FIFA É ACIONADA POR PARTICIPANTES PARA ALTERAÇÕES NO MUNDIAL DE CLUBES
A direção da Fifa avalia pedido dos clubes que vão participar do Mundial sobre criar uma exceção no regulamento para inscrição de atletas. O torneio será disputado entre 3 e 12 de fevereiro de 2022, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
O problema é a abertura das janelas internacionais de transferências, que difere de país para país e interfere na possibilidade de inscrever jogadores contratados em datas próximas ao Mundial. O Palmeiras não sabe se poderá colocar na competição jogadores que venha a contratar entre dezembro e janeiro, antes da abertura da janela no Brasil, que será em 1º de fevereiro.
Uma possibilidade dada pelos clubes é que a Fifa crie uma inscrição provisória, como faz a Conmebol em suas competições. Isso permite ao clube pré-inscrever o nome de um jogador que já esteja acertado, mas que ainda faltem detalhes burocráticos para estar regularizado.
Pelo regulamento do Mundial, só um jogador pode ser inscrito no torneio se tiver sido contratado em período que compreenda as janelas internacionais de transferências. A Fifa exige que os clubes enviem uma pré-lista de inscritos, com até 35 nomes até 3 de janeiro.
Além de criar uma inscrição provisória, os clubes querem que a federação internacional permita adições nessa pré-lista durante janeiro, até uma semana antes do início da competição, quando é preciso mandar a inscrição final com 23 jogadores.
Toda essa confusão ocorre porque o Mundial saiu de seu mês usual, que é dezembro e que já tem todas as janelas de transferências do ano fechadas. Mais uma vez por causa da pandemia de covid-19 o torneio teve que ser adiado para o início do ano seguinte, o que faz com que os clubes estejam se reforçando porque seus períodos para negociações estão reabrindo.
========================================
O gramado do Maracanã vai passar por uma nova reforma para utilização de uma grama híbrida, a mesma que a maioria dos estádios europeus vem adotando. O processo começa já em dezembro, tem previsão de 90 dias e a gestão pretende que o estádio esteja liberado para uso já na semifinal do Campeonato Carioca de 2022.
O investimento tem valor de 4 milhões de reais. A decisão pela utilização da grama híbrida é para manter o gramado em boas condições o maior tempo possível ao longo da temporada. Além disso, foram avaliadas características climáticas do estado do Rio de Janeiro e o número de jogos realizados por ano no local.
Esse sistema assegura superfície sempre uniforme, tem maior eficácia e resistência ao pisoteio, sustenta mais horas de jogo por ano do que a superfície clássica que não é reforçada e é responsável não só pela drenagem, como também por regular a quantidade de água e temperatura do solo, melhorando as condições para crescimento da grama.
========================================
O Cruzeiro se tornou a primeira Sociedade Anônima do Futebol brasileiro. O clube terá nova Assembleia Geral para votar a mudança do Estatuto do clube que possibilite a venda de até 90% de suas ações. A reunião está marcada para sexta-feira, 17 de dezembro, em Belo Horizonte.
Com a sociedade, as atividades de futebol profissional serão realizadas pelo conselho de administração. Assim, quase todo o dinheiro do Cruzeiro com direitos econômicos de atletas, direitos de transmissão, programa de sócio, publicidade e patrocínio ficará sob gestão empresarial. Os imóveis e clubes de lazer continuarão como patrimônio do clube.
De acordo com o Cruzeiro, os recursos arrecadados com a venda de participação na SAF serão destinados prioritariamente para o pagamento de dívidas do clube, além de investimento no elenco e na infraestrutura dos centros de treinamentos. A diretoria do clube espera vender parte das ações ainda no primeiro semestre de 2022.
========================================
Vinicius Junior, do Real Madrid está entre os jovens atacantes mais valorizados do futebol mundial. É o que aponta o Observatório de Futebol, que utiliza algoritmos para analisar atletas e seus impactos dentro e fora das quatro linhas. De acordo com um estudo publicado pela organização, o atacante de 21 anos vale cerca de 150 milhões de euros, 960 milhões de reais em uma possível transferência na janela de janeiro.
Ainda de acordo com a pesquisa, o brasileiro está empatado em valor de mercado com os atacantes Erling Haalandm do Borussia Dortmund, e Phil Foden, do Manchester City. A lista possui apenas atletas com menos de 23 anos que atuam nas cinco principais ligas da Europa. Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.
Para formular o ranking, a pesquisa se baseia em questões técnicas, como números dos atletas na temporada e o nível da liga em qual atua. A idade e o tempo de contrato do jogador também são levados em consideração. Os mais jovens e com vínculo mais extenso tendem a ter um valor mais alto.
A lista dos principais atacantes sub-23 mais bem avaliados pelo Observatório de Futebol tem Haaland, Vinicius Junior e Phil Foden avaliados em 150 milhões de euros cada um. Mason Greenwood, 140 milhões de euros. Jordan Sancho, 130 milhões de euros e João Félix com 100 milhões de euros.