Toque Notícia 17h dia 14-07-2021

EXCLUSIVO: THIAGUS PETRUS ANALISA PRIMEIRA FASE DO BRASIL NO TORNEIO OLÍMPICO DE HANDEBOL

 

A Seleção Brasileira de handebol masculino já chegou ao Japão para a disputa das Olimpíadas. Um dos capitães do Brasil, o juiz-forano Thiagus Petrus está com seus companheiros cumprindo quarentena obrigatória que terá, em seguida, um período de treinos na cidade de Ota. O Brasil está no Grupo A do torneio olímpico de handebol. Os adversários são França, Espanha, Noruega, Alemanha e Argentina. A pedido da Rádio Web Nas Ondas do Toque, Petrus avaliou os oponentes da chave brasileira e falou sobre os objetivos da Selelção nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Antes de embarcar para o Japão, a Seleção brasileira fez período de treinamentos em Portugal. Por lá, fez amistoso com a equipe nacional portuguesa, que está no Grupo B das Olímpíadas, vencendo por 32 a 28. Em seguida, disputou o Torneio de Nuremberg, no qual foi derrotada pela dona da casa e adversária nas Olimpíadas, Alemanha, por 36 a 26, e pelo Egito, por 32 a 25. O time brasileiro fica treinando em Ota até o dia 20 de julho, quando está agendada a entrada na Vila Olímpica. A equipe de Thiagus Petrus estreia no torneio olímpico de handebol no dia 23 de julho, às nove da noite, horário de Brasília, contra a Noruega.

==========

O número de casos positivos para covid-19 entre os funcionários do Hotel Daiwa, onde está hospedada a delegação brasileira de judô para as Olimpíadas, em Hamamatsu, aumentou. De cinco casos informados inicialmente pelo Comitê Olímpico do Brasil, o número pode ter chegado a nove. Dessa forma, o hotel já é considerado um foco de covid-19. A cidade de Hamamatsu, localizada a 250 km de Tóquio, é uma das nove que receberá os atletas brasileiros antes dos Jogos Olímpicos. É, também, a que terá o maior número de integrantes da delegação olímpica do Brasil. Por isso, o clima da cidade é tenso. As informações sobre a quantidade de casos confirmados ainda são desencontradas. Segundo o Asahi Shimbun, um dos jornais mais tradicionais do Japão, sete funcionários testaram positivo durante a triagem de rotina . Esta informação também foi divulgada em uma coletiva de imprensa da prefeitura de Hamamatsu. O UOL Esporte afirma que o COB trabalha com um total de oito casos. Já o jornal O Globo informou que são nove positivos. O COB não confirmou planos de transferência de local, já que a delegação ocupa dois andares isolados no prédio. Mas, foi divulgado que entre os funcionários positivados há quem trabalhe no restaurante, o que seria motivo a mais de preocupação. O alerta sobre disseminação entre visitantes, funcionários e também moradores locais tem sido repetido por especialistas japoneses nas últimas semanas, com vários casos positivos detectados no desembarque de delegações que chegam ao Japão para as Olimpíadas.

==========

O Time de Refugiados que vai disputar as Olimpíadas teve de atrasar o embarque para Tóquio. A delegação, que se reuniu em Doha para uma aclimatação, teve um caso de covid-19 e, por isso, vai continuar no Catar. Um oficial que acompanha os atletas testou positivo para coronavírus e está assintomático. Todos os 26 atletas presentes na aclimatação em Doha e os outros 10 oficiais testaram negativo. Ainda assim, o grupo deu sequência aos treinamentos no Catar e vai ser testado diariamente. O Comitê Olímpico Internacional não divulgou uma nova data para o embarque do time de refugiados. Além dos 26 atletas que estão em Doha, a delegação conta com mais três atletas que viajam direto para o Japão. O time de refugiados vai estar presente em 12 modalidades: atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo, judô, caratê, taekwondo, tiro, natação, levantamento de peso e wrestling.

