TREINADOR FÁBIO ANTUNES EXPLICA ESTRATÉGIA QUE LEVOU GABRIEL ARAÚJO À CONQUISTA DO OURO EM TÓQUIO
O treinador de Gabriel Araújo, Fábio Antunes, comentou em suas redes sociais a estratégia adotada na conquista da medalha de ouro alcançada pelo atleta nos 200 metros livre na categoria S2 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Gabriel alternou os estilos e o resultado final foi uma vitória consagradora com mais de oito segundos de vantagem sobre o segundo colocado.
_____________________
“Muitos não entenderam o giro para o nado costas. Foi testado em várias ocasiões. Não queríamos somente o ouro, queríamos o recorde das Américas. Então, ali era a hora. “Estudamos tempo de giro, submerso, parciais de prova, frequência, número de pernadas, número de respirações e muito mais”. O técnico abriu a postagem comentando: “200 livre perfeito. É ouro, é recorde das Américas. Mas quero falar de outras coisas”. E em seguida enumera: programa de treino, estratégia de prova, planejamento, estudo, confiança, treinamento”. Fábio encerrou com bom humor: “O resultado está aí. Valeu Gabriel por acreditar nas teorias malucas”.
_____________________
Gabrielzinho registrou 4min06s52 no Centro Aquático da capital japonesa, contra 4min14s17 do chileno Alberto Abarza e 4min15s95 do russo Vladimir Danilenko. Outro brasileiro na prova, Bruno Becker ficou em quarto lugar (4min22s63). Depois da live que fez no Instagram e da cerimônia de premiação, Gabriel afirmou: “Espero que esse seja o primeiro (ouro) de muitos outros. Era isso que eu queria. Foi para isso que eu vim. Consegui baixar o meu tempo, fiz o novo recorde das américas. Treinamos forte, estava tudo controlado, eu sabia o que fazer e o resultado veio. Não existe emoção maior”, comemorou o atleta do Clube Bom Pastor. Gabriel já soma uma medalha de prata, esta obtida logo na primeira prova em Tóquio, e uma de ouro. Ele ainda pode aumentar a coleção de medalhas. Vai disputar a prova de 50 metros nado de costas, em que também está cotado a figurar no pódio.
=========
Seguindo as medalha na natação, Maria Carolina Santiago conquistou um ouro marcante na natação, quebrando uma marca de 17 anos sem brasileiras no topo do pódio na modalidade. Carol venceu os 50m livre S13, para atletas com baixa visão. A brasileira quebrou o recorde paralímpico nas eliminatórias e voltou a quebrar a marca na final, com 26s82.
——–
A terceira medalha da natação veio com Beatriz Carneiro que faturou o bronze dos 100m peito SB14 para atletas com deficiência intelectual
=========
No atletismo, Claudiney Batista, atleta de 42 anos levou o ouro no lançamento do disco a 45,59m, novo recorde paralímpico. Beth Gomes também ficou com o ouro no lançamento de disco. E com direito a recorde mundial, 15,68m logo em sua primeira tentativa. Na sequência, Beth quebrou o recorde mundial duas vezes, estabelecendo a nova melhor marca em 17,62m.
—–
O país ainda conquistou duas medalhas de prata na modalidade. Vinícius Rodrigues foi superado por um centésimo na final dos 100m T63 e ficou em segundo lugar. No arremesso de peso classe F11, para deficientes visuais, Alessandro Rodrigo fez sua melhor marca da temporada e garantiu o pódio.
=========
NÃO PARA POR AI! Mariana D’Andrea ganhou a medalha de ouro no halterofilismo, o primeiro título paralímpico da história do Brasil nessa modalidade. Vice-campeã mundial em 2019, a brasileira da categoria até 73kg levantou o peso de 137kg para vencer o duelo com a chinesa Lili Xu
——–
Alana Maldonado se tornou a primeira brasileira campeã paralímpica da modalidade ao vencer a categoria até 70kg no judô. Meg Emmerich foi bronze na categoria acima de 70kg, esporte para pessoas com deficiência visual.
——-
O Brasil também conquistou sua primeira medalha no remo com Renê Pereira foi bronze no skiff simples PR1, para remadores com função mínima ou nenhuma função de tronco que impulsionam o barco principalmente por meio da função de braço e ombro.
—
Bruna Alexandre conquistou a medalha de prata no tênis de mesa, classe T10 (para atletas andantes). Na final, ela foi superada por Qian Yang, chinesa naturalizada australiana neste último ciclo paralímpico. Vitória de Yang por 3 sets a 1, parciais 13/11, 6/11, 11/7 e 11/9.
=========
Ainda nas pralímpiadas, o futebol de 5 deu um importante passo rumo ao pentacampeonato paralímpico. O time masculino, que nunca perdeu uma partida em Paralimpíadas, se classificou às semifinais do torneio com uma vitória de goleada sobre o Japão por 4 a 0. Com o resultado, o Brasil lidera o Grupo A com seis pontos – venceu a China por 3 a 0 na estreia.
—
A seleção feminina de goalball do Brasil está nas quartas de final nas. Com a goleada sobre o Egito, atual campeão africano, por 11 a 1 para assegurar a quarta posição no Grupo D e a classificação à próxima fase. A seleção vai encarar a China, que terminou na liderança da outra chave.
