BRASIL ENCARA MAIS UM DESAFIO PARA CONFIRMAR SUA VAGA NA COPA DO MUNDO DO QATAR
Líder das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 com 100 por cento de aproveitamento após oito jogos, a Seleção volta a campo na noite desta quinta-feira contra a lanterna da competição. Oito e meia da noite, o Brasil enfrenta a Venezuela, no Estádio Olímpico da UCV, em Caracas.
Apesar da diferença de 20 pontos entre as seleções na classificação das Eliminatórias, o Brasil não teve facilidade contra a Venezuela no primeiro turno. Em duelo no Morumbi, em novembro do ano passado, a equipe comandada por Tite conseguiu uma vitória por 1 a 0. Já na estreia da Copa América deste ano, 3 a 0.
Mesmo com apenas 21 por cento da população com a vacinação contra a Covid-19 completa, a Venezuela decidiu vender ingressos para esse jogo. Cerca de 8 mil entradas foram disponibilizadas.
O Brasil tem ótimo retrospecto diante dos venezuelanos, que só ganharam uma vez em 27 confrontos. Foram 23 vitórias do time brasileiro e quatro empates.
A seleção vem com novidades para essa partida. A principal delas é a estreia do lateral-esquerdo Guilherme Arana. Campeão olímpico no Japão, o jogador do Atlético Mineiro entra no lugar de Alex Sandro.
Outra mudança está na meta. O goleiro Alisson volta a ser titular. No meio, Fabinho fica com a vaga de Casemiro, cortado por uma infecção no dente do siso. Já no ataque, Tite usará a dupla de Gabriéis: Jesus e Gabigol. Vale lembrar que Neymar está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Os pendurados são os jogadores Thiago Silva, Éder Militão, Gerson, Lucas Paquetá, Gabriel Jesus e Gabigol. Quem está fora é Casemiro, cortado por infecção no dente, Matheus Cunha, cortado por lesão na coxa e Neymar suspenso.
====================================
Durante essa semana, trouxemos aqui No Toque Noticia as empresas e nomes relacionado ao Offshore, contas fora de seu domicílio fiscal e abertas em locais conhecidos como paraísos fiscais, pois cobram pouco ou nenhum imposto e protegem o sigilo bancário do cliente. Nomes como Marco Polo Del Nero, Guardiola, Leila Pereira foram citados.
Só que tem mais. O meia argentino Ángel Di María, o técnico da seleção da Itália, Roberto Mancini, e o ex-jogador Gianluca Vialli, foram citados na investigação da Pandora Papers, de acordo com o jornal italiano “L’Espresso”.
O companheiro de Neymar no Paris Saint-Germain chegou a ser multado pela justiça da Espanha, por não pagar impostos referente a direitos de imagem, quando defendia o Real Madrid, entre 2012 e 2013. Ele seguiu enviando dinheiro para o exterior através da empresa Sumpex, que fundou no Panamá. Em agosto de 2017, o argentino assinou um contrato com a companhia para enviar os valores recebidos da Adidas, fornecedora de material esportivo com quem tem vínculo.
Mancini e Vialli são outros envolvidos no chamado Pandora Papers, ambos por ligação com empresas com sede nas Ilhas Virgens Britânicas. Segundo o “L’Espresso”, o técnico da ‘Azzurra’ é acionista da companhia Bastian Asset Holdings, que é dona, entre outras coisas, de um avião.
Vialli, ex-companheiro de Mancini na Sampdoria e na seleção italiana, é sócio de outra empresa, que serviu para a realização de uma série de transferências de dinheiro para empresas italianas.
====================================
O governo do estado do Rio de Janeiro deu a largada para a nova concessão do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. O prazo de concessão será de 20 anos, podendo ter mais cinco. O valor estimado do contrato é de 2 bilhões. A previsão é de que o processo seja concluído até fevereiro de 2022.
O edital de licitação prevê um número mínimo de jogos a serem realizados no estádio, são 70 partidas. Com isso, torna obrigatório que pelo menos dois clubes estejam comprometidos com o grupo que vai gerir a arena. Estão interessados no estádio Flamengo, Fluminense e Vasco.
Oficialmente único responsável pela gestão do estádio, o Fluminense não pôde assinar o contrato, o Flamengo analisa o documento. Há um possível empecilho para Vasco e Fluminense.
A licitação exige a apresentação de certidões negativas de débitos com as fazendas municipal, estadual e federal. O tricolor não tinha assinado a última concessão por falta da certidão, mas tem um acordo com a Fazenda Nacional. O Vasco também negocia atualmente um acordo com a Receita Federal para tentar resolver seus débitos. Não se sabe se terão as certidões na apresentação da proposta da licitação.
Além disso, o grupo terá que apresentar uma garantia no valor de 2,5 por cento do contrato, além de capital correspondente à proposta feita. Os concorrentes terão de apresentar um pagamento do governo que terá uma parte fixa e outra variável, de acordo com a renda do estádio.
