CAMPEONATOS NACIONAIS TEM JOGOS DECISIVOS EM RETA FINAL DAS COMPETIÇÕES
Vamos começar pela vigésima oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. A rodada teve início no confronto entre Santos e América Mineiro, cinco da tarde. O Peixe foi derrotado por dois a zero e acabou ficando na zona de rebaixamento depois da vitória do Bahia no domingo. O Coelho fica ainda mais distante da temida zona dos quatro últimos colocados.
O fato mais curioso da partida na Vila Belmiro. Treinador Fábio Carille lançou Jean Mota no finalzinho do primeiro tempo. Com apenas um minuto em campo ele cometeu um pênalti em contra-ataque do América e foi expulso pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique.
Juventude e Ceará ficaram no zero a zero no Alfredo Jaconi. O Ceará ainda não venceu como visitante na competição
O atacante John Kennedy se transformou no nome da partida no clássico Fla –Flu. Ele marcou dois gols nos três a um sobre o Flamengo no Maracanã. Os dois times entraram em campo desfalcados e o tricolor levou a melhor, ficando mais próximo da briga por uma vaga na Taça Libertadores da América. Renê chegou a descontar em dois a um mas o atacante Abel Hernandes, que entrou na vaga de Kennedy, acertou um belo chute no ângulo e fechou o placar.
O Fortaleza nem deu tempo de a equipe mista do Athletico Paranaense respirar no Castelão. Logo no início, já marcou com Lucas Lima depois não encontrou dificuldades para fechar em três a zero. mana por 4 a 0 para o Atlético Mineiro pela Copa do Brasil.
O líder Atlético Mineiro deu um grande susto na torcida assim que a bola rolou diante do Cuiabá no Mineirão. Nathan Silva recuou a bola, o goleiro Everson não dominou e a bola entrou. O drama só não foi maior porque pouco tempo depois Hulk empatou, após boa jogada da esquerda e deixou o placar em um a um. Nos acréscimos da etapa inicial, Guilherme Arana “achou” um ótimo cruzamento e Jair fez, de cabeça, o gol da virada. O resultado não se alterou até o final e o Galo conseguiu vencer por dois a um e manter distância confortável na liderança. No sábado, tem Flamengo e Atlético no Maracanã.
O Internacional e Corinthians fizeram partida bastante movimentada no Beira Rio. O Colorado abriu o placar, sofreu a virada do Timão e conseguiu empatar nos acréscimos. As duas equipes seguem firmes na briga por vaga na Taça Libertadores da América.
No jogo entre Bragantino e São Paulo no Nabi Abi Chedid a equipe da casa levou a melhor por um a zero. Lance que chamou a atenção ocorreu quando a partida estava empatada ainda na etapa inicial. Luciano, do tricolor paulista, trabalhou a jogada, entrou na área e na hora de concluir quem emendou foi o seu companheiro de equipe, Pablo. Ocorre que Pablo isolou por cima da meta.
No jogo de oito e meia da noite o Bahia “amassou” a Chapecoense, vencendo por três a zero na Fonte Nova. O time baiano deixa a zona de rebaixamento e empurra o Santos para o lugar da classificação que ninguém quer ocupar.
========================================
Dois jogos completam a rodada nesta segunda-feira. Oito da noite o Atlético Goianiense recebe o desesperado Grêmio. O Atlético entra em campo animado pela vitória em cima do líder Atlético Mineiro na rodada passada e também por ter quebrado uma sequência de 10 jogos sem vencer em casa.
Já o Grêmio chega pressionado pela luta contra o rebaixamento. Na vice-lanterna com 26 pontos, fará a segunda partida sob o comando do técnico Vagner Mancini e tenta manter a empolgação após a vitória sobre o Juventude.
Nove e meia o Palmeiras será anfitrião diante de mais uma equipe que luta contra a queda, o Sport Recife, na Arena. Depois de uma fase ruim no campeonato, o Verdão vem de três partidas sem perder, sendo duas vitórias consecutivas, contra Internacional e Ceará. A pouco mais de um mês da final da Libertadores, o Verdão tenta se manter ao menos no G-4 do Brasileirão até lá. Caso vença, o time de Abel Ferreira assume a vice-liderança.
O Sport tenta retomar o caminho das vitórias, perdido há duas rodadas em que foi derrotado pelo Cuiabá e empatou com o Santos, desperdiçando chances de sair do Z-4. O Leão tem outra possibilidade de deixar a zona de queda caso vença.
========================================
Na Série B, o Avaí venceu o Cruzeiro no estádio da Ressacada, em Florianópolis. O gol da vitória foi marcado por Lourenço, aos 11 minutos da etapa final. Com o triunfo, o Avaí chega aos 53 e se consolida no G-4 da competição, com três de vantagem em relação ao CRB, quinto colocado. O Cruzeiro, segue na 12ª posição, com chances remotas de acesso.
