Toque Notícia 17h dia 10-11

TUPI TEM REUNIÃO DE CONSELHEIROS QUE PODE COMEÇAR A DECIDIR O FUTURO DE JUNINHO NO CLUBE

A noite desta quarta pode ser de definições para o Tupi. O presidente do Conselho Deliberativo do clube, Jarbas Raphael da Cruz, convocou reunião dos conselheiros para, além de apresentar a situação financeira do Carijó e sugestões para solucioná-la, analisar e decidir acerca da situação do presidente licenciado do clube, José Luís Mauler Júnior, o Juninho.

Segundo nota divulgada na terça à imprensa, o presidente em exercício do Carijó, Eloísio Pereira de Siqueira, o Tiquinho, no fim de outubro, um documento foi encaminhado ao presidente do Conselho contendo “uma série de supostas irregularidades encontradas no clube”. O encaminhamento contou com assinaturas de conselheiros e do próprio Tiquinho. Nele, eram pedidas explicações de Juninho sobre os fatos apontados.

Entre os apontamentos feitos pelos conselheiros estão as dívidas do clube e o inquérito instaurado pelo Polícia Civil sobre irregularidades cometidas pelo Grupo Multisports, antigo parceiro do Tupi, na gestão de testes para a base carijó. Ainda na nota, Tiquinho salienta que o licenciamento de Juninho, no dia 27 de setembro, não o exime das responsabilidades administrativas internas do clube.

Para o atual presidente do Carijó, as investigações internas não devem impedir que o clube tome suas próprias medidas de averiguação interna. Na reunião desta quarta, Juninho poderá apresentar suas razões de defesa pelos fatos ocorridos no tempo que esteve à frente do clube. A convocação cita o artigo 21 do estatuto do Tupi que diz que “o sócio poderá ser punido pela transgressão de quaisquer obrigações estatutárias ou demais regulamentos do clube”. As punições vão de advertência até eliminação, graduadas de acordo com a falta.

O mesmo artigo do estatuto, em seu parágrafo segundo, diz que quaisquer membros pertencentes a um dos poderes do Tupi que tiverem causado grandes prejuízos e danos lesivos ao clube devem ter seus atos apurados pelo Conselho Deliberativo. Em caso de alguma punição ser definida na reunião desta quarta, cabe recurso da defesa de Juninho, no prazo de cinco dias. Os conselheiros terão 15 dias para apreciar as alegações recursais e decidirão de foram definitiva o tema, anunciando ao presidente, no caso, Tiquinho, a decisão. Cabe ao atual mandatário carijó fazer cumprir as possíveis sansões após este prazo final.

Após denúncias de irregularidades na organização de peneiras e captação de atletas para a base do Tupi pelos integrantes do parceiro do clube, o Grupo Multisports, a Polícia Civil instaurou inquérito que está sob o comando da delegada Ione Barbosa. No dia 13 de setembro, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na sede social do Carijó e na casa do presidente licenciado, os policiais descobriram três armas de fogo na residência de Juninho.

O então presidente chegou a ser preso em flagrante, passou uma noite encarcerado até conseguir um habeas corpus no dia seguinte, 14 de setembro, para responder o processo em liberdade.

Dias depois, Juninho encaminhou carta ao presidente do Conselho Deliberativo do Tupi, Jarbas Cruz, se licenciando da presidência do Carijó. Ato contínuo, o vice-presidente, Tiquinho assumiu o clube. Por enquanto, a licença de José Luís Mauler Júnior dura até o dia 31 de dezembro de 2021.

Fique ligado nas nossas redes sociais e no Portal Toque de Bola que vai cobrir toda a repercussão da reunião do Conselho Deliberativo do Tupi desta quarta- feira a noite.

========================================

Tem continuação da 30° rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. 18h30, Athletico Paranaense e Ceará jogam na Arena da Baixada. O Furacão ocupa a 11ª colocação, com 38 pontos. O Vozão está pouco acima, 10°, com 39 pontos. O Athletico encerrou a série negativa ao vencer o Bragantino por 2 a 0, fora de casa, na rodada passada. O time rubro-negro vivia mau momento na Série A, com seis jogos sem vencer, quatro derrotas e dois empates.  O Ceará chega para a disputa confiante depois de duas vitórias seguidas na Série A. O time se distancia cada vez mais da zona de rebaixamento e começa a pensar em outros objetivos na competição. Contudo, o Vovô ainda não venceu fora de casa. O time soma 39 pontos e está na 10ª posição.

Sete da noite, o Santos recebe o Bragantino na Vila Belmiro. O time tem 35 pontos e é o 16º colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Assim, o Peixe é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com cinco pontos a mais do que o Sport, em 17º. O Bragantino é o quarto colocado, com 49 pontos, mas tem um jogo a mais que Fortaleza e Corinthians, quinto e sexto colocados. O time vem de duas derrotas seguidas, para Cuiabá e Athletico-PR, e quer se reencontrar com a vitória para seguir no G-4.

Também 19h, Atlético Mineiro e Corinthians se enfrentam no MineirãoLíder com folga, o Atlético quer manter o embalo por mais um passo rumo ao sonhado título. Já o Corinthians vem de uma sequência ótima de resultados em casa, vencendo Chapecoense e Fortaleza na reta final das partidas.

20h30, Palmeiras e Atlético-GO se enfrentam no Allianz Parque. O Palmeiras chega embalado depois de cinco vitórias seguidas na competição. O técnico Abel Ferreira diz que continuará brigando pelo título do Brasileirão, mesmo com a final da Libertadores, no dia 27, contra o Flamengo, no Uruguai, se aproximando. O Atlético-GO vem de duas derrotas seguidas, para Sport e Flamengo. O time é o 13º colocado com 37 pontos e espera garantir o mais rápido possível a permanência na série A.

21h30, Fortaleza e São Paulo se enfrentam no Castelão. O Fortaleza vem de derrota para o Corinthians e quer surpreender o São Paulo em casa. O Leão tem 48 pontos somados e ainda sonha com vaga na Libertadores, o que seria inédito ao clube. Com desempenho irregular, o São Paulo tenta se recuperar da derrota para o Bahia, em Salvador, por 1 a 0. O resultado afastou o time da disputa por uma vaga na Libertadores do ano que vem, o que ainda é um objetivo no Morumbi.

Também 21h30, Sport e América se enfrentam na Arena de Pernambuco. O Sport tem o confronto como decisivo pela permanência do clube na Série A. Isso porque o Leão está com uma partida a mais em relação aos rivais diretos e segue na 17ª posição, com 30 pontos, cinco atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santos. O América também vem de derrota para o líder Atlético-MG, interrompendo o bom momento do time. O foco é a reação imediata para se aproximar da pontuação de segurança que garante a permanência na Série A. O Coelho ainda está de olho em uma inédita vaga em torneios internacionais.

Também 21h30, Juventude e Inter se enfrentam no Alfredo Jaconi. Embalado pela vitória por 1 a 0 no Gre-Nal, o Inter busca mais um triunfo para seguir na luta pelo G-6. O time está em sétimo lugar, com 44 pontos, três atrás do Corinthians, o sexto. O resultado positivo é fundamental para manter viva a esperança de ainda disputar uma vaga no G-4. O Juventude chega para o duelo com a necessidade de voltar a vencer, já são sete jogos sem vitória. Caso contrário, o clube pode ver a distância para o primeiro time fora do Z-4 aumentar. No momento, é o 18ª com 30 pontos somados.

A rodada teve um jogo no dia 4, um empate entre Cuiabá e Chapecoense por 0 a 0 e o Grêmio venceu o Fluminense por 1 a 0. Flamengo e Bahia, no Maracanã é o jogo que fecha a rodada na quinta-feira.

========================================

Tem mais 35° rodada da Série B nesta quarta-feira. Sete da noite, o Brasil de Pelotas recebe o Guarani no Bento Freitas. Mesmo já rebaixado para a Série C, o time trabalha para encerrar a sua participação da melhor forma possível. Nas últimas duas rodadas o clube acabou derrotado. Primeiro, perdeu para o Avaí por 1 a 0, no Bento Freitas. Depois, para o Sampaio Corrêa, fora de casa, por 2 a 1. O Guarani chega para encarar o Brasil com três jogos de invencibilidade na Série B vitórias sobre Sampaio Corrêa e Vasco e empate com o Vila Nova e está a dois pontos do G-4. O time de Campinas tem duelos diretos na reta final e depende apenas de si para subir para a elite.

Nove e meia da noite, Goiás e Coritiba se enfrentam na Serrinha, em Goiânia. Tem confronto de G4. O Coxa, vice-líder com 61 pontos, pode garantir o acesso nesta rodada dependendo de outros resultados. O Goiás que estava em quarto com 55 pontos, deixou o G-4 na última segunda após o empate do CSA contra o Avaí e precisa vencer. Se não vencer pode ser ultrapassado por CRB e Guarani. O Coritiba deixou a liderança após a derrota para o Náutico e tenta quebrar um jejum de cinco jogos sem vencer como visitante.

Também nove e meia da noite, Vasco e Vitória se enfrentam em São Januário. Os donos da casa praticamente entram em campo para cumprir tabela, enquanto os baianos ainda têm pequena esperança de escapar do rebaixamento. O Vasco já planeja a disputa da Série B na próxima temporada. Para subir, teria de vencer todos seus jogos e tirar uma diferença de oito pontos para o G-4, o que só seria possível com improvável combinação de resultados. Com 96% de risco de rebaixamento, vencer o Vasco é crucial para o Vitória se manter na Série B, ainda que a matemática diga que o cenário é altamente improvável. Além de fazer a sua parte, o Rubro-Negro precisa secar três rivais diretos: Brusque, Londrina e Confiança.

Lembrando que a rodada teve início na segunda, com um empate entre Avaí e CSA. Na terça, o Operário venceu o Remo por 2 a 1, Confiança e Náutico ficaram no 0 a 0 e o Cruzeiro venceu o Brusque por 2 a 0. A rodada segue com jogos na quinta-feira.

========================================

A seleção chilena confirmou que o lateral-direito Mauricio Isla, do Flamengo, foi cortado da lista de convocados para a rodada dupla das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Catar-2022 após se saber que ele teve contato próximo a um caso de coronavírus. “Encontrando-se assintomático, com seu programa de vacinação completo e com PCR negativo, de acordo com as normas sanitárias do país, passou a fazer um isolamento de 7 dias a partir do dia do contato, em um recinto diferente do da nossa delegação sob supervisão médica adequada”, indicou a Federação Chilena de Futebol.

A seleção chilena está na sexta colocação com 13 pontos, fora da zona de classificação, mas a 3 pontos do quinto lugar, que pertence atualmente ao Uruguai.

Ivan Elias

Ivan Elias, associado do Panathlon Club de Juiz de Fora, é jornalista, formado em Comunicação Social pela UFJF. Trabalhou por mais de 11 anos no Sistema Solar de Comunicação (Rádio Solar e jornal Tribuna de Minas), em Juiz de Fora. Participou de centenas de transmissões esportivas ao vivo (futebol, vôlei, etc). Apresentou diversos programas de esporte e de humor, incluindo a criação de personagens. Já foi freelancer da Folha de S. Paulo, atuou como produtor de matérias de TV e em 2007 e 2008 “defendeu” o Tupi, na Bancada Democrática do Alterosa Esporte, da TV Alterosa (SBT-Minas). Criou, em 2010, ao lado de Mônica Valentim, o então blog Toque de Bola que hoje é Portal, aplicativo, Spotify, Canal no Youtube e está no Twitter, Instagram e Facebook, formando a maior vitrine de exposição do esporte local É filiado à Associação Mineira de Cronistas Esportivos (AMCE) e Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace).

Deixe seu comentário