TITE CONVOCA SELEÇÃO BRASILEIRA COM NOVIDADES NA LISTA
O técnico Tite convocou nesta sexta feira os jogadores da próxima data Fifa contra Colômbia e Argentina, nos dias 11 e 16 de novembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. A novidade é a convocação de somente um jogador que atua em clubes do país para os duelos da seleção brasileira.
———–
O nome é de Gabriel Chapecó, do Grêmio. A medida do técnico vai ao encontro do que a cúpula da CBF queria e evita um desgaste maior com os clubes nacionais, já que diminui o número de desfalques na reta final do Brasileirão entre os líderes. Os próximos compromissos da seleção desfalcariam clubes em três rodadas da Série A, trigésima primeira, segunda e terceira.
————
A lista de Tite trouxe a volta de Philippe Coutinho, do Barcelona, após o meia ficar longo período afastado da seleção por lesão e opção do técnico. “Coutinho é um grande jogador retomando seu padrão. É uma oportunidade”, disse Tite. Uma das principais ausências foi Vinicius Junior. Ele vive boa fase e é titular no Real Madrid, mas acabou fora da lista. Tite elogiou o atacante, mas destacou os desempenhos de Antony e Raphinha nos últimos jogos da seleção.
—————
A lista de convocados então tem os goleiros: Alisson do Liverpool, Ederson do Manchester City e Gabriel Chapecó do Grêmio. Laterais: Danilo e Alex Sandro da Juventus, Emerson do Tottenham e Renan Lodi do Atlético de Madri. Zagueiros Eder Militão do Real Madrid, Lucas Veríssimo do Benfica, Marquinhos do PSG e Thiago Silva do Chelsea
Meias são Casemiro do Real Madrid, Fabinho do Liverpool, Fred do Manchester United, Gerson do Olympique de Marselha, Lucas Paquetá do Lyon e Phillipe Coutinho do Barcelona. Atacantes: Antony do Ajax, Firmino do Liverpool, Gabriel Jesus do Manchester City, Matheus Cunha do Atlético de Madri, Neymar do PSG e Raphinha do Leeds.
—————
A última vez que uma lista inicial anunciada não tinha jogadores do futebol nacional foi para os jogos amistosos contra Argentina e Coreia do Sul, em novembro de 2019.
————-
Nas convocações mais recentes de Tite, não chamar quem está em território nacional poupa Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro e Internacional, que cederam recentemente Gabigol, Éverton Ribeiro, Weverton, Guilherme Arana e Edenílson. Mas os clubes ainda ficam sujeitos a perder nomes por convocações de outras seleções sul-americanas e em caso de necessidade do Brasil, foi o que disse Juninho Paulista, coordenador da seleção.
————-
Poupar os clubes brasileiros ganhou relevância maior pela decisão recente da CBF de não adiar mais as partidas de quem tivesse jogador convocado. A estratégia foi usada neste ano em junho e setembro, mas a maioria dos clubes fez pressão contrária em outubro.
========================================
O comportamento na internet de Matheus Bachi, filho de Tite e auxiliar técnico da seleção brasileira, tem causado incômodo e preocupação à direção da CBF. Matheus curtiu uma série de postagens de páginas no Instagram que publicam conteúdo crítico aos movimentos feminista e LGBT, também fazem críticas à imprensa profissional e ao que chamam de “comunismo”. As páginas publicam ainda conteúdo pró-armas e contra o isolamento social.
As curtidas foram descobertas pela CBF, na esteira do episódio protagonizado por Maurício Souza, jogador de vôlei que teve seu contrato rescindido pelo Minas Tênis Clube por ter publicado posts homofóbicos no Instagram. Um dos motivos pelos quais Souza foi demitido do Minas Tênis Clube foi a pressão de patrocinadores, entre eles a Fiat que também é patrocinadora da seleção.
A CBF divulgou uma nota oficial na qual afirma que “tomou conhecimento dos fatos e conversou diretamente com o funcionário citado, que reconheceu seu erro ao ‘curtir’ o post, pois não compartilha de tal opinião”.
A entidade disse ainda que “reforça seu compromisso com um futebol livre de qualquer preconceito ou discriminação. Por meio da campanha ‘Todos Iguais’, existente há quase uma década, defende um esporte solidário e que integre todas as cores, origens, crenças, gêneros ou condições físicas, utilizando como plataforma de divulgação suas competições e atividades da Seleção Brasileira”.
========================================
Trigésima segunda rodada da Série B teve mais jogos na quinta. O Guarani venceu por 1 a 0 o Sampaio Corrêa no Castelão. No segundo tempo, Luís Gustavo fez pênalti em Allan Victor, foi expulso após o lance, e o Guarani fez o único gol da partida. Com o resultado, o Guarani chegou aos 49 pontos, e ocupa até o momento a sexta colocação na tabela. Já o Sampaio Corrêa permanece com 40 pontos, mas agora está na segunda página da competição, podendo ainda perder posições ao longo da rodada.
No apagar das luzes, o Brasil de Pelotas venceu o Náutico por 3 a 2, no Estádio Bento Freitas. Em duelo cheio de oportunidades, o Xavante anotou duas vezes com Renatinho e uma com Leandro Camilo, nos acréscimos do segundo tempo após cobrança de escanteio. Já o Timbu balançou as redes com Vinícius e Júnior Tavares.
Com o resultado, o Brasil de Pelotas chegou aos 23 pontos, mas segue na lanterna da competição e virtualmente rebaixado. Já o Náutico permanece na 9ª colocação, com 45 pontos. Além disso, viu a vantagem para o G-4 permanecer em oito pontos e deixa o time pernambucano com chances remotas de acesso para a Série A.
Cruzeiro foi derrotado pelo Remo por 3 a 1 no Independência. Depois de cinco jogos sem vencer na competição, o Leão reagiu e vai se distanciando da zona de rebaixamento. Ainda tentando o acesso, mesmo com as baixíssimas probabilidades, a Raposa precisava da vitória para manter o sonho vivo. Pelo lado paraense, destaque para o goleiro Thiago, com pelo menos seis defesas. Mesmo jogando em casa, o time mineiro não mostrou domínio durante a partida e saiu de campo derrotado.
Com a vitória, o Remo chegou a 41 pontos, subiu para a 11ª colocação e empurrou o Cruzeiro, que tem 39, para o 13º lugar. Até a conclusão da rodada, no sábado, a Raposa ainda pode cair mais duas posições.
E teve polêmica nesse jogo. A diretoria do Remo acusa um torcedor do Cruzeiro de cometer atos racistas. Durante a comemoração de um dos gols do atacante Jefferson foi chamado de “macaco” em um som vindo da arquibancada da Arena Independência.
Nas redes sociais, o Remo divulgou o vídeo, condenou o ato e questionou a Confederação Brasileira de Futebol. Além disso, o clube paraense marcou o perfil do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que denuncia e combate ao racismo.
O Cruzeiro respondeu. O time repudiou as palavras de racismo feitas por um torcedor. Em nota divulgada nas redes sociais na manhã desta sexta-feira, o clube prometeu medidas para identificar o agressor.
“Ganhar ou perder faz parte de uma partida de futebol. O racismo jamais fará. Ano passado pedimos ao torcedor que #RisqueORacismo e hoje, infelizmente, pedimos novamente. O que aconteceu com o atleta Jefferson do Remo, foi, é, e sempre será, inaceitável. Pedimos sinceras desculpas aos dois por acontecer em nossas dependências. Tomaremos todas as medidas que estiverem ao nosso alcance para identificar o agressor e continuaremos lutando para que isso jamais se repita no futebol ou em qualquer outro lugar. #RisqueORacismo”, escreveu a Raposa.
Um último detalhe. A rodada teve início no domingo com a vitória do Vila Nova fora de casa por 3 a 2 contra o Brusque. Na terça, CRB contra o Coritiba e Goiás e Botafogo ficaram em 1 a 1 nos seus confrontos. A rodada segue com jogos nesta sexta e no sábado.
========================================
A escolha do Rei da América de 2021, o melhor jogador da atual edição da Libertadores, já tem o seus candidatos,sendo que todos os seis jogadores são brasileiros e finalistas do torneio. Os concorrentes do Flamengo são os seguintes Gabigol, Bruno Henrique e Arrascaeta. Gabi é o artilheiro da Copa Libertadores, com dez gols.
Outro finalista da Libertadores, o Palmeiras possui o restante na briga pela premiação individual. Weverton, Raphael Veiga e Rony. De acordo com a Conmebol, o vencedor será anunciado na final do torneio, no dia 27 de novembro.
O jogador escolhido será premiado com um anel exclusivo e personalizado com pedras preciosas. A joia ainda não foi revelada. Nas duas últimas edições do campeonato, o prêmio foi entregue para os jogadores Bruno Henrique, do Flamengo, em 2019, e Marinho, do Santos, no ano passado.
========================================
A Conmebol decidiu punir o Barcelona do Equador por atos de racismo praticados por alguns torcedores na partida contra o Flamengo, pela Libertadores. A entidade multou o clube equatoriano em R$30 mil dólares.
Houve ainda a quebra de outras regras previstas nos manuais da entidade e que foram verificadas pelo delegado. Por essas outras questões, os equatorianos foram penalizados com outros R$20 mil dólares, 112 mil. No caso que dispões sobre a injúria, o Barcelona recebeu a multa por conta de gritos de “macaco” dirigidos aos rubro-negros.
Em campo, o Flamengo venceu por 2 a 0, resultado que garantiu os cariocas na decisão.
========================================
O governo uruguaio recebeu listas com nomes de 241 pessoas que estão proibidas de frequentar estádios no Brasil, por decisões judiciais. Segundo as autoridades do país que receberá as finais, elas não poderão entrar no Uruguai no período que antecede as decisões.
O pedido das listas de torcedores considerados violentos e que estejam proibidos de acompanhar jogos de futebol nos estádios foi encaminhado às promotorias de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, estados brasileiros dos times envolvidos nos jogos que serão em Montevidéu, e também às federações estaduais que mantêm listas atualizadas de pessoas proibidas pela Justiça de frequentar estádios por condutas violentas.
São Paulo enviou uma lista com 133 nomes, 25 deles vinculados com torcidas do Palmeiras, finalista da Libertadores, o rival no estádio Centenário será o Flamengo. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro relacionou 108 nomes, sem associá-los com clubes. O número é inferior aos enviados por São Paulo e Rio a final da Sul-Americana será entre Athletico-PR e Red Bull Bragantino.
Se houver brigas entre torcedores do Flamengo e do Palmeiras antes, durante ou depois da final da Libertadores, os clubes correm o risco de punição pela Comissão de Disciplina da Conmebol, apesar de a segurança da partida de 27 de novembro ser de responsabilidade da confederação.
========================================
As inscrições para a RTR Ultra Trail estão na reta finl. A prova que terá ultramaratona de 54 quilômetros e também percursos de dez e 20 quilômetros será disputada neste domingo, na zona rural de Resende Costa. Um dos organizadores, Wanderson Nascimento, explica quem pode se inscrever para a competição.Se quiser saber outras informações sobre a RTR Ultra Trail não perca o #girandoabola desta sexta, às 17h30. O programa apresentado por Ivan Elias vai falar sobre este e outros eventos do fim de semana.