Nenhum clube sozinho consegue cumprir o número de 54 partidas de competições nacionais em casa. São 19 jogos garantidos pelo Brasileiro, outro número variável de partidas da Copa do Brasil, Libertadores ou Sul-Americana. É possível chegar a 27.
Uma audiência pública vai acontecer no dia 27 para que a sociedade civil possa se manifestar e propor sugestões ao modelo do processo. A audiência está programada duas da tarde, no auditório da Secretaria da Casa Civil, no Palácio da Guanabara, no bairro de Laranjeiras, zona Sul da capital. Todas as informações podem ser acessadas no site Concessão Maracanã.
O governador Cláudio Castro, em nota oficial afirmou “O complexo do Maracanã é muito mais que um polo esportivo, ele é símbolo do turismo, do entretenimento e até da cultura do nosso estado. Esse processo de concessão está sendo feito com a maior transparência e seguindo todos os prazos legais, para garantir que o Maracanã continue sendo um dos equipamentos mais importantes do Rio de Janeiro e do país”.
Atualmente o estádio do Maracanã é tem como responsáveis Flamengo e Fluminense, por meio do Termo de Permissão de Uso, que vem sendo renovado a cada seis meses desde abril de 2019.
====================================
Quatro brasileiros nascidos em 2004 estão entre os jogadores mais promissores do mundo, segundo o jornal inglês The Guardian. Os garotos de 16 e 17 anos considerados grandes nomes da nova geração do futebol mundial são: Ângelo do time do Santos, Matheus Nascimento do Botafogo, Savinho do Atlético Mineiro e Vinicius Tobias do Internacional, negociado com o Shakhtar.
O Brasil, empatado com a Espanha, é o país com mais jogadores na lista de 60 jovens promessas do futebol mundial. Dos quatro garotos, apenas Vinicius Tobias ainda não atuou entre os profissionais. Ele é o único defensor entre os brasileiros citados e já foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas continua no Inter até completar 18 anos.
Mais novo dos brasileiros citados, Ângelo fez história em 2021. Ele é o jogador mais jovem a marcar um gol na Libertadores, aos 16 anos, quatro meses e 16 dias. O atacante, inclusive, foi o segundo jogador mais novo a jogar com a camisa do Santos, aos 15 anos, 10 meses e quatro dias. Pelo profissional, Ângelo tem 38 jogos com a camisa santista, além de um gol e uma assistência.
O centroavante do Botafogo de 17 anos é uma das maiores promessas de sua geração. Artilheiro e camisa 9 clássico, o garoto estreou no profissional na temporada passada. Sem muito espaço no profissional, alterna entre a titularidade no Sub-20 e às vezes o banco no time de cima. Matheus Nascimento tem 26 jogos pelo profissional, com um gol marcado e uma assistência.
Savinho estreou no profissional do Atlético ainda no ano passado, quando Jorge Sampaoli era o treinador do Galo. Com 20 jogos pelo time de cima na equipe mineira, ele é considerado um dos mais habilidosos da geração dos nascidos em 2004. Apesar de ser relacionado com frequência entre os profissionais, não tem sido muito utilizado pelo técnico Cuca.
O lateral-direito do Internacional que está emprestado Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, é o único dos brasileiros que não joga no ataque e nem estreou ainda no profissional. Mesmo assim, é considerado um dos destaques da posição. De acordo com o The Guardian, o olheiro do Shakhtar responsável pela contratação do garoto diz que ele é um camisa 10 jogando de lateral-direito.
====================================
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva puniu o volante Maicon com cinco jogos de suspensão pela expulsão na partida entre Grêmio e Corinthians, no dia 28 de agosto, pelo Campeonato Brasileiro.
O ex-volante do Grêmio recebeu o cartão vermelho aos 34 minutos do segundo tempo, na Arena, por ofensas ao árbitro Ricardo Marques Ribeiro. O Tricolor foi derrotado por 1 a 0. A partida foi a última de Maicon pelo clube gaúcho, que anunciou a rescisão no dia seguinte.
Denunciado por ofensa, agressão física e conduta contrária à disciplina ou ética desportiva, Maicon ainda pode acionar o recurso da decisão no Pleno do STJD. Além da suspensão, o jogador foi punido com multa de 500 reais.
Sem clube no momento, o volante terá que cumprir a suspensão quando assinar com outro time.
====================================
O Flamengo trabalha enviou um emissário a Montevidéu, local da decisão diante do Palmeiras, dia 27 de novembro, no Centenário. O supervisor Gabriel Skinner embarcou para a capital uruguaia e tem uma série de encontros que os rubro-negros cheguem ao local com todo o plano de ação traçado.
Skinner vai se encontrar com a cúpula da Conmebol, que irá apresentar a ele todo o plano de logística traçado pela entidade que comanda o futebol sul-americano para o evento. Uma visita ao hotel está na agenda e a ideia é conhecer as acomodações disponíveis para saber quais adaptações na estrutura serão necessárias. Além disso, as áreas de circulação da delegação também serão avaliadas.
O rubro-negro vai também ao Estádio Campeón del Siglo, campo do Peñarol, para as atividades rubro-negras. O Flamengo quer saber se tem toda a estrutura de preparação física disponível ou se precisará embarcar equipamentos do Rio de Janeiro. As acomodações e local de treino são designados pela Conmebol, não cabendo ao clube mudar nada neste sentido.
Skinner vai também ao aeroporto de Montevidéu para ver todas as rotas de embarque e desembarque para que o elenco possa circular em segurança na chegada e na saída. O mesmo procedimento foi usado pelo Flamengo na decisão da Libertadores-2019 e no Mundial de Clubes do mesmo ano. A rotina foi bem avaliada na Gávea e a ideia é que os cuidados fora das quatro linhas façam a diferença.
====================================
A Premier League confirmou que o Newcastle foi vendido para um fundo de investimentos da Arábia Saudita. O valor da venda é de 300 milhões de libras, cerca de 2,2 bilhões. Assim, o tradicional clube inglês vira mais um “novo rico” no mundo do futebol. O primeiro contato do clube com os sauditas faz mais de um ano, mas as conversas foram retomadas após acordo com a emissora beIN Sports.
A torcida do Newcastle saiu às ruas para comemorar a venda, já que o antigo proprietário do clube, Mike Ashley, era bastante criticado pelos torcedores desde 2017. A tendência é que a equipe de futebol passe a receber alto investimento para competir no mais alto nível do futebol europeu.
Atualmente, o Newcastle está na décima nona colocação do Campeonato Inglês, com três pontos. O clube já conquistou quatro títulos da liga inglesa.
====================================
Concentrado com a Argentina para disputa das Eliminatórias para Copa de 2022, Lionel Messi deu sua primeira entrevista exclusiva a revista francesa “France Football”. “Não errei ao ir para o PSG” disse o jogador.
Desde que se transferiu para o PSG após 16 temporadas no Barcelona, Messi marcou apenas uma vez, um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Manchester City na Liga dos Campeões. O jogador de 34 anos ainda não marcou no Campeonato Francês, no qual o PSG sofreu uma derrota por 2 a 0 em Rennes no último fim de semana.
Apesar do tropeço, o PSG lidera a Ligue 1 com 24 pontos após nove rodadas, seis à frente do segundo colocado Lens. Na próxima rodada, após a Data Fifa para seleções, o time da capital francesa recebe o Angers.
=============================================
Acusados de fraude milionária, 18 ex-jogadores da NBA foram presos. De acordo com a emissora “NBC”, o grupo estaria envolvido em fraude do Plano de Saúde e Bem-Estar da liga de basquete, em cerca de 22 milhões de reais.
Segundo o “Washington Post”, a acusação do tribunal federal de Nova York afirma que, de 2017 a 2020, os jogadores enviaram faturas falsas para o plano de saúde da NBA para reembolso por serviços não recebidos de um consultório quiroprático, dois consultórios odontológicos e um consultório de bem-estar geral.
Entre os nomes, os mais notáveis são Telfair, ex- Portland; Trail Blazers, Davis, ex- Boston Celtics, Orlando Magic e Los Angeles Clippers. Ainda de acordo com o “Washington Post”, Terence William, seria o suposto líder do esquema. A acusação diz que o jogador distribuiu as faturas falsas para os demais atletas em troca de propinas.
As acusações feitas no Tribunal dos Estados Unidos, em Manhattan, apontam conspiração para cometer fraude no sistema de saúde e transferência eletrônica. Em 2019, um esquema envolvendo atletas da NFL, acusados de fraudar o plano de saúde da liga, resultou na prisão de 10 ex-jogadores.
====================================
A dupla brasileira Ágatha e Duda conquistou a primeira vitória no World Tour Finals, evento que reúne as melhores duplas da última temporada do Circuito Mundial de vôlei de praia, em Cagliari, na Itália.
A partida ocorreu contra as suíças Anouk Vergé Depré e Joana Heidrich, medalhistas de bronze em Tóquio 2020. Ágatha e Duda venceram por 21/18, 23/25 e 15/11.
A conquista vem depois da derrota na estreia do torneio pelas atuais campeãs mundiais Sarah Pavan e Melissa Humana-Paredes, do Canadá, por 21/18 e 22/20.
Na sexta-feira tem mais disputa. Elas enfrentam Sarah Sponcil e Kelly Claes, dos Estados Unidos, seis da manhã. Duas da tarde as representantes do Brasil encaram as holandesas Sanne Keizer e Madelein Mepelink.
As 10 duplas de cada gênero estão divididas em dois grupos com cinco times cada, que jogam entre si. O primeiro em cada grupo avança direto para as semifinais, enquanto aqueles que ficarem em segundo e terceiro jogam as quartas de final.