Toque Notícia 14h dia 27-07-2021

=========

BRASIL TEM MELHOR INÍCIO DA HISTÓRIA NOS JOGOS OLÍMPICOS!

Pela primeira vez na história, o Brasil tem, após quatro dias de disputas, cinco medalhas conquistadas em uma edição das Olimpíadas. Até o momento, o país tem um ouro, duas pratas e dois bronzes, superando, e muito, qualquer início de campanha na história. Como comparação, nas Olimpíadas do Rio, há cinco anos, o Brasil só atingiu a marca de cinco medalhas no oitavo dia oficial de eventos. Com quatro dias, eram apenas duas. E, ao término dos Jogos, a delegação bateu o recorde de pódios com 19 medalhas, sete ouros, seis pratas e seis bronzes.

——————–

O melhor desempenho do país na história após quatro dias de Olimpíadas era de Londres 2012, quando tinha três pódios: um ouro, uma prata e um bronze. O sucesso desse início veio por conta dos esportes que jamais tinham sido disputados nos Jogos: skate e surfe. Na projeção inicial extraoficial de medalhas do COB, o Brasil estaria, neste momento, com dois ouros, duas pratas e dois bronzes, um pouco melhor do que está atualmente. Mas, ao que tudo indica, esportes como ginástica e boxe podem levar mais medalhas do que o previsto. Isso sem contar campanhas promissoras no handebol e na vela. A meta é conseguir ao menos 20 medalhas e quebrar o recorde histórico de pódios brasileiros. Já superar o maior número de ouros, conquistados em 2016, ficou um pouco mais complicado, sem pelo menos um título no skate street.

=========

“Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem”. Foi assim que Italo Ferreira explicou os sentimentos após conquistar a primeira medalha de ouro na história do surfe nas Olimpíadas. E o primeiro ouro do Brasil nos Jogos. A final foi antecipada para a madrugada de terça feira no horário brasileiro por causa da aproximação de um tufão. Italo enfrentou na final o japonês Kanoa Igarashi, que eliminou Gabriel Medina na semifinal, e não deu chance ao adversário vencendo por 15,14 contra 6,60 do rival. Apesar do placar confortável, houve um susto no começo: a prancha de Italo Ferreira quebrou. Ele teve que voltar à areia, pegar a prancha reserva para voltar ao mar revolto de Tsurigasaki. Em seguida, o surfista potiguar que treinou para as Olimpíadas na cidade natal, Baía Formosa, foi agressivo, conseguiu três notas boas e sacramentou o ouro mesmo antes da competição terminar. Em entrevista após a conquista, Italo Ferreira destacou que gostaria que a avó tivesse viva para ver a vitória. Contou que treinou muito e agradeceu a Deus por ter realizado o sonho. No pódio, ele deu um mortal para celebrar, aplaudido pela delegação brasileira. E em Baía Formosa, os moradores foram para as ruas comemorar a vitória do campeão mundial de surfe em 2019.

=========

O japonês Kanoa Igarashi evitou a dobradinha brasileira na final ao vencer Gabriel Medina de virada na semifinal. O japonês conseguiu um aéreo de 9.33, vencendo a bateria por 17.00 a 16.76 na reta final da disputa. Houve reclamação nas redes sociais quanto ao critério dos juízes que deram uma pontuação menor a um aéreo de Medina minutos antes. Na disputa do bronze, Medina perdeu para o australiano Owen Wright por pouco. Ele teve a esperança de virar na última manobra, mas não conseguiu nota suficiente e foi derrotado por 11.97 a 11.77. Inconformado com as notas dos juízes no Japão, Gabriel Medina disse que “é triste quando isso acontece. É dificil passar o ano treinando, se esforçando, e chegar nisso. Mas minha parte fiz, estou amarradão, fiz o meu melhor, e agora é continuar trabalhando. Têm coisas que não dá para entender, mas tinha que ser assim”. No feminino, o Brasil ficou fora da disputa por medalha quando Silvana Lima foi eliminada nas quartas de final pela americana Carissa Moore. E Moore foi a campeã vencendo a sul-africana Bianca Buitendag na decisão. A japonesa Amuro Tsuzuki ficou com o bronze.

