da delegação do Atlético-GO teve que voltar para São Paulo, onde os jogadores passaram a noite de quinta-feira. E não foram apenas os atletas que se prejudicaram, já que a equipe de arbitragem também passou pelo mesmo problema. De acordo com as informações dadas pela assessoria de imprensa do clube goiano, que foram divulgadas pelo site “Globo Esporte”, o comandante da aeronave até chegou a fazer o procedimento de pouso em Santa Catarina, mas teve que cancelar a descida por conta do mau tempo, além de uma forte turbulência.
A 36° rodada só volta na terça, dia 30 de novembro, com jogos também no dia 3 de dezembro. A 35° que foi interrompida tem jogos na segundam dia 29, terça, dia 30, quarta, dia 1, quinta, dia 2 e sexta dia 3.
==================================================
Tem mais jogo da última rodada da Série B nesta sexta-feira. A despedida de Ponte Preta e Coritiba da atual edição da Série B do Brasileiro acontece nesta sexta-feira, a partir 19h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
A Ponte chega aliviada para fechar a temporada depois de eliminar o risco de rebaixamento. Com a vitória sobre o Confiança, a Macaca foi aos 46 pontos e agora entra em campo sem pressão. O time já liberou alguns jogadores e passará por uma profunda reformulação para 2022, dentro e fora de campo, com mudanças no elenco e também na diretoria.
Vice-líder, com 64 pontos, o Coritiba garantiu o acesso à Série A com duas rodadas de antecedência e não tem mais chance de título. A principal briga na rodada final é individual. Léo Gamalho divide a artilharia da Série B com Edu, do Brusque. Ambos têm 16 gols.
========================================
A última rodada segue com jogos no domingo todos quatro da tarde. O Vitória lutando contra o rebaixamento precisa vencer o Vila Nova no Barradão, que apenas cumpre tabela. O Vitória tem 40 pontos, dois menos que o Remo, primeiro time fora do Z4, e além de vencer, precisa torcer por uma combinação de resultados.
Avaí e Sampaio Côrrea jogam na Ressacada. O Avaí precisa vencer, ocupa a 4° posição com 61 pontos e só depende dele para garantir o acesso. O Sampaio Côrrea apenas cumpre tabela no campeonato.
O Operário recebe o CRB que precisa da vitória, é quinto colocado com 60 pontos e se vencer e o Avaí tropeçar, garante o acesso. O Operário tem 45 pontos e é 15°.
Também com chance de acesso mas dependendo de tropeços de Avaí e CRB, o CSA recebe o já rebaixado Brasil de Pelotas no rei Pelé. O time tem 59 pontos, na 6° posição. O Brasil é o lanterna com 23 pontos somados.
O Londrina, com 41 pontos, primeiro time na zona de rebaixamento precisa vencer o Vasco no Estádio do Café para tentar permanecer na Série A. O time não depende só dele mas precisa fazer sua parte. O Vasco apenas cumpre tabela.
E o adversário direto do Londrina é o Remo que enfrenta o já rebaixado Confiança no Baenão. A matemática é simples, se vencer, garante a permanência na segunda divisão.
O líder Botafogo recebe o Guarani. O time visitante se vencer ainda sonha com acesso mas depende de uma combinação de resultados. O Botafogo vai para o Nilton Santos comemorar junto com a torcida que venceu mais de 60 mil ingressos
Por fim, o Goiás já garantido na Série A, recebe o Brusque, que apenas cumpre tabela na Serrinha.
========================================
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, não estará neste sábado no estádio Centenário, em Montevidéu, para ver a final da Libertadores. A direção da Conmebol contava com sua presença. Infantino optou por estar na Europa e participar, neste domingo, de uma homenagem que será feita a Diego Maradona em Nápoles, na Itália, antes da partida entre Napoli e Lazio, pelo Campeonato Italiano.
Para representar Infantino a Fifa enviará ao Uruguai o secretário-geral adjunto Mattias Grafsrom. No dia 30, próxima terça-feira, Infantino estará no Qatar, para a abertura da Copa Árabe, evento-teste da Copa do Mundo de 2022. Em outubro fez um tour por cinco países da América do Sul. Colômbia, Equador, Venezuela, Chile e Argentina, em meio à campanha da Fifa por realizar a Copa do Mundo a cada dois anos, e não quatro como atualmente.
Outra baixa no Centenário será do presidente da União Europeia de Futebol, Aleksander Ceferin, aliado da Conmebol na rejeição à Copa bienal. Ele alegou problemas de saúde, mas enviará uma comitiva liderada pelo secretário-geral da entidade, Zvominir Boban. Um voo fretado sairá da Europa para a América do Sul com membros da Uefa.
O presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, está confirmado na tribuna de autoridades e deve ver o jogo ao lado de Alejandro Dominguez, chefe da Conmebol. Mauricio Galiotte, presidente do Palmeiras, e Rodolfo Landim, do Flamengo, foram liberados a assistir ao jogo com maior privacidade. Sem vacina para covid-19, obrigatória para entrar no Centenário, o presidente Jair Bolsonaro não estará no estádio.
==============================
A UEFA, entidade que regulamenta o futebol na Europa, atualizou o ranking de clubes e o Bayern de Munique permanece na liderança. A pontuação é determinada de acordo com o rendimento dos clubes nos campeonatos nacionais, além daqueles organizados pela própria UEFA, como Liga dos Campões e Liga Europa. O Chelsea, atual campeão da Champions, aparece agora na quarta colocação do ranking geral.
Outro aspecto que determina a colocação dos clubes é também o rendimento que eles tiveram nas temporadas anteriores. A UEFA leva em conta os resultados esportivos a partir da temporada 2017/18 para determinar a posição de cada clube. Por conta disso, o Barcelona, que tem vivido uma fase esportiva bastante negativa, está na quinta colocação, a frente do rival Real Madrid.
O PSG é o melhor clube francês na lista ocupando a sétima posição. Já a Juventus aparece como melhor clube italiano, na oitava colocação do ranking geral. Manchester United e Atlético de Madrid fecharm o top 10 da lista divulgada pela entidade europeia. O Villarreal, que conquistou a última edição da Liga Europa, perdeu posição no ranking e foi ultrapassado pelo Lyon, que fez grande campanha na Liga dos Campeões 2019/20.
Bayern de Munique da Alemanha; Manchester City, Liverpool e Chelsea da Inglaterra são os 4 melhores. Em 5º, Barcelona depois o Real Madrid ambos da Espanha. Em 7º , o Paris Saint-Germain da França; Juventus da Itália; Manchester United da Inglaterra e fechando os 10, Atlético de Madrid da Espanha.
========================================
O Circuito de Barcelona seguirá recebendo os GPs da Espanha de Fórmula 1 e da Catalunha de MotoGP até 2026 após chegar a um novo acordo com a organização dos eventos e as autoridades locais.
A pista tem uma das maiores sequências de GPs realizados do calendário atual da F1, fazendo parte da temporada desde 1991 sem interrupções. Mas o futuro a longo prazo da corrida era incerto nos últimos anos, devido a um envolvimento próximo das autoridades locais, e a necessidade de tornar o evento em algo que fizesse sentido em termos financeiros.
A F1 reforçou que o local, construído na onda da preparação para os Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, será atualizado, para que ele fique no mesmo patamar de outros circuitos modernos do calendário.