NOVAS REGRAS NO FUTEBOL SÃO DEBATIDAS PELA FIFA EM REUNIÃO
A opção de adotar ou não cinco substituições nas partidas vai ser mantida de forma permanente nas regras do futebol. A decisão veio após reunião entre representantes da Fifa e da Federação Internacional de Futebol, a IFAB, que é a entidade que determina as leis do jogo. A regra ia valer apenas até o fim da Copa do Mundo de 2022. Após as solicitações de várias associações nacionais pelo mundo, os dois órgãos decidiram que essa seja uma opção permanente prevista no futebol. Cada organização decide se vai adotar ou não em seus campeonatos.
As cinco substituições foram uma novidade no futebol com a retomada do esporte após a paralisação no primeiro semestre de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus. As mudanças durante o jogo podem ser feitas com três paralisações, além do intervalo. Em casos de prorrogação, uma substituição adicional também é permitida.
As principais ligas do mundo adotaram a regra e continuam a utilizá-la. Dentre os campeonatos mais importantes, apenas a Premier League, na Inglaterra, não a manteve. O Campeonato Inglês liberou as cinco substituições quando voltou após a pausa causada pela pandemia mas desde 2020, voltou a liberar apenas três mudanças.
A reunião também discutiu possíveis mudanças no protocolo do VAR, dentre elas, a adoção de desafios por parte das equipes envolvidas. A ideia foi levada à Fifa e à IFAB pela Conmebol, que também quer que o tempo do jogo seja parado durante a consulta ao vídeo. As duas entidades apenas informaram que a proposta foi debatida e não deram detalhes sobre planos futuros para a implementação da mudança.
O encontro também debateu o pedido da Conmebol para que possa fazer intervalos de 25 minutos em ocasiões especiais, como em suas finais únicas da Sul-Americana e Libertadores, mas a proposta não foi bem aceita. Segundo a IFAB, há uma preocupação com o “possível impacto negativo no bem-estar dos atletas com o longo período de inatividade”.
========================================
A Fifa foi condenada por apropriação do spray de barreira, inventado pelo brasileiro Heine Alemane. A decisão a favor de Heine condenou a entidade em primeira instância ao pagamento de indenização de mais de 50 milhões. O processo foi aberto em 2017, quando a Fifa retirou o spray de seu livro de regras, mas manteve o uso em jogos oficiais, incluindo na Copa do Mundo masculina em 2018 e na Copa feminina em 2019. Para Heine, o reconhecimento por parte da Justiça é um feito épico que vai influenciar em decisões futuras.
O spray de barreira inventado pelo brasileiro permite a marcação do campo de jogo com uma espuma, que desaparece depois de segundos e auxilia no cumprimento da regra de distância para cobranças de falta. A Spuni Comércio de Produtor Esportivos, empresa de Heine, conseguiu a visibilidade do produto em 44 países. Ficou decidido também o pagamento de 50 mil pela utilização do spray na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com a marca da Spuni coberta. A entidade ainda pode recorrer da decisão em segunda instância.
========================================
O Athletico Paranaense está na final da Copa do Brasil. O Furacão venceu o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Na ida, em Curitiba, os times empataram em 2 a 2. Nikão fez os dois primeiros gols dos paranaenses, ambos no primeiro tempo, e Zé Ivaldo fechou o placar nos acréscimos. O Flamengo sofreu com desorganização em campo e, nos poucos momentos em que conseguiu ser perigoso, parou em atuação para lá de segura do goleiro Santos.
O outro finalista é o Atlético Mineiro. O Galo venceu o Fortaleza por 2 a 1, na Arena Castelão, com gols de Diego Costa e Hulk. Romarinho anotou para o Leão. No primeiro duelo, o Galo venceu por 4 a 0, em casa. O Atlético Mineiro vai enfrentar o Athletico Paranaense na final, que ocorre em dezembro.
========================================
O técnico do Flamengo Renato Gaúcho se reuniu com a cúpula de futebol e colocou seu cargo à disposição. Em conversa com Marcos Braz, vice-presidente de futebol, e com o diretor Bruno Spindel, o comandante disse entender a demissão, mas a direção manteve o treinador. Renato foi à entrevista coletiva e defendeu a produção ofensiva de sua equipe no jogo. Já quando estava 3 a 0, ele foi hostilizado pela torcida e teve de ouvir gritos por Jorge Jesus.
========================================
Em partida atrasada da 23° rodada do Campeonato Brasileiro, o Santos deu um importante passo na luta contra o rebaixamento e venceu o Fluminense, na Vila Belmiro, por 2 a 0. Madson e Diego Tardelli fizeram os gols da partida. Com o resultado positivo, o Peixe alcança os 32 pontos, ultrapassa o Juventude, no 16° lugar e sai da zona de rebaixamento do Brasileirão. O Tricolor da Laranjeiras deixa de somar sua terceira vitória consecutiva e estaciona nos 38 pontos, ficando em 8º.
E teve mais um jogo atrasado. Ceará e Bahia ficaram no 1 a 1 na Arena Fonte Nova, em Salvador. Mendonza abriu o placar aos 8 do segundo tempo para o Vozão e Gilberto descontou logo em seguida, aos 11 minutos. Com o resultado, o Bahia permanece bem próximo da zona de rebaixamento, com 32 pontos, na 15º posição. Soma três a mais que o Juventude, primeiro na zona da degola. Já o Ceará chega a 33 e assume a 14° posição.