=========

O Brasil bateu a República Dominicana por 3 sets a 2 e continua invicto após dois jogos no vôlei feminino. Fernanda Garay foi o destaque do Brasil, com 26 pontos, e ofereceu a vitória de presente para Carol Gattaz, que completa 40 anos hoje. Brayelin Martinez foi o grande destaque das dominicanas, com 24 pontos. As adversárias venceram o primeiro set por 25 a 22. O Brasil ganhou as duas parciais seguintes por 25 a 17 e 25 a 13. No quarto set, a República Dominicana fez um 25 a 23 e levou o jogo para o tié-break, que terminou 15 a 12 para o Brasil. A Sérvia venceu os dois primeiros jogos por três sets a zero e lidera o grupo A. O Brasil vem logo atrás, com dois sets perdidos. As duas seleções se enfrentam no sábado de olho na liderança da chave. Japão, Quênia, República Dominicana e Coréia do Sul brigam pelas outras duas vagas para as quartas-de-final.

=========

Com um time cheio de reservas em campo e em um jogo muito truncado, a seleção brasileira feminina venceu a Zâmbia, por 1 a 0, nesta terça, em Saitama, no encerramento da fase de grupos das Olimpíadas de Tóquio. O resultado se classificou a equipe brasileira no Grupo F do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Andressa Alves marcou, de falta, o único gol da partida, aos 18 minutos do primeiro tempo. O Brasil terminou com os mesmos sete pontos da Holanda, que goleou a China por 8 a 2 e ficou em primeiro pelo saldo de gols. Na próxima sexta, às cinco horas da manhã, horário de Brasília, a seleção brasileira vai enfrentar o Canadá, em Miyagi, pelas quartas de final. No mesmo lado da chave do Brasil, a Holanda enfrenta os Estados Unidos. Do outro lado, as quartas de final do futebol feminino têm: Austrália x Grã Bretanha; e Japão x Suécia

O Brasil fez história mais uma vez no tênis de mesa. Depois de dois mesa-tenistas nas oitavas pela primeira vez em todas as edições das Olimpíadas, foi a vez de Hugo Calderano conseguir uma classificação inédita para as quartas de final ao bater o sul-coreano Jang Woojin, número 12 do ranking, por 4 sets a 3, parciais de 11/7, 9/11, 6/11, 11/9, 4/11, 11/5 e 11/6.

Com o resultado, o brasileiro superou seu próprio desempenho na Rio 2016, quando parou nas oitavas, assim como a campanha de Hugo Hoyama em Atlanta 1996. Esperança de pódio em Tóquio, Calderano encara nas quartas o alemão Dimitrij Ovtcharov. O jogo será nesta quarta, às nove da manhã, horário de Brasília.

Já Gustavo Tsuboi que também disputou as oitavas de final do torneio individual de tênis de mesa, foi derrotado. Ele caiu para Lin Yun-Ju, de Taiwan, número seis do mundo e quinto cabeça de chave dos Jogos Olímpicos, por 4 sets a 2. Após estar perdendo por 3 a 0, Tsuboi reagiu, mas não conseguiu a virada.

=========

As redes sociais são implacáveis. O astro do Dallas Mavericks, da NBA, e principal jogador da seleção de basquete da Eslovênia, Luka Doncic, foi flagrado em uma festa clandestina dentro da Vila Olímpica. Imagens do jogador vazaram em postagens da atleta de basquete Cristina Ouviña, da Espanha, segundo o jornal espanhol Mundo Desportivo. De acordo com a publicação, Doncic comemorou vitória na estreia de sua seleção contra a Argentina jogando pôquer e bebendo vodca. As imagens mostram o esloveno sem camisa ao lado de companheiros de seleção e foram prontamente apagadas por Ouviña após os primeiros comentários nas redes sociais. Apesar disso, um internauta tirou prints e os postou no twitter. Posteriormente, o mesmo internauta usou outro perfil para dizer que teve a conta suspensa. Nem o jogador nem o Comitê Olímpico da Eslovênia comentaram o caso até o momento. A seleção volta a jogar na próxima quinta, contra o Japão.

=========

OLHO NO QUADRO! Vamos conferir como estão as conquistas de medalhas até aqui nos Jogos Olímpicos de Tóquio:

Os donos da casa seguem na ponta, com 10 ouros, 3 pratas 5 bronzes. Os Estados Unidos estão em segundo com 9 ouros, 8 pratas e 8 bronzes. Com a mesma quantidade de ouros dos americanos, a China é a terceira, perdendo no desempate das pratas, que tem 5, e com 7 bronzes.

O Brasil deu um salto do 26º para o 14º lugar no quadro de medalhas com o ouro de Ítalo Ferreira, além de duas pratas e dois bronzes. Se conquistarem mais um ouro neste momento, os brasileiros saltam para o décimo lugar da classificação. As maiores chances do dia são no Judô.

========

Módulo Dois – No encerramento da quinta rodada, Democrata e Ipatinga ficaram no zero a zero na partida disputada na tarde de segunda-feira em Governador Valadares. O Democrata chegou a oito pontos e o Ipatinga soma dois pontos. Quem não gostou do resultado foi o Tupynambás, que perde nos critérios de desempate para o Democrata de Governador Valadares e caiu para o quinto lugar. O Aymorés agradeceu: se o Ipatinga vencesse, o time de Ubá cairia para a lanterna da competição.

——————–

Após a quinta rodada, a tabela traz o Nacional de Muriaé na liderança com 11 pontos. Um a mais que o Villa Nova, segundo colocado. Betim e Democrata de Governador Valadares, com 8 pontos, fecham o G4. Também com 8 pontos, o Baeta está em quinto. Os três times a seguir estão com 7 pontos: Tupi em sexto; Serranense em sétimo e Guarani em oitavo. Democrata de Sete Lagoas é o nono com 5 pontos. União Luziense está em décimo com quatro pontos. Na zona de rebaixamento estão Aymorés, em décimo primeiro, com 3 pontos e Ipatinga é o lanterna, com dois pontos. 

A próxima rodada será disputada na tarde de sábado, 31 de julho. Todas as informações sobre o Módulo 2 do Campeonato Mineiro você pode conferir no nosso portal.

================

A Série A do Campeonato Brasileiro terminou com dois jogos na segunda. O Juventude recebeu a Chapecoense, no Alfredo Jaconi, e venceu por 1 a 0. Já o Cuiabá, mesmo jogando em casa, perdeu para o Corinthians, por 2 a 1. Com o encerramento da série de jogos, não tivemos alterações nas sete primeiras posições. A ponta permanece com o Palmeiras, que soma 31 pontos. O Atlético Mineiro está logo atrás, com 28, seguido de perto pelo Fortaleza, que tem 27. O Bragantino fecha o G4 com 24 pontos.

——————-

Na quinta colocação está o Athletico Paranaense, com 23 pontos, dois a mais que o Flamengo, sexto colocado. O Ceará tem 19 pontos é o sétimo. Em oitavo aparece agora o Atlético Goianiense, com 18 pontos. Abrindo um grupo de três times, todos com 17 pontos, está o Bahia, em nono, seguido por Corinthians e Fluminense. Com 16 pontos estão Santos e Juventude, com os paulistas ficando na décima segunda colocação no saldo de gols. O Internacional tem 14 pontos e caiu para a décima quarta colocação. O Cuiabá, com 12 pontos é o décimo quinto, e o Sport, com onze, é o décimo sexto e último time antes da zona de rebaixamento. 

———————

Abrindo a região mais temida da tabela do Brasileirão está o São Paulo, com os mesmos onze pontos do Sport, mas prejudicado pelo saldo de gols. O América Mineiro é o décimo oitavo, com dez pontos, seguido do Grêmio com sete e da lanterna, Chape, com apenas quatro pontos somados. Apesar desta ter sido a décima terceira rodada do Brasileiro, Grêmio e Flamengo entraram em campo apenas onze vezes. Athletico Paranaense e Cuiabá têm doze partidas.

——————-

A décima quarta rodada do Brasileirão será no próximo fim de semana. Com exceção do confronto entre Fluminense e Juventude. Por conta do adiamento do jogo do Flu pela Libertadores, contra o Cerro Porteño, por conta do falecimento do filho do técnico do time paraguaio, Carlos Arce, a CBF resolveu realizar o embate entre o Tricolor e o Criciúma nesta quarta e sábado. Assim, por conta do jogo de volta contra os catarinenses, o Fluminense não entra em campo neste fim de semana pelo Brasileiro. Vai se juntar à turma do asterisco e confronto pela décima quarta rodada com o Juventude será reagendado.     

========

A bola rola pelas oitavas de final da Copa do Brasil nesta semana. Na terça, o Vitória recebe o Grêmio no Barradão às 9 e meia da noite. Fluminense e Criciúma se enfrentam duas vezes em quatro dias. O jogo de ida será nesta terça, às 7 e 15 da noite, no Heriberto Hülse. A partida de volta será no sábado, às 4 e meia da tarde, no Maracanã, por causa do compromisso do tricolor carioca pela Libertadores contra o Cerro Porteño na próxima semana.

——————

Na quarta, serão quatro jogos. Athletico Paranaense e Atlético Goianiense jogam às 4 da tarde na Arena da Baixada. Santos e Juazeirense se enfrentam às 7 e 15 na Vila Belmiro. Atlético e Bahia jogam no Mineirão às 9 e meia da noite. No mesmo horário, São Paulo e Vasco entram em campo no Morumbi. A rodada de ida termina na quinta-feira, com Fortaleza e CRB no Castelão às 4 e meia da tarde. E Flamengo e ABC se enfrentam no Maracanã às 8 da noite. Os jogos de volta das oitavas de final da Copa do Brasil serão disputados na semana que vem.

========

A Conmebol anunciou que a final da Copa Libertadores deste ano será disputada no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu. Trata-se de uma modificação no planejamento inicial da confederação, que previa na tabela original que o título fosse definido uma semana antes, no dia 20, sábado. 

A decisão da Copa Sul-Americana estava prevista para o dia 6 de novembro, mas foi adiada para o dia 20. Essa partida única também ocorrerá no Estádio Centenário. A Conmebol não informou o motivo da alteração das datas.

A confederação sul-americana de futebol havia definido o Estádio Centenário como o palco das duas finais em maio, de maneira surpreendente, já que a arena não fazia parte da lista inicial. O estádio se tornou uma das opções favoritas da Conmebol depois de o governo do Uruguai atuar como intermediário para a obtenção de 50 mil vacinas contra a Covid-19 do laboratório chinês Sinovac.

Também pesou a favor do Uruguai o ritmo de vacinação da população, que garantiria a possibilidade de fazer os jogos com portões abertos e presença de público. Essa será a terceira vez que a Copa Libertadores será decidida em sede única, em campo neutro. As outras duas foram em Lima, em 2019, com o duelo entre Flamengo e River Plate, e no Maracanã, no ano passado, em que o Palmeiras venceu o Santos.

======

Hoje, às seis da tarde, tem Garotas no Toque com a atleta de jiu-jítsu paradesportivo Marcelina do Nascimento. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!

O Toque Notícia é sempre de segunda e sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.   

Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte

 

Deixe seu comentário