TUPI QUER VOLTA DOS TORCEDORES; BAETA AINDA PREFERE AGUARDAR
A divulgação da nota técnica da Prefeitura de Juiz de Fora e das normas da Federação Mineira de Futebol sobre a liberação do público em eventos esportivos profissionais na cidade gerou repercussões diferentes nos times da cidade. No Tupi, a expectativa é pela volta do público o quanto antes. Já a direção do Tupynambás prefere esperar. Falando para a Rádio web Nas Ondas do Toque, o presidente carijó, José Luís Mauler Júnior, o Juninho, disse que irá se debruçar sobre as regulamentações do município e da Federação Mineira, além de estabelecer os custos, para que o Tupi volte a ter seu torcedor no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
Já o vice-presidente e homem forte do futebol do Baeta, Claudio Dias, disse que quer estudar a possibilidade juntamente com outros times. Em resposta à reportagem da Nas Ondas do Toque, sobre a possibilidade de acionar a Federação para receber torcedores, o dirigente do Leão do Poço Rico disse: “por enquanto não, mas vamos ver com todas as equipes”.
Nos últimos dias, tanto a Prefeitura como a Federação Mineira de Futebol, em concordância com o Governo de Minas, divulgaram normas e protocolos a serem seguidos para a volta do público aos estádios. Os documentos são coincidentes quanto a exigência das classificações mínimas quanto às faixas “amarela” ou “verde” tanto do Programa Minas Consciente e Juiz de Fora Pela Vida de combate às pandemia para a liberação de público.
Também concordam na exigência de usa de máscaras, disponibilização de álcool gel, fiscalização do distanciamento entre pessoas de grupos não pertencentes à mesma residência, entre outros pontos. A principal divergência está em relação ao número de torcedores liberados. Segundo o protocolo da Prefeitura de Juiz de Fora, na faixa amarela, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio poderia receber 15% de sua capacidade, ou seja, mais de 4 mil pessoas. Mas, o protocolo da Federação estabelece que, neste caso, o local poderia receber até 600 pessoas. Neste caso, a medida mais restritiva tem prevalência.
———————–
Com as liberações dos últimos dias, Tupi e Tupynambás poderiam vender ingressos para suas respectivas partidas válidas pela sétima rodada do Módulo 2 do Mineiro, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Na série de jogos, o Carijó receberá o Betim, dia 7 de agosto, às três da tarde. Já o Tupynambás jogará contra o União Luziense, no dia 8, às 11 horas da manhã. Os compromissos antecedem o clássico Tu-Tu, agendado para o dia 11, uma quarta-feira, às três da tarde.
=============
A quinta rodada do Módulo 2 do Campeonato Mineiro terá cinco partidas no sábado, dia 24. Três jogos serão às 3 da tarde: Tupynambás e Guarani no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em Juiz de Fora; Democrata e Tupi na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas e Betim e União Luziense na Arena Vera Cruz, em Betim. O líder Nacional entra em campo às 3 e meia para enfrentar o Aymorés, décimo colocado, no Soares de Azevedo, em Muriaé. Às 4 da tarde, Villa Nova e Serranense jogam no Alçapão do Bonfim, em Nova Lima. A quinta rodada termina na segunda, dia 26 às 4 da tarde com o jogo entre Democrata e Ipatinga no Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares
——————-
O Nacional de Muriaé lidera o Módulo 2. O time tem os mesmos 10 pontos que o Villa Nova, mas leva vantagem nos critérios de desempate. O Betim é o terceiro com 8 pontos. Democrata de Governador Valadares é o quarto, com 7 pontos. O Guarani tem 7 pontos e, no desempate, ficou em quinto. O Tupi está em sexto, com seis pontos. Tupynambás é o sétimo, com 5 pontos. Serranense e Democrata de Sete Lagoas estão empatados com 4 pontos. Em décimo está o Aymorés com 2 pontos. Os dois últimos são União Luziense e Ipatinga, que só marcaram 1 ponto até agora. Você pode conferir todas as informações sobre o Módulo 2 do Mineiro no nosso portal: www.toquedebola.esp.br.
==========
A Série A do Campeonato Brasileiro não para nem com as Olimpíadas rolando. Nesta sábado, a décima terceira rodada tem duas partidas. Às cinco da tarde, o Grêmio recebe em sua arena o América Mineiro. Um pouco mais tarde, às sete da noite, o Palvairas encara o Fluminense no Alianz Parque.
O domingo terá seis jogos e já começa quente, com o Atlético Mineiro recebendo o Bahia, no Mineirão, às onze da manhã. Na parte da tarde, o dia tem o clássico entre Flamengo e São Paulo, no Maracanã, às quatro. No mesmo horário, Fortaleza e Bragantino se enfrentam no Castelão.
Seis e quinze da noite tem Santos e Atlético Goianiense, na Vila Belmiro; e Athletico Paranaense e Internacional na Arena da Baixada. Sport e Ceará, na Ilha do Retiro, fecham o domingo de partidas às oito e meia da noite.
Na segunda, às seis da tarde, no Alfredo Jaconi, o Juventude recebe a Chapecoense. E a última partida da décima terceira rodada do Brasileirão 2021 será Cuiabá e Corinthians, na Arena Pantanal.
=========
Na classificação do Campeonato Brasilerio, o Palmeiras é o líder com 28 pontos, seguido do Atlético Mineiro, com 25. O Fortaleza é o terceiro, com 24 pontos, a mesma pontuação do Bragantino, que tem uma vitória a menos e fecha o G4.
O quinto é o Athletico Paranaense, com 20 pontos, seguido pelo Falmengo, com 18, e o Ceará com o mesmo número de pontos, mas duas vitórias a menos. Bahia e Fluminense têm 17 pontos, mas os baianos ficam à frente por terem vencido uma vez mais que os cariocas.
O Santos aparece em décimo, com 16, e o Atlético Goianiense, com 15 pontos, é o 11º. Corinthians e Inter têm os mesmo 14 pontos, mas os paulistas ficam na 12ª colocação pelo saldo de gols.
Juventude, em 14º, com 13 pontos; Cuiabá, em 15º, com 12; e São Paulo, em 16º, com 11; estão fora da zona de rebaixamento. O Sport abre o Z4, com dez pontos. O América Mineiro tem nove e é o 18º; o Grêmio soma seis e é o 19º; e o lanterna do Brasileiro é a Chapecoense, com quatro pontos apenas, sendo a única equipe que não venceu na competição.
Grêmio e Flamengo têm dois jogos a menos do que a maioria dos times do Brasileirão. Já Cuiabá e Athletico Paranaense ainda têm uma partida atrasada por fazerem.
==========
Toque olímpico
==========
Com o juiz-forano Thiagus Petrus, o Brasil estreia no Grupo A do torneio de handebol dos Jogos Olímpicos na nesta sexta. A partir das nove da noite, os brasileiros enfrentam a Noruega, no ginásio Yoyogi. Além dos noruegueses, o Brasil tem pela frente a França, a Alemanha, a Argentina e a Espanha na primeira fase da competição. No Grupo B estão Suécia, Bahein, Portugal Egito, Dinamarca e Japão. Pelo regulamento, os times se enfrentam dentro dos grupos. As quatro melhores equipes de cada chave seguem para as quartas de final, quando os jogos passam a ser eliminatórios até a grande final, ou disputa do bronze, ambas no dia 7 de agosto.
==========
No início de sábado é a vez da nadadora juiz-forana Larissa Oliveira estrear em Tóquio. A atleta local compete no revezamento 4x100m livres feminino. E a fase eliminatória é a última do dia na natação, com início previsto para às nove e quinze da manhã. Larissa estará na água com Ana Carolina Vieira, Etiene Medeiros e Stephanie Balduccini. O quarteto brasileiro tem boas chances de alcançar a final olímpica.