O Confiança venceu o Guarani por 2 a 1. O Bugre abriu o placar nos minutos finais do primeiro tempo com Bruno Sávio, cobrando pênalti. O mesmo jogador Bruno foi expulso ao acertar o braço no rosto de Madison. O zagueiro Thales do Guarani também foi expulso aos 36 minutos do segundo tempo ao receber o segundo amarelo. O Bugre sustentava a pressão até que Bruno Silva cometeu pênalti em Neto Berola. O próprio Berola cobrou e igualou o placar. Poucos minutos depois o mesmo camisa 20 foi até o fundo e rolou para Willians Santana virar o placar. O Confiança transformou uma derrota em vitória em cinco minutos.
O Vitória goleou o Brasil de Pelotas no Barradão. A estrela do dia foi David, que marcou duas vezes; Fabinho e Roberto completaram, 4 a 0. O resultado não é suficiente para tirar o Rubro-Negro do Z-4, mas a equipe ganha fôlego na luta pela permanência. Afundado na lanterna, o Xavante vê a Série C cada vez mais perto.
O Operário bateu o CSA por 4 a 2, no estádio Rei Pelé, em Maceió. Em toda a edição desta Série B, o time paranaense não tinha marcado mais do que dois gols em uma única partida. O triunfo quebra uma sequência de dez jogos sem vitória do time paranaense e marca a primeira vitória da equipe sob o comando de Ricardo Catalá. Partida marca os primeiros gols de Rodrigo Pimpão com a camisa do Fantasma. O Azulão, por outro lado, quebrou uma marca de invencibilidade, o time vinha de seis jogos sem derrotas, com cinco vitórias e um empate.
Náutico e Vasco empataram em 2 a 2 nos Aflitos.O Vasco abriu vantagem com gols de Cano e Nenê. O Náutico reagiu ainda no primeiro tempo com Vinícius, de cabeça. E novamente pelo alto chegou ao empate na etapa final, com o zagueiro Yago.
Remo e Ponte Preta entraram em campo sem vencer há quatro jogos na Série B, e foi o lado alvinegro que conseguiu a reabilitação. Com gol de Marcos Júnior no primeiro tempo, a Macaca ganhou por 1 a 0 e respirou na luta contra o rebaixamento. O Remo sofre a terceira derrota seguida.
========================================
A gente ia colocar a classificação, mas se tratando de Série B, já teve jogo da trigésima segunda rodada. O Brusque perdeu por 3 a 2 para o Vila Nova no Augusto Bauer. O time da casa saiu na frente mas viu os visitantes virarem para 3 a 1. Garcez e Tony marcaram para o Quadricolor, mas Clayton, duas vezes, e Diego Tavares decretaram a virada do Tigre fora de casa.
Com o resultado, o Vila chegou aos 42 pontos, ganhou uma posição e subiu para a 10ª colocação. O Tigre pode perder apenas uma posição ao final da rodada. O Brusque permaneceu com os 35 pontos, na 16ª colocação, e segue próximo do Z4. A equipe do Vale do Itajaí tem três pontos a mais que o Londrina e Vitória, primeiros times na zona de rebaixamento, mas não corre risco de entrar no Z4. A rodada segue com jogos na terça, quinta, sexta e no sábado.
========================================
Na série C, pelo Grupo D, o Tombense venceu o Novorizontino por 1 a 0 no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Everton, no início do segundo tempo. O Tigre chegou a balançar as redes na etapa inicial, mas o VAR entrou em ação para anular o gol. Com o resultado, os mineiros dão o troco da derrota sofrida para o próprio Novorizontino, em Tombos.
Com a vitória, o Tombense vai a sete pontos e é o atual a lider do Grupo D. O Novorizontino é o segundo colocação com 6 pontos.
No outro jogo do grupo Ypiranga-RS e Manaus ficaram no 1 a 1. A equipe amazonense abriu o placar com Guilherme Pira e Cristiano empatou. Ambos os gols saíram na segunda etapa.
No Grupo C, o Ituano goleou o Paysandu por 4 a 1 no Estádio da Curuzu, em Belém. A partida ficou marcada pela invasão de uma organizada do clube paraense, paralisando o confronto por mais de 30 minutos. O Ituano marcou com Léo Duarte, Tiago Marques e João Victor, duas vezes. O Papão, que diminuiu com Thiago Santos. No outro jogo, o Botafogo da Paraíba fez 1 a 0 no Criciuma.
O Ituano lidera com 9 pontos, Criciuma e Botafogo da Paraíba tem 5 e o lanterna é o Paysandu com dois.
==============================
Sem Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o clássico entre Real Madrid e Barcelona começa a ganhar novos protagonistas. Segundo a imprensa espanhola, Vinícius Júnior foi um dos principais nomes da partida na qual os merengues venceram por 2 a 1. O camisa 20 chegou a ser tratado como “rei do clássico”.
No programa “Carrusel Deportivo”, diversos jornalistas destacaram a evolução de Vinícius Júnior sob o comando do técnico Carlo Ancelotti em relação ao período em que sob o comando de Zinedine Zidane. Com o treinador italiano, a joia merengue já soma sete gols e cinco assistências na temporada.