==========

O meia-atacante Malcom foi chamado novamente pelo técnico da seleção olímpica masculina, André Jardine, para os jogos de Tóquio 2020. Ele estava na lista original, mas terminou substituído por veto do Zenit, da Rússia. Desta vez, o jogador conseguiu a liberação e vai substituir Douglas Augusto, cortado por lesão na última semana. A previsão é de que ele se apresente só no fim da semana, depois do jogo dos russos contra o Lokomotiv, pela Supertaça da Rússia. Malcom passou a ser o camisa 10 do time russo nesta temporada. A seleção olímpica se prepara em Belgrado nestes últimos dias antes de viajar para Tóquio. Eles saem em voo fretado na sexta. Richarlison e Douglas Luiz, que estavam com a seleção brasileira na Copa América e ganharam alguns dias de folga devem se apresentar nesta quinta. O Brasil estreia no torneio olímpico de futebol no dia 22 de julho, contra a Alemanha, no estádio Yokohama.

==========

Presidente do Comitê Olímpico Internacional, o alemão Thomas Bach confirmou mudanças na cerimônia do pódio das Olimpíadas de Tóquio. Por causa da pandemia do coronavírus, os atletas não vão mais receber a premiação das mãos de dignitários como é tradição dos Jogos. Em vez disso, os vencedores vão pegar as medalhas em bandejas e colocá-las eles mesmos no pescoço. Segundo Bach, também será garantido que a pessoa que colocará a medalha na bandeja o fará com luvas desinfetadas. Apresentadores e atletas usarão mascaras e não haverá apertos de mão nem abraços durante a cerimônia. Tóquio voltou ao estado de emergência na última segunda-feira por causa do crescimento do número de novos casos de covid-19. Nas últimas 24 horas, a cidade-sede dos Jogos registrou 1.149 novas infecções de coronavírus, maior número dos últimos seis meses. Por isso, a torcida foi barrada das arquibancadas.

==========

Morreu na madrugada desta quarta, aos 101 anos de idade, Alberto Dualib, presidente do Corinthians entre 1993 e 2007. O empresário estava internado no Hospital Santa Catarina, na capital paulista, desde o dia 13 de junho e não resistiu às infecções pulmonar e urinária. O ex-cartola deixa três filhos, netos e bisnetos. Com Dualib na presidência, o Corinthians conquistou 12 títulos de expressão no cenário nacional e internacional: Campeonato Paulista (1995, 1997, 1999, 2001 e 2003), Campeonato Brasileiro (1998, 1999 e 2005), Copa do Brasil (1995 e 2002), Torneio Rio-São Paulo (2002) e Mundial de Clubes (2000). Na virada do século passado para este, Dualib montou uma das equipes mais vitoriosas de toda a história do Corinthians, com nomes como Marcelinho Carioca, Rincón, Vampeta, Dida, Ricardinho e Edílson Capetinha. Nascido em Glicério, município distante 440km da capital paulista, Dualib se mudou com a família ainda na infância para São Paulo. O cartola montou uma fábrica na região leste da cidade e comercializava artigos esportivos.

———————-

Em 1993, sucedeu Marlene Matheus e assumiu o comando do clube do Parque São Jorge. Dali em diante, se manteve no poder até a temporada 2007, meses antes de a equipe cair para a Série B. Em 2007, Dualib veria a badalada parceria com a MSI se transformar em acusação de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha feita pelo Ministério Público contra ele e outros personagens, como Kia Joorabchian. Sete anos depois, todos foram absolvidos pela Justiça Federal. Ainda em 2007, pouco após a denúncia do Ministério Público, renunciou à presidência do clube do Parque São Jorge. Má gestão e suspeita de enriquecimento ilícito, além do fato de enfrentar o processo na Justiça Federal, estavam entre os motivos alegados para o pedido de afastamento. Em sua carta de renúncia, Dualib afirmou estar  atormentado por um sentimento de injustiça Disse ainda que renunciou a pedido de sua família. A saída não impediu mais problemas na Justiça. Em 2008, ele foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por formação de quadrilha e estelionato por sua atuação no clube. No mesmo ano, o ex-presidente pediu seu desligamento do quadro associativo do Alvinegro. Sobre as acusações, alegou inocência. A investigação do MP partiu de uma série de notas fiscais que aparentavam serem frias. Membros do Conselho Fiscal do clube entregaram um dossiê ao Ministério Público. Em 2010, o ex-presidente foi condenado em primeira instância a três anos e quatro meses de reclusão em regime aberto. A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade. Ele também foi condenado a pagar multa de 80 salários mínimos ao clube. Em 2018, a punibilidade no processo foi extinta por prescrição da pena.

==========

O Paris Saint-Germain anunciou a contratação do goleiro Gianluigi Donnarumma, ex-Milan. O craque da última edição da Eurocopa assina um contrato de cinco anos, até julho de 2026, com o clube francês. A transferência não teve custos para o time de Neymar e Mbappé. O italiano terá a concorrência do costarriquenho Keylor Navas, titular da posição. Ainda durante a disputa da Euro, Donnarumma realizou exames médicos do clube. Na terça, ele se despediu do clube de Milão, dizendo que chegou a hora de dizer adeusO goleiro de 22 anos foi relacionado pela primeira vez pelo Milan antes de completar 16 e estreou na equipe profissional em outubro de 2015. Ao todo foram 251 jogos. Ele conquistou apenas um título no clube: a Supercopa da Itália de 2016. Não houve um acordo de renovação, abrindo caminho para o PSG. Na Eurocopa, Donnarumma chegou a ser vaiado durante uma partida por causa da iminente saída do Milan. Na competição ele foi campeão com a Itália, fazendo sete jogos, sofrendo quatro gols e sendo decisivo na semifinal, contra a Espanha, e na final, contra a Inglaterra, com três pênaltis defendidos ao todo. O Paris Saint-Germain começa o mercado de transferências de forma agressiva e Donnarumma não é o primeiro grande reforço. O clube parisiense já apresentou jogadores como Wijnaldum, ex-Liverpool, Sergio Ramos, ex-Real Madrid, e Hakimi, ex-Inter de Milão.

==========

Um homem foi preso depois que postagens racistas nas redes sociais foram direcionadas a jogadores da Inglaterra após a final da Eurocopa, informou a Polícia da Grande Manchester. Os jogadores ingleses Rashford, Sancho e Saka foram alvo de abusos racistas online depois de perderem os pênaltis na derrota de domingo para a Itália. O suspeito não teve o nome divulgado foi preso sob suspeita de um crime da Lei de Comunicações Maliciosas. Ele permanece sob custódia para interrogatório. O primeiro-ministro Boris Johnson alertou que as empresas de mídia social enfrentarão multas no valor de 10% de sua receita global se não conseguirem remover o ódio e o abuso racista de suas plataformas.

==========

A Uefa divulgou que o VAR foi utilizado 276 vezes em 51 jogos na Eurocopa, obtendo 100% de acerto, inclusive no polêmico pênalti sobre o meia-atacante inglês Sterling, nas semifinais da competição. Além disso 93,5% das decisões dos árbitros em campo foram corretas ao longo da competição. Chefe de arbitragem da Uefa, o italiano Roberto Rosetti, garantiu hoje que “nunca recebeu tantos parabéns” pelo trabalho de árbitros e profissionais que atuaram no VAR, como na Eurocopa realizada neste ano em múltiplas sedes. Em um dos lances mais controversos da competição, ocorrido na semifinal entre Inglaterra e Dinamarca, disputada no estádio de Wembley, a arbitragem marcou falta dentro da área do lateral-direito Maehle sobre Sterling. Kane cobrou e garantiu a vitória dos anfitriões, por 2 a 1, na prorrogação. A marcação da penalidade que gerou muitas reclamações da seleção escandinava, foi considerada correta na reunião de avaliação desta semana da Uefa. Ainda no encontro, foi divulgado que a Euro deste ano teve menos faltas durante as partidas do que na edição de 2016, realizada na França, com 176 a menos, além de média maior de bola rolando, com dois minutos e 21 segundos a mais. Das 276 vezes que a equipe do VAR avaliou lances durante a Eurocopa, em 18 foi necessária a correção da marcação feita em campo. Mas, segundo Rosetti, os lances não criaram debate. O dirigente arbitral da Uefa destacou que é possível aceitar erros no campo, mas não do VAR, ao destacar a utilização do sistema de maneira bem-sucedida.

==========

Hoje, às seis da tarde, tem entrevista com Henrique Biaggi no Prancheta do Professor, com Wallace Mattos. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

 

O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio entrega grátis em toda a cidade whatsapp (32) 98437-1989, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.    

 

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

Deixe seu comentário