Toque Notícia 17h dia 04-10

Manchester comemora primeira vitória da história do clube

Após duas rodadas, com empate e derrota, o Manchester venceu o Betis por 4 a 2 em Ouro Branco. O jogo foi válido pela quarta rodada da Segunda Divisão do Mineiro, a Terceirinha. Artur abriu o placar para os donos da casa. Júlio Azevedo fez dois gols. Hugo e Raian completaram o placar, com gols em seguida, aos 43 e 45 do primeiro tempo. Na segunda etapa, Luiz Henrique descontou, dando números finais à partida. Quem também falou sobre o projeto do novo time juiz-forano foi o goleiro Matheus Poletine. Ele destacou o crescimento da equipe na competição e a dificuldade de jogar fora de casa. O técnico Eduardo Luersen promoveu a estreia de dois reforços, Eliu Júnior e Ian Mineiro que entraram no intervalo.

Agora o Manchester tem quatro pontos e segue em terceiro do grupo C. O Betis ainda não venceu na competição. Os Capivaras recebem o América de Teófilo Otoni, em Juiz de Fora, no próximo sábado, onze da manhã, pela quinta rodada da Segundona Mineira.
==============================================================================

Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos publicou reportagens de empresas com offshore, ou seja, contas fora de seu domicílio fiscal e abertas em locais conhecidos como paraísos fiscais, pois cobram pouco ou nenhum imposto e protegem o sigilo bancário do cliente. A matéria cita 330 políticos, funcionários públicos de alto escalão, empresários e artistas de 91 países. Participaram da investigação 615 jornalistas de 149 veículos em 117 países. No Brasil, fizeram parte da apuração jornalistas do site Poder360, da revista “piauí”, da Agência Pública e do site Metrópoles.

Conselheira e única candidata à presidência do Palmeiras, a empresária Leila Pereira tem registro em seu nome em uma offshore no paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas. Ela é atual presidente da Crefisa, fundada pelo seu marido, José Roberto Lamacchia. Ambos têm seus nomes como proprietários da offshore Koba Investors Limited, empresa criada em 2008 na região britânica. Segundo as informações divulgadas, a empresa estaria ativa até 2019, quando Leila e Lamacchia enviaram pedido de atualização do registro para a Trident, grupo de criação da companhia. Lamacchia teria assinado documento onde a Crefisa não é citada, mas sim uma outra empresa em nome do casal, a Sociedade Educacional das Américas S.A. A investigação apontou um formulário indicando que 95% da Koba Investors pertencem a Lamacchia, e os outros 5% à Leila.

Além da palmeirense, Rubens Menin, dono da empresa MRV e investidor do Atlético Mineiro, é outro citado nas reportagens junto a familiares, donos do Banco Inter e da CNN Brasil, com quatro offshores e cerca de 82 milhões, também contando com serviços da Trident Trust. Quem também aparece na lista é Pep Guardiola através do Pandora Papers. As informações detalham sobre a criação de empresas offshore, que possuem diversos fins, como investimentos e compras de bens, mas também a ocultação de dinheiro ilícito ou evitar a cobrança de imposto. De acordo com o “El País” e o “La Sexta”, o comandante do Manchester City abriu uma empresa de fachada chamada Repox Investments para depositar os salários pagos pelo Al Ahli, do Qatar, na casa de 1 milhão e setecentos mil euros, cerca de 10 milhões por ano entre 2003 e 2005.

Em 2012, Guardiola decidiu fechar a conta e aproveitou uma anistia fiscal aprovada pelo então primeiro-ministro Mariano Rajoy durante uma grande crise econômica. Com isso, o comandante conseguiu regularizar cerca de 500 mil euros correspondentes aos juros ganhos sobre o dinheiro depositado em Andorra entre 2007 e 2010. E tem mais. O escritório de advocacia Alcogal, especializado na criação e gestão de offshores em paraísos fiscais da América Central e Caribe, foi contratado pela família de Marco Polo Del Nero, ex-presidente da CBF, para abrir a empresa Finview Investments Limited, nas Ilhas Virgens Britânicas, em 2014. Mais tarde, o mesmo Alcogal deixou de administrar a offshore dos Del Nero por receio do envolvimento no Fifagate. A informação é da revista Piauí. Del Nero articulou a criação da Finview Investments em outubro de 2014 em nomes dos filhos, Marco Polo Del Nero Filho e Marcus Vinicius Del Nero.