========================================
A Justiça do Trabalho condenou a Chapecoense a pagar 14 milhões para a família do zagueiro Thiego, vítima da tragédia aérea da Chape, em novembro de 2016. A quantia é referente à indenização por danos morais, materiais e pendências financeiras. O Verdão do Oeste tentou recurso para reverter a decisão em outubro de 2020. Ainda cabe recurso no Tribunal Superior do Trabalho. Além de cobrir parte dos danos da tragédia, a quantia também se refere aos pagamentos que Thiego receberia por direitos de imagem do clube, e de parte do seguro de vida e de acidente pessoal.
Recentemente, um documento apontou que mais empresas seriam responsáveis pelo seguro do voo que caiu na Colômbia. A maior parte das famílias ainda segue sem receber indenização.
========================================
Marcelo Cabo não é mais técnico do Goiás. Cabo dirigiu o time em 19 jogos, obtendo oito vitórias, seis empates e cinco derrotas. Nesta quinta, o martelo foi batido, e a decisão foi anunciada no já tradicional “comum acordo”. Pesou para a saída do treinador a queda de rendimento do time nas últimas rodadas da Série B. Integrante do G-4 durante praticamente todo o Campeonato Brasileiro, o Verdão está em quarto lugar, com 53 pontos.
Porém, nas últimas oito rodadas, o Goiás somou quatro derrotas, dois empates e duas vitórias. O CRB tem dois pontos a menos e já atuou na trigésima segunda rodada. O Vasco, com um jogo a menos, pode se aproximar se vencer o CSA nesta sexta.
========================================
A diretoria do Cruzeiro iniciou o pagamento dos salários atrasados do elenco profissional. Os vencimentos são referentes aos meses de setembro e outubro. O clube ainda tem débitos do ano de 2020. A diretoria celeste conseguiu o valor para o pagamento total dos salários atrasados, cerca de 9 milhões, em um acordo com o empresário e dono do Supermercados BH, Pedro Lourenço. O dinheiro foi repassado por meio da locação do prédio da antiga sede do clube, no bairro Barro Preto.
O clube também pagou os salários do time feminino. A expectativa é que até o início da próxima semana, a categorias de base, além da sede social e setor administrativo tenham os pagamentos em dia.
========================================
O atacante Neymar foi à Justiça contra a cantora Zélia Duncan pedindo explicações contra críticas feitas pela artista no Twitter. Os advogados do jogador do PSG querem respostas referentes a um tweet onde Zélia diz, entre outras coisas, que Neymar é “uma decepção”.
Segundo o processo, os advogados viram no tweet de Duncan afirmações que podem indicar “lesão à honra de Neymar Júnior, difamação”, além de considerarem que as palavras “ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e podem ter reflexos penais”.
Os advogados questionam se a artista gostaria de aproveitar o processo para se retratar das afirmações, apresentando desculpas formais ao atleta a serem reproduzidas nas mesmas redes sociais. O jogador ainda pediu segredo de Justiça no processo. Segundo o estafe de Zélia Duncan, a cantora ainda não tem conhecimento sobre o assunto.
========================================
Após confessar ser o responsável pelo voo que matou o argentino Emiliano Sala, em 2019, o empresário britânico David Henderson foi declarado culpado, segundo um tribunal do País de Gales. O atleta viajava de Nantes, na França, para se apresentar ao Cardiff City, mas o avião que o transportava caiu no Canal da Mancha após ficar desaparecido.
Henderson era quem estava escalado para pilotar a aeronave, mas deu função a David Ibotson pouco antes da decolagem. O corpo do piloto nunca foi encontrado. David Henderson foi acusado de imprudência e negligência que poderia ter colocado em perigo o voo.
No julgamento, o júri popular decidiu por considerar David Henderson como culpado e a pena será divulgada no dia 12 de novembro. O empresário pode ser condenado a até sete anos de prisão.
========================================
Após ter seu contrato encerrado com o Minas Tênis Clube por conta de declarações homofóbicas, o central Mauricio Souza voltou a abordar o assunto em seu Instagram. O jogador de vôlei publicou uma foto do personagem Superman beijando a heroína Mulher-Maravilha e a imagem foi exibida, pouco antes, no perfil do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro. O ato se dá em referência à crítica feita pelo atleta da seleção brasileira quando disparou contra a revelação da DC Comics de que o atual herói, Joe Kent, é bissexual.
O técnico da Seleção Brasileira de vôlei, Renan dal Zotto, disse ao Globo, que está decepcionado com o atleta, e afirmou ser contra qualquer tipo de preconceito, homofobia e racismo. Renan afirmou que em seu time não há espaço para tais atitudes.
========================================
O Rio Open de tênis confirmou a realização da oitava edição, de 12 a 20 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro do Rio de Janeiro. Depois de um ano sem a realização do evento, a organização seguirá todos os protocolos sanitários no município para garantir a segurança de todos os presentes.
O Rio Open é um dos três eventos de nível ATP 500 disputados no piso de saibro, junto com Hamburgo e Barcelona. Em sua oitava edição, o torneio vai manter a tradição com jogadores da elite do tênis mundial na chave principal.