==========
Com chance de medalha, a atual campeã mundial de esgrima, Nathalie Moellhausen, que nasceu na Itália e representa o Brasil, vai disputar na madrugada deste sábado o torneio de espada individual das Olimpíadas. Ela é uma das candidatas ao pódio. Neta de brasileira, a esgrimista optou por representar o Brasil a partir de 2014 e disputará os Jogos pela segunda vez. Ela foi quinta colocada na Rio 2016. A estreia de Nathalie será na segunda rodada da fase de classificação, pois é cabeça de chave no torneio. A brasileira enfrenta a italiana Rossella Fiamingo, às cinco para as dez da noite. O torneio de espada da esgrima segue madrugada afora terá suas finais no sábado pela manhã, às 8h45.
==========
Outra possibilidade de medalha brasileira já na abertura dos Jogos é o atirador Felipe Wu na prova da pistola de ar de 10m. Prata no Rio em 2016, ele é uma das maiores esperanças brasileiras. Wu compete a partir da uma da manhã da madrugada deste sábado. Após as qualificatórias, a expectativa é que eles esteja na final, a partir de 3h30.
==========
Tem mais Brasil em ação neste primeiro dia oficial de Olimpíadas. No levantamento de peso, Natasha Rosa entra em ação a partir das nove e cinquenta da noite, no grupo B da categoria até 49kg.
No vôlei de praia, tem estreia no masculino e no feminino. Às dez horas, Alisson e Álvaro filho enfrentam os argentinos Azaad e Capogrosso. Às onze da noite é a vez de Agatha e Dida pegaram as hermanas Gallay e Pereyra.
No mesmo horário do vôlei de praia feminino, a judoca Gabriela Chibana começa sua caminhada na categoria até 48kg feminina. Ela enfrenta Harriet Bonface, do Malawi, no primeiro combate. Também com início previsto para as onze da noite, a dupla do tênis feminino, Luiza Stefani e Laura Pigossi enfrenta as canadenses Sharon Fichman e Gabriela Dabrowski.
O vôlei masculino do Brasil estreia às onze e cinco da noite, horário de Brasília. Os brasileiros enfrentam a Tunísia na primeira rodada da fase de grupos do torneio olímpico.
A última estreia da sexta para os brasileiros é do judoca Eric Takabatake, na categoria até 60kg da chave masculina. Ele enfrenta o atleta do Laos, Soukphaxay Sithisane. O torneio de judô, tanto no masculino como no feminino, segue pela madrugada e tem suas finais programadas para às seis e dez da manhã de sábado.
==========
No tiro com arco, a Coreia do Sul confirmou seu domínio na fase de classificatória masculina no Campo de Tiro de Asaka. Depois tomar conta da prova feminina com os três primeiros lugares, os coreanos ficaram com três atiradores no top 4, nesta sexta. Je Doek Kim foi o líder, com 688 pontos, em disputa que teve o brasileiro Marcus D´Almeida na 40ª colocação, com 651. Com o resultado, o Brasil ficou fora do mata-mata por equipes mistas nos Jogos Olímpicos. No somatório dos pontos de Marcus e de Ane Marcelle, o país terminou na 20ª colocação com 1.287 pontos, dez a menos que Bangladesh, que ficou com a última vaga na 16ª colocação. Resta aos brasileiros agora a disputa individual.
==========
O surfista Frederico Morais não vai poder representar Portugal na estreia da modalidade. Após testar positivo para a covid-19 antes de embarcar para Tóquio, o atleta foi cortado. Ele era o único atleta do país na competição masculina. O seu suplente na lista de classificados é o italiano Angelo Bonomelli, mas ainda é incerto se haverá tempo para o atleta embarcar para Tóquio cumprindo todos os protocolos exigidos pelo Comitê Olímpico Internacional, como testes de Covid-19 enviados com antecedência. Com o corte, Frederico irá aparecer no ranking como DNS(Do Not Start), termo utilizado pelo COI quando o atleta é eliminado por conta da doença. O português iria estrear neste domingo, na segunda bateria da primeira fase. Apesar da perda de Frederico, Portugal ainda tem duas atletas que irão representar o país no surfe feminino: Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot.
==========
Hoje, às seis da tarde, tem #girandoabola com Ivan Elias. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!
O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.
Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte