COPA DO MUNDO DO CATAR CONHECE PRIMEIRAS SELEÇÕES CLASSIFICADAS
A Copa do Mundo de 2022 já conhece 11 das 32 seleções que vão disputar o torneio entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro do ano que vem. Como é o anfitrião desta edição, o Catar já está garantido. O Brasil com a vitória sobre a Colômbia, garantiu pelo menos o quarto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas e também já tinha garantido vaga.
A Alemanha se classificou na liderança do Grupo J das Eliminatórias europeias. Assim como a Dinamarca, que ficou na primeira posição do Grupo F ao final da disputa entre as seleções pela vaga. A França, atual campeã mundial, conseguiu conquistar uma vaga antecipada na Copa de 2022 depois de aplicar uma goleada no Cazaquistão por 8 a 0, conseguindo a primeira posição do Grupo D das Eliminatórias da Europa. A Bélgica carimbou seu passaporte com uma rodada de antecedência depois de vencer a Estônia por 3 a 1, garantindo a liderança do Grupo E.
A atual vice-campeã mundial, a Croácia, conseguiu sua sexta participação em Copas depois de superar o confronto direto com a Rússia por 1 a 0, na última rodada do Grupo H. Já a Espanha se classificou com uma vitória em casa diante da Suécia em confronto direto pelo Grupo B.
A Sérvia levou a vaga direta superando Portugal de virada, fora de casa, e roubou a liderança do Grupo A nos acréscimos do último jogo. Portugal vai para a repescagem. A Inglaterra terminou as Eliminatórias na liderança do Grupo I e garantiu a vaga depois de uma goleada por 10 a 0 sobre San Marino.
Desbancando a Itália e ficando na liderança do Grupo C das Eliminatórias, a Suíça conquistou sua vaga com uma goleada por 4 a 0 sobre a Bulgária, enquanto a Azzurra só ficou no empate sem gols, por 0 a 0 com a Irlanda do Norte. A Itália também vai para a repescagem.
========================================
A final da Copa Libertadores da América e da Copa Sulamericana vão ter capacidade máxima de público liberada no estádio. A medida adotada pelo governo uruguaio se dá por conta da diminuição do número de casos de Covid-19 no país. Os dois jogos acontecem no Estádio Centenário de Montevidéu.
========================================
Já começou a trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Neste momento, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro estão se enfrentando na Arena da Baixada. Jogo teve início quatro da tarde.
Seis horas, Grêmio e Bragantino jogam na Arena. O Grêmio continua na penúltima posição com 29 pontos e vem de uma derrota por 3 a 1 para o América, no Independência. O time está a sete pontos do Bahia, primeiro fora do Z-4. O cálculo interno é de fazer pelo menos cinco vitórias para tentar se manter na Série A nos últimos sete jogos.
O Bragantino chega para o confronto na quarta colocação do Brasileirão, com 52 pontos. Como esse é o último jogo antes da final da Sul-Americana, o time vai entrar em campo com uma equipe alternativa. Os principais atletas devem ser poupados. No entanto, o time quer pontuar diante do Grêmio para seguir no G-4. A rodada segue com jogos na quarta e na quinta-feira.
========================================
O Santos foi denunciado ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva no artigo 213, por torcedores terem arremessado uma “baqueta”, para quem não sabe, é um objeto para tocar alguns instrumentos como bateria ou tambor no árbitro Marcelo de Lima Henrique na derrota para o América por 2 a 0, na Vila Belmiro. Ele relatou ter sido atingido na saída do gramado e acrescentou o ocorrido na súmula no jogo.
De acordo com o artigo, a punição pode acontecer perda de mando de campo de uma a dez partidas. Até o final do Campeonato Brasileiro, o Peixe recebe Fortaleza e Cuiabá em casa. O julgamento vai acontecer dia 23 de novembro.
========================================
Na próxima quinta-feira, 18 de novembro, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai julgar o recurso do Brusque no caso de racismo por parte de um dirigente contra Celsinho, jogador do Londrina, durante uma partida da Série B do Brasileirão.
O resultado pode trazer consequências diretas para a reta final competição, uma vez que o Quadricolor, primeiro clube fora da zona de rebaixamento com 38 pontos, espera recuperar os três pontos perdidos na tabela por conta do caso. Além disso, especialistas acreditam que uma possível reversão da punição poderá representar uma derrota na luta contra o racismo no futebol.
Durante a partida entre Brusque e Londrina, o meia Celsinho disse que foi chamado de “macaco” por Júlio Antônio Petermann, presidente do Conselho Deliberativo do clube catarinense. Na súmula, o árbitro Fábio Augusto Santos Sá relatou o caso, dizendo que o jogador ouviu a seguinte frase: “vai cortar esse cabelo, seu cachopa de abelha”.
Por conta do relato, o Brusque e o dirigente foram denunciados por “ato discriminatório” contra Celsinho e acabaram condenados pelo STJD. A punição do clube foi a perda de três pontos, além de uma multa de 60 mil. Já Petermann recebeu uma suspensão de 360 dias e multa de 30 mil.
========================================
O sérvio Novak Djokovic recebeu o troféu de número 1 do mundo no final do ano pela sétima vez, superando a marca estabelecida por Pete Sampras, que inclusive foi mencionado pelo sérvio em seu discurso de agradecimento. O prêmio foi na sua estreia no ATP Finals, em Turim, na Itália.
O ATP desta temporada foi marcado pela ausência dos tenistas, Roger Federer e Rafael Nadal, feito que não acontecia desde 2016. Por conta disso, a competição passou a cotar como grandes favoritos os cabeças de chaves, sendo Novak Djokovic e o russo Daniil Medvedev, que ficaram em chaves diferentes.
========================================
O lateral-esquerdo Benjamin Mendy, do Manchester City, foi acusado de mais dois novos casos de estupro na Inglaterra. O defensor francês já era alvo de quatro denúncias por estupro e uma por assédio, crimes que teriam acontecido entre outubro de 2020 e agosto de 2021.
Sendo assim, Mendy agora tem seis acusações de estupro contra ele e uma de agressão sexual. Campeão com a França, na Copa do Mundo de 2018, foi preso no final de agosto por supostos ataques contra três mulheres, incluindo uma menor de 18 anos. Ele já fez três pedidos de fiança, mas as tentativas foram negadas.
O julgamento vai acontecer no Tribunal de Chester, no dia 24 de janeiro. O posicionamento do Manchester City foi de afastar o atleta até que o processo judicial seja concluído. Além das acusações de má conduta sexual, Mendy já se envolveu em outros problemas extracampo. No ano passado, a polícia britânica confiscou sua Lamborghini, pois ele dirigia o carro sem carteira e seguro.
Ele também foi repreendido pelo City após organizar uma festa de virada de ano em sua casa e violar os protocolos de saúde durante a pandemia da covid-19. Mendy está no Manchester City desde 2017. De acordo com a imprensa inglesa, os Citizens desembolsaram 212 milhões de reais na época para contratar o jogador. Antes de desembarcar no futebol inglês, ele jogou em três times da França: Le Havre, Olympique de Marselha e Mônaco.
========================================
F1. A Mercedes anunciou que vai pedir revisão da não punição a Max Verstappen em disputa com Lewis Hamilton pela liderança na volta 48 da corrida em Interlagos. Verstappen espalhou o carro na curva da Descida do Lago enquanto Lewis estava do lado de fora. A manobra do holandês fez com que tanto Hamilton como o próprio Max fossem para fora da pista. Dez voltas depois, o britânico fez a ultrapassagem.
O diretor de corridas da Federação Internacional de Autobilismo, Michael Masi, admitiu que não recebeu as imagens da câmera de Max Verstappen no momento da corrida. Diante das imagens disponíveis, também relatou que o princípio utilizado pelos comissários ao tomar a decisão de não prosseguir com as investigações foi de “deixá-los correr”, mas que o julgamento poderia ser alterado de acordo com as novas gravações fornecidas pelos detentores dos direitos de transmissão.
No campeonato, a diferença entre Verstappen e Hamilton cairia para 11, e não mais 14 pontos na tabela do Mundial de Construtores.
E se liga nessa informação. A matemática diz que se Hamilton vencer o GP do Catar e Verstappen terminar em segundo e, duas semanas depois, o cenário for o mesmo, com Lewis vencedor do GP da Arábia Saudita e Verstappen logo atrás, os dois rivais chegariam a decisão do título na corrida do ano, em Abu Dhabi, empatados.
========================================
A Alfa Romeo confirmou que é Guanu Zhou será o substituto de Antonio Giovinazzi em sua formação para a temporada 2022 da Fórmula 1. O chinês é piloto de testes da Alpine e hoje disputa a Fórmula 2 pelo terceiro ano na equipe Virtuosi. Ele terá como colega na F1 Valtteri Bottas, atual piloto da Mercedes e vai ocupar o lugar de Kimi Raikkonen no próximo ano.
Zhou disputa pela primeira vez o título da F2 com o estreante Oscar Piastri, mas está na vice-liderança do campeonato com 142 pontos contra 178 do rival australiano.O chinês tem três vitórias na categoria e conquistou outros três pódios; seu último triunfo foi na corrida 3 na Rússia. Restam duas rodadas para o fim da temporada, na Arábia Saudita e Abu Dhabi