A empresa foi criada em 7 de outubro de 2014 com capital de 10 milhões de dólares e conta no banco Morgan Stanley, em Miami, nos Estados Unidos. Uma semana depois, em 14 de outubro, Del Nero Filho criou em Orlando, também nos EUA, outra empresa com nome parecido: a Finview Real Estate, de investimento imobiliário. Porém, a situação mudou após 27 de maio de 2015, quando a polícia suíça e o FBI invadiram um hotel em Zurique e prenderam dirigentes ligados a Fifa por crimes como lavagem de dinheiro, entre eles José Maria Marin, então presidente da CBF. Del Nero não foi detido, mas retornou ao Brasil pouco depois do episódio, no início do que ficou conhecido como Fifagate. Marco Polo Del Nero Filho e Marcus Vinicius Del Nero fecharam a offshore em agosto de 2015. O destino dos 10 milhões de dólares não é conhecido. A Finview Real Estate, de Orlando, fechou em setembro de 2020.

==============================================================================

O Brasil tem quatro representantes nas finais das duas principais competições interclubes da Conmebol. Flamengo e Palmeiras se enfrentam em 27 de novembro, no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, para definir o campeão da Libertadores. A partida única acontece uma semana depois do duelo entre Athletico-PR e Bragantino, pelo título da Sul-Americana, em 20 de novembro, no mesmo local. Por conta disso, as finais podem provocar mudanças na tabela do Campeonato Brasileiro, já que as quatro equipes têm compromissos pelo torneio nacional, marcados para os mesmos fins de semana. As partidas entre Flamengo e Ceará, e Palmeiras e Cuiabá, válidas pela trigésima quinta rodada do campeonato nacional. Athletico Paranaense e Bragantino têm jogos contra São Paulo e Sport, respectivamente, válidos pela trigésima quarta rodada do Brasileirão também no mesmo fim de semana da final da Sul-Americana. Ainda não foram definidos os dias e horários desses jogos e nem mesmo se eles serão adiados ou adiantados.

==============================================================================

Nos próximas três rodadas do Campeonato Brasileiro, o Flamengo não terá seus jogadores convocados para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo. Com isso, chega ao número de dez partidas em que foi a campo desfalcado por causa das seleções 43 por cento do total. No primeiro turno, por causa da Copa América, o time também jogou desfalcado dos atletas das seleções contra exatamente os mesmo adversários. Ganhou do Fortaleza e perdeu para o Bragantino e Juventude.

O número de jogos seria maior, mas os duelos com o Grêmio e Athletico foram adiados. Os jogadores que desfalcaram o Flamengo foram Gabigol e Everton Ribeiro, da seleção brasileira, Arrascaeta, do Uruguai, e Isla, do Chile. Houve ainda os problemas indiretos, como no caso de Gabigol, que ficou fora do confronto com o Palmeiras, por ter se apresentado da seleção com desgaste muscular e Rodrigo Caio, que não enfrentou o próprio Palmeiras, na estreia na competição, por retornar da data Fifa de junho lesionado. Em novembro, o técnico Tite faz mais uma convocação para os últimos compromissos das Eliminatórias neste ano. A lista dos jogos que o Flamengo vai atuar desfalcado tem a chance de aumentar.

==============================================================================

A Federação Internacional de Futebol divulgou comunicado em que comemora a decisão do Reino Unido de permitir que jogadores da Premier League que estiverem totalmente vacinados possam viajar para países na lista vermelha do governo britânico. A federação diz que “saúda a decisão do governo do Reino Unido de permitir que jogadores totalmente vacinados tenham a oportunidade de representar seus países nas próximas partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo”, diz o texto. O Reino Unido também permitiu que os jogadores vacinados possam treinar ou jogar quando entrarem em quarentena no retorno.

Muitos clubes se recusaram a liberar jogadores para países da lista vermelha, como Brasil e Argentina, no mês passado, e a Premier League estava tentando evitar uma situação semelhante que irritou as federações nacionais. Por isso, a Fifa disse trabalhar em parceria com o governo do Reino Unido, a Federação Inglesa e a Premier League para encontrar “uma solução razoável, no interesse de todos”, e que a decisão do governo britânico é uma solução “muito mais desejável para a situação que os jogadores enfrentaram em setembro.” No comunicado, a Fifa diz “que este é um passo positivo na direção certa e agradece o apoio e a cooperação de todas as partes interessadas no jogo durante um período desafiador.” A nota da federação termina dizendo que a entidade encoraja a vacinação contra a Covid-19 e que endossa a posição da Organização Mundial da Saúde (OMS). “O acesso seguro, justo e equitativo é fundamental em todos os países. Os jogadores não devem ter acesso prioritário às vacinas.”

==============================================================================

A Ponte Preta entrou no STJD pedindo a anulação da partida contra o Vila Nova, realizada no último sábado. O clube alega que houve erro de arbitragem na marcação de um pênalti nos minutos finais do jogo. O time de Campinas entende que a decisão tomada pelos juízes foi contrária às regras do jogo. Além disso, a Ponte solicita a disponibilização dos vídeos e áudios das conversas entre a arbitragem e o assistente do VAR. O pedido será analisado pelo presidente do STJD do Futebol, Otávio Noronha. A Ponte pediu a anulação do jogo contra o Vila Nova No jogo em questão, a Macaca vencia até os 54 minutos do segundo tempo quando o árbitro Adriano Barros Carneiro foi chamado pelo árbitro de vídeo para analisar um possível pênalti para o Vila Nova. A penalidade foi confirmada e convertida pela equipe goiana, empatando o confronto em 1 a 1.
==============================================================================

Kalidou Koulibaly, Victor Osimhen e Andre-Frank Zambo Anguissa, do Napoli ,foram alvos de injúria racial de torcedores da Fiorentina após a partida do Campeonato Italiano. A notícia é do jornal italiano “Gazzetta dello Sport”. Me chamaram de macaco. Esses assuntos não têm nada a ver com esporte. Esses indivíduos devem ser identificados e mantidos fora dos estádios para semprem, disse Koulibaly em suas contas no Twitter e no Instagram, seguido de uma hashtag com a palavra “não ao racismo”. Em nota, a Federação Italiana de Futebol afirmou que abriu uma investigação sobre o incidente. “O Ministério Público Federal, tendo obtido os relatórios de seus fiscais e ouvido o jogador, abriu uma investigação. Uma investigação mais aprofundada será realizada, obtendo-se os documentos relevantes da Sede da Polícia de Florença.”

O gerente de futebol da Fiorentina, Joe Barone pediu desculpas. ”A Fiorentina já colocou à disposição da polícia todas as imagens de vídeo e todas as ferramentas em seu poder para que os culpados desses cantos indizíveis sejam identificados. Uma vez que as instituições responsáveis tenham identificado os culpados, caberá à própria Fiorentina proibir o acesso ao estádio, esperando o mesmo compromisso de todos os clubes, bem como a aplicação das regras que devem ser sempre as mesmas para todos”. O futebol italiano tem sido vítima de racismo. No mês passado, os promotores abriram uma investigação sobre supostos gritos racistas de torcedores da Lazio dirigidos aos meias Tiemoue Bakayoko e Franck Kessie, do Milan, enquanto a Juventus foi forçada a pedir desculpas depois que sua equipe feminina tuitou uma foto contendo um gesto racista em agosto.

==============================================================================

O atacante Kylian Mbappé voltou a falar sobre seu futuro no PSG. Ele admitiu que pediu para deixar o clube na última janela de transferências e reclamou da postura do clube em relação a ele na imprensa. Disseram que recusei seis ou sete ofertas para renovar o contrato e que não queria mais falar com o Leonardo diretor de futebol do PSG. Isso não é verdade. A minha posição sempre foi clara, informei o clube da minha intenção de sair no final de julho. Não gostei que o clube tivesse dito que só avisei que queria sair no final de agosto. Foi mentira e soou como se eu fosse um bandido. Disse ao PSG que queria sair no fim de julho afirmou o jogador em entrevista à rádio RMC Sport.

Na entrevista, Mbappé disse ter carinho pelo clube, mas deixou transparecer que não irá mesmo renovar. “O PSG meu deu muito e sempre fui feliz nos quatro anos em que estive aqui. Ainda sou feliz. Anunciei a minha intenção de sair para que o clube pudesse reagir a tempo no mercado. Queria que tudo corresse bem para alcançarmos um acordo”. Vale lembrar que o Real Madrid fez mais de uma oferta ao PSG por Mbappé, mas o clube francês preferiu não negociá-lo. Desse modo, o atacante pode deixar o clube no ano de graça.
==============================================================================

A seleção brasileira venceu o Cazaquistão e conquistou o terceiro lugar da Copa do Mundo de Futsal. E o jogo teve gol contra,gol anulado pelo VAR, virada e placar final de 4 a 2. Os gols cazaques foram marcados por Akbalikov e Taynan, mas o Brasil virou com Taynan (contra), Rodrigo, Ferrão e Lé. A seleção deixa o Mundial com vitórias sobre Vietnã, Tchéquia, Panamá, Japão, Marrocos e agora Cazaquistão, além da única derrota contra a Argentina, na semifinal. O Brasil agora volta as atenções para a Copa do Mundo de 2024, que ainda não tem país-sede definido. O campeão da Copa foi Portugal. O time venceu por 2 a 1 a favorita Argentina e conquistou pela primeira vez na história o título do torneio. Os dois gols portugueses foram marcados pelo artilheiro Pany. Claudino descontou para a Argentina, que pressionou até o fim e mandou uma bola na trave no último lance do jogo. Campeões em 2016, os argentinos seguem com apenas uma conquista da Copa do Mundo Fifa.

==============================================================================

No Campeonato Brasileiro de Ginástica, Caio Souza, da equipe do Minas, se destacou e conquistou quatro ouros e uma prata. Campeão mundial da barra fixa, Arthur Nory, do Pinheiros levou o título de seu principal aparelho. E Francisco Barretto, também do Pinheiros, foi ouro no cavalo com alças. Christal Bezerra, do Centro Olímpico de São Paulo, foi campeã no salto e no solo, título que dividiu com Júlia Soares do Cegin do Paraná. Josiany Silva também do Cegin Paraná foi ouro na trave, e a flamenguista Lorrane Oliveira foi campeã das barras assimétricas. Jade Barbosa, voltando a competir depois de dois anos tratando lesões no joelho, faturou duas pratas para o Flamengo, uma na trave, outra nas barras.

O destaque principal vai para Rebeca Andrade que teve a melhor nota em todos os aparelhos e ganhou o ouro no individual geral ao já tradicional Baile de Favela. A ginasta liderou o Flamengo ao título por equipes, junto com Jade Barbosa, Daniele Hypolito e Lorrane Oliveira. Foi a primeira competição da ginasta de 22 anos desde as duas medalhas em Tóquio. Agora, Rebeca inicia uma jornada de volta ao Japão para o Mundial de Kitakyushu, entre 18 e 24 de outubro. Ela embarca para Doha onde faz aclimatação junto com a delegação do Brasil.

Poucas adversárias da ginasta nas Olimpíadas vão estar no Mundial. Os Estados Unidos ainda não divulgaram a lista de convocadas, mas nenhum atleta que esteve em Tóquio está na seletiva americana. A russa Angelina Melnikova, dona de três medalhas em Tóquio, é o principal nome confirmado. Outros destaques são a russa Vladislava Urazova, a chinesa Li Shijia e a japonesa Mai Murakami.

==============================================================================

A participação brasileira no mundial sub-21 masculino de vôlei se encerrou com a vitória do Brasil contra a República Tcheca. A partida que terminou com 3 sets a 0, parciais de 25/13, 25/21 e 25/15, em Carbonia, na Itália, classificou a seleção à sétima posição do campeonato. A equipe brasileira encerra o mundial com a campanha de quatro vitórias em oito jogos. Na primeira fase, pelo grupo D, o Brasil estreou com derrota para a Rússia por 3 sets a 2. Depois, se recuperou ao vencer o Canadá, 3 sets a 0 e Camarões por WO. Na abertura da segunda fase, os brasileiros acabaram superados nas duas rodadas seguintes: Polônia 3 a 1 e novamente a Rússia 3 sets a 0.

==============================================================================

A comissária da Liga Nacional Feminina de Futebol dos Estados Unidos renunciou ao cargo. O motivo foi dado pelo jornal The Athletic que detalhou alegações de assédio sexual e má conduta contra Paul Riley, que treinou três equipes norte-americanas ao longo de oito temporadas. Riley foi demitido pelo North Carolina Courage após a reportagem investigativa citar jogadoras que alegam que, por anos, ele usou sua influência e poder para assediá-las sexualmente e, em um caso, coagir uma jogadora a fazer sexo com ele. Um comunicado do sindicato das jogadoras diz o seguinte: “Não permitiremos que essa alegria seja tirada de nós. Também reconhecemos, no entanto, que as lutas pela saúde mental são reais”, disse o comunicado. “A prioridade será que as jogadoras se cuidem”, completou o texto. Riley nega as acusações do relatório.

==============================================================================

A ATP, associação que governa o tênis masculino mundialmente, anunciou que vai investigar as acusações de abuso doméstico feitas pela ex-namorada do número 4 do mundo, o alemão Alexander Zverev. Em um comunicado, a organização disse que “condena totalmente qualquer forma de violência ou abuso e investigará tais alegações relacionadas à conduta em um torneio de membros do ATP”. Massimo Calvelli, CEO da ATP, em comunicado divulgado classificou como “sérias” as acusações. “Esperamos que nossa investigação nos permita estabelecer os fatos e determinar as ações de acompanhamento apropriadas”. Sharypova também afirmou que o alemão tentou sufocá-la com um travesseiro em um quarto de hotel em Nova York antes que ela fugisse descalça e com medo. Mensagens do WhatsApp obtidas pela CNN Sport sugerem que o suposto incidente ocorreu em 23 de agosto de 2019, um mês e meio antes do evento em Xangai. Em outubro do ano passado, Zverev disse que as alegações “simplesmente não eram verdadeiras”. “Eu queria tornar isso público, para ser honesta com todos vocês”, disse ela. “Muitas meninas nessa situação ficam caladas. Elas não falam sobre isso porque têm medo de comentários que não seja verdade e coisas assim. Eu só queria mostrar que não é difícil falar sobre isso”.

Deixe seu comentário