Toque Notícia 14h dia 22-10

Uefa quer Brasil e Argentina em super Liga das Nações em contragolpe à Fifa

A União Europeia de Futebol contra-atacou em sua batalha para evitar que a Fifa consiga tirar do papel o projeto de uma Copa do Mundo a cada dois anos. Movimentações da entidade europeia, algumas em conjunto com a Confederação Sul-Americana de Futebol, diminuíram as ações do presidente da federação internacional, Gianni Infantino, que tem viajado o mundo buscando apoio das associações nacionais.

A Uefa apresentou à Conmebol um plano de incluir países sul-americanos na Liga das Nações, o torneio de seleções criado pela união europeia em 2018 para que seus filiados tenham uma competição oficial durante período das datas Fifa em que ocorriam apenas amistosos. Isso agradou à confederação sul-americana. A informação foi revelada pelo jornal italiano Gazzetta dello Sport.

O movimento da Uefa mira principalmente Brasil e Argentina, países que têm chamado atenção da Fifa para apoiar a Copa bienal. CBF e AFA têm tido dificuldade em marcar amistosos contra rivais europeus e teriam na Liga das Nações a chance de encarar fortes adversários do Velho Continente.

A ideia é que os quatro melhores da Liga das Nações europeia ou da Euro e os quatro primeiros da Copa América jogassem um torneio, com regulamento a definir. Isso ocorreria a cada quatro anos.

Uefa e Conmebol abriram recentemente um escritório conjunto em Londres para trabalhar projetos comerciais e de torneios. O primeiro a sair do papel será o confronto entre os campeões da Euro e da Copa América de 2021, Itália e Argentina, em junho de 2022, provavelmente no estádio de Wembley, em Londres.

========================================

Tem mais clubes contra a Copa do Mundo Bienal. Em nota, as federações da Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Islândia e Ilhas Faroe afirmaram serem contra e falaram em tomar atitude drástica caso a ideia seja aprovada. Segundo a Associated Press, essa medida seria abandonar a Fifa, o que é previsto no estatuto da entidade, artigo 18, desde que solicitado até seis meses antes do fim de cada ano.

Além delas, as confederações da Ásia e das Américas do Norte e Central Concacaf, que já haviam dado sinais de que topariam a ideia, recuaram e pediram mais tempo para discussão. Hoje a Fifa só tem uma confederação alinhada, a África.

Esses movimentos esfriaram a ideia de Infantino de correr com a proposta da Copa bienal. A Fifa deve apresentar um relatório até o fim de novembro, que será debatido em 20 de dezembro pelos 211 filiados, em um encontro virtual.

========================================

A exigência do governo do Rio de que o futuro gestor do Maracanã faça pelo menos 70 jogos por ano no estádio passa por uma questão econômica. Pelas contas da Secretaria da Casa Civil, ocupar a agenda do Maracanã com esse número de partidas já assegura uma arrecadação capaz de cobrir ao menos metade dos custos do estádio. A ideia é movimentar o equipamento e gerar receitas para além do aluguel por partida.

O desejo registrado no edital de concessão dará nota mais alta para o candidato que trouxer essa previsão na proposta para administrar o Maracanã pelos próximos 20 anos, em contrato que pode ser prorrogado para 25 anos. As regras já foram publicadas, mas os detalhes serão apresentados na quarta-feira, dia 27,em audiência pública no Palácio Guanabara.

========================================

Teve jogo atrasado da vigésima nona rodada da Série A do Brasileiro. Em uma disputa direta por um lugar no G-6, o Inter ficou no empate em 1 a 1 com o Bragantino.

Maurício aproveitou jogada construída pelo lado direito e abriu o placar da partida no Beira-Rio no primeiro tempo. O time paulista criou algumas oportunidades, mas parou em defesas de Marcelo Lomba e só teve forças para superar o sistema defensivo colorado nos acréscimos. Bruninho completou cruzamento na segunda trave, aos 49 minutos da etapa final, e evitou a derrota dos visitantes.

O empate deixa os dois times no G-6. Mas vantagem para o Bragantino, que ocupa a 5ª colocação com 43 pontos. Três pontos atrás, o Inter está em 6º lugar.

========================================

Depois do Sport apresentar sua defesa ao STJD, vai ficar nas mãos do procurador a decisão se o clube irá ser punido ou não.  A ação que pode punir o Sport, foi apresentada por nove times pela escalação irregular do zagueiro Pedro Henrique. Caso o leão seja punido, o clube pode perder até 17 pontos na competição.

De acordo com a assessoria de imprensa do STJD, o prazo estipulado para a avaliação do caso é de até 60 dias a partir de quando a denúncia foi feita, neste caso, no dia 8 de outubro. Portanto, o veredito final deve ocorrer só após o fim do brasileirão que tem sua última rodada no dia 5 de dezembro.

Sobre o caso, a denúncia feita pelos nove clubes Bahia, Ceará, América MG, Juventude, Chapecoense, Santos, Grêmio e Atlético GO, se dá após Pedro Henrique atuar pelo leão de forma irregular. De acordo com os times, o defensor já havia jogado os sete jogos pelo seu antigo time, o Internacional e por isso não poderia mais entrar em campo por nenhuma equipe da Série A.

========================================

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva agendou para a próxima terça-feira o julgamento do volante Gabriel pela expulsão no empate com o América-MG, em 1 a 1, no dia 19 de setembro. O jogador xingou o árbitro Sávio Pereira Sampaio e foi denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A suspensão, caso seja considerado culpado, pode ser de até seis jogos.

Naquela partida, Gabriel cometeu falta no adversário e levou o cartão amarelo já nos minutos finais do confronto na Neo Química Arena. Como estava pendurado e, portanto, ficou suspenso para o jogo da rodada seguinte, contra o Palmeiras, o jogador se irritou e foi cobrar explicações ao fim da partida, quando acabou recebendo o cartão vermelho direto.

========================================

A NBA divulgou a lista dos 76 maiores jogadores de sua história. Como parte da campanha de aniversário da liga, 75 nomes seriam eleitos, mas um empate na votação acrescentou mais um atleta.

Entre os atletas estão Michael Jordan, Karem Jabbar e Magic Johnson, e nomes em atividade como Gianis Antetokopo, Kevin Durant, Stephen Curry e LeBron James (Los Angeles Lakers).

========================================

Vamos de Ginástica. Caio Souza não conseguiu se tornar o sétimo ginasta do Brasil a subir ao pódio de um Campeonato Mundial. O atleta do Minas Tênis Clube chegou a liderar a final do individual geral em Kitayushu, no Japão, mas terminou fora do pódio. A posição dele foi o décimo terceiro lugar. Ele falhou no seu último aparelho, caiu do cavalo com alças. O brasileiro era cotado para brigar pelo menos entre os cinco primeiros.

Rebeca Andrade começa sua disputa por medalhas no sábado, às 4 e 45 da manhã no horário de Brasília. 6 e 25 da manhã, a brasileira é favorita nas barras assimétricas, aparelho em que tirou 15,100 nas eliminatórias. A segunda colocada, a chinesa Wei fez 14,733. No domingo, 5 da manhã, Rebeca faz final da trave. Ela passou com 13,400 e a última vaga para a decisão.

Deixe seu comentário