—
A seleção masculina de vôlei sentado foi superada pelo Irã. Derrota por 3 sets a 0, parciais 25/19, 25/23 e 25/22, em 1h15min de jogo.
=========
DE OLHO NO QUADRO DE MEDALHAS. A China lidera com 119 medalhas, 54 de ouro, 35 de prata e 30 de bronze. A Grã Bretanha é a segunda com 26 ouros, 20 pratas e 22 bronzes, totalizando 68 medalhas. O Brasil voltou à sexta posição, com 35 medalhas, 12 de ouro, 8 de prata e 15 medalhas de bronze.
=========
No Campeonato brasileiro da SÉRIE A A rodada começou ainda no sábado, 17 horas, com um empate sem gols entre Sport e Chapecoense, partida em que o capitão da equipe pernambucana, Thiago Neves, foi expulso.
——-
O Flamengo fez mais uma vítima: mesmo na Vila Belmiro, o time treinado pelo Renato Gaúcho goleou por 4 a 0, com destaque para Gabigol, que marcou os três primeiros. O quarto foi do estreante Andreas Pereira.
—–
Também no sábado, Palmeiras veceu o Athletico Paranaense em São Paulo por 2 a 1, e o Corinthians conquistou mais uma vitória, dessa vez fora de casa contra o Grêmio em Porto Alegre.
——
No domingo, no horário de 11 da manhã o América Mineiro fez 2 a 0 no Ceará em BELO HORIZONTE. 4 da tarde, Juventude e São Paulo empataram em 1 a 1 no Alfredo Jaconi. Atlético Goianiense e Internacional ficaram no 0 a 0 e fechando os jogos do domingo Bragantino e o líder Atlético Mineiro empataram em 1 a 1 com direito a gol do estreante DIEGO COSTA em São Paulo.
——-
Duas partidas completam na noite desta segunda-feira a décima oitava rodada da primeira divisão do futebol brasileiro. Às sete da noite, o Fluminense, que anunciou que vai poupar o lateral-esquerdo Egídio, enfrenta o Bahia. A partida marca a volta da equipe ao Maracanã depois que o gramado do estádio por mais uma reforma. Às nove e meia da noite, tem Fortaleza e Cuiabá na capital cearense. O time anfitrião faz ótima campanha e ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro.
=========
O técnico Guto Ferreira não é mais o comandante do Ceará. O clube anunciou o desligamento do treinador que estava à frente do time desde o ano passado. A demissão foi confirmada após a derrota por 2 a 0 diante do América-MG, mas o Ceará já vem de uma sequência negativa há alguns jogos. Na oitava colocação do Brasileirão com 24 pontos, o Vozão está há quatro partidas sem vencer.
—–
Guto Ferreira deixa o Ceará com um retrospecto de 94 jogos, sendo 41 vitórias, 30 empates e 23 derrotas. Em 2020, ele liderou o time até a conquista invicta da Copa do Nordeste, além de levar o Vozão às quartas de final da Copa do Brasil e a uma vaga na Copa Sul-Americana.
=========
O São Paulo chegou a um acordo pelo empréstimo do atacante Jonathan Calleri até o final de 2022, com opção de compra fixada ao fim do período. O Tricolor agora aguarda o jogador para a assinatura do contrato. A expectativa é que isso seja feito de forma eletrônica antes do fechamento da janela de transferências – até 23h59 desta segunda-feira. Callleri só deve chegar ao Brasil na próxima quinta-feira para passar pelos exames médicos e já conhecer os novos companheiros de clube.
=========
As expectativas para o GP da Bélgica, depois da classificação que teve o inesperado George Russell garantindo o segundo lugar no grid de largada ao lado do pole position Max Verstappen, não se concretizaram. A chuva forte que caiu no Circuito de Spa-Francorchamps paralisou a prova por mais de três horas e a Fórmula 1 decidiu interromper a disputa após duas largadas e uma volta válida, com vitória de Verstappen e metade dos pontos aos dez primeiros. Com isso, Russell conquista seu primeiro pódio da carreira, em segundo; Lewis Hamilton é o terceiro.
—
A chuva na região do circuito belga desde a sexta-feira piorou e o início da prova foi postergado em mais de 30 minutos. Depois de três voltas de alinhamento, a primeira largada se deu com o carro de segurança na pista, mas a reclamação da visibilidade dos pilotos fez com que a direção de prova acionasse a bandeira vermelha. A etapa belga foi a sexta vitória de Verstappen em 2021. Porém, com apenas metade da pontuação computada – já que menos de 75% da corrida foi realizada, o holandês leva apenas 12,5 pontos; Russell soma nove e Hamilton anota 7,5. Assim, o britânico da Mercedes se mantém na liderança do campeonato de pilotos com 202,5 pontos contra 199,5 do rival.
—-
De igual modo, a Mercedes também conseguiu administrar a vantagem no Mundial de Equipes, embora a RBR tenha diminuído a diferença; a heptacampeã soma 310,5 enquanto a RBR anota 303,5. Antes empatada com a Ferrari em pontos, a McLaren retomou o terceiro lugar, superando a escuderia com 2,5 pontos – são 169 contra 165,5.
==========
Hoje, às seis da tarde, tem Live de Segunda, com toda a equipe do Toque de Bola. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!
O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.
Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte