Toque Notícia 14h dia 20-12

COMMEBOL REALIZA SORTEIO DA PRÉ-LIBERTADORES COM 2 BRASILEIROS 

A Conmebol realizou o sorteio da fase preliminar da Copa Libertadores 2022, que acontece a partir de fevereiro e conta com América-MG e Fluminense representando o Brasil que tentam preencher oito vagas para o país na fase de grupos. 

Na segunda fase do torneio, o Fluminense encara o terceiro representante da Colômbia, que será Deportivo Cali ou Millonarios, e decide em casa. Caso passe, o Tricolor pode pegar o Atlético Nacional, da Colômbia, ou E3 (Universidad César Vallejo-PER x Olimpia-PAR) na terceira fase. 

Deportivo Cali e Tolima disputam na quarta-feira o segundo jogo da final do Colombiano – na partida de ida, em Cali, houve empate por 1 a 1. Se o Tolima for campeão, o Fluminense enfrentará o Deportivo Cali. Se o título ficar com o Deportivo Cali, o primeiro adversário tricolor na Libertadores será o Millonarios. 

Já o América-MG enfrenta o Guaraní do Paraguai, com o segundo jogo no Paraguai. Caso supere o Guaraní, terá pela frente o vencedor de Montevideo City Torque (Uruguai) x Barcelona de Guayaquil (EQU). 

Os jogos da primeira fase serão nas semanas dos dias 9 e 16 de fevereiro. Os da segunda fase, que incluem América-MG e Fluminense, nas semanas de 23 de fevereiro e 2 de março. Já as partidas da terceira fase, que podem contar com os dois brasileiros, nas semanas de 9 e 16 de março. O sorteio da fase de grupos da competição está marcado para o dia 23 de março de 2022. 

========================================  

A Conmebol divulgou o regulamento da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana com uma alteração. O Athletico-PR passa a ser cabeça de chave no principal torneio sul-americano de clubes em 2022. 

Segundo o regulamento antigo, o campeão da Sul-Americana entraria no pote 2 da Libertadores. No entanto, houve um acréscimo no texto. Nele, fica permitido ao campeão da Sul-Americana ser cabeça de chave na Libertadores caso esteja entre os melhores colocados no ranking da Conmebol, o que é o caso do Athletico. 

O time paranaense está atualmente na 12ª colocação do ranking. No entanto, como alguns clubes na sua frente não se classificaram para o torneio, a exemplo de Grêmio e Santos, acabou conquistando o direito de ser cabeça de chave. 

Quem acabou caindo fora do pote 1 foi o Cerro Porteño, do Paraguai. Com isso, os cabeças de chaves da Libertadores passam a ser Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Nacional-URU, Peñarol, Atlético-MG e Athletico-PR. 

O pote 2 terá Cerro Porteño, Libertad, Independiente del Valle, Universidad Católica, Emelec, Corinthians, Colo-Colo e Vélez Sarsfield. E o três contará com Sporting Cristal, Red Bull Bragantino, Deportivo Táchira, Alianza Lima, Colón, Tolima, Caracas e Millonarios ou Deportivo Cali. 

No pote 4 estarão Always Ready, Talleres, Independiente Petrolero, Fortaleza, além de quatro classificados da fase prévia do torneio. 

========== ========== ========== ========== 

Mais uma ainda na Libertadores. A Confederação Sul-Americana de Futebol manteve pela terceira edição seguida da Libertadores o aumento do limite de jogadores inscritos. Cada clube participante poderá registrar até 50. O número de 20 atletas a mais do que o usual se dá por causa da covid-19. A regra também vale para a Sul-Americana. 

Na edição 2020, que foi paralisada em março por causa da pandemia, retornando apenas em setembro e sendo finalizada em janeiro de 2021, a Conmebol aumentou duas vezes o limite de inscritos: começou nos 30 de sempre, depois passou para 40 em agosto e para 50 em setembro. A edição 2021, de fevereiro a novembro deste ano, teve o limite de 50 por toda a disputa. 

A intenção é evitar que surtos de covid-19 façam com que clubes não tenham o mínimo de jogadores previsto na regra, sete, para colocar em campo, o que ocasionaria WO derrota por 3 a 0. A confederação mantém o plano de não adiar partidas. 

Na edição de 2021, os clubes brasileiros se blindaram contra problemas desse tipo ao usarem quase todo o limite. Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo tiveram 50 inscritos durante quase todo o torneio, com Inter, Fluminense e Santos variando um pouco mais por causa da saída de atletas, mas sempre com mais de 40 aptos a jogar. 

A orientação da direção da Conmebol aos clubes é que use ao máximo esse limite, inscrevendo jogadores da base se necessário. Poderá haver trocas na lista apenas nas fases já normalmente previstas: na de grupos (5), para quem chegar das preliminares, oitavas (5), quartas (3) e semifinais (3). Para a final única, marcada para 29 de outubro em Guayaquil, no Equador, não pode haver substituições. 

Fluminense e América-MG, os brasileiros na fase preliminar da Libertadores, popularmente chamada no Brasil de “pré-Libertadores, precisam inscrever até 45 jogadores até 19 de fevereiro. Se avançarem para a fase de grupos podem acrescentar mais cinco profissionais, fechando a lista em 50. 

Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Corinthians, Athletico-PR, Red Bull Bragantino e Fortaleza, brasileiros que entram direto na fase de grupos, podem mandar a lista de seus 50 inscritos até 2 de abril.  

Na Sul-Americana, os seis brasileiros que entram direto na fase de grupos (São Paulo, Santos, Atlético-GO, Ceará, Cuiabá e Inter) precisam enviar seus 50 inscritos até 2 de abril.  

========== ========== ========== ========== 

Ronaldo está de volta ao Cruzeiro. Revelado pelo clube mineiro no início dos anos 1990, o ex-atacante retorna como dono do clube. O investimento foi de 400 milhões. Ele comprou 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol. Em anúncio, o ex-jogador do clube confirmou o acerto junto do presidente da Raposa, Sérgio Santos Rodrigues.  

Cruzeiro e Ronaldo estão acertados desde o fim de novembro, quando o presidente Sérgio Santos Rodrigues iniciou a campanha para uma nova votação entre conselheiros e associados pela mudança do estatuto. Como o time vai mal em campo e a perspectiva futura não era nada boa sem a entrada de investidores, o mandatário não teve problema para conseguir 95% de aprovação e alterar a parte do estatuto que era necessária. 

O ex-jogador atualmente também é dono do Valladolid, clube da Segunda Divisão da Espanha. Em 2018, adquiriu 51% das ações por 30 milhões de euros. 

========== ========== ========== ========== 

A ideia de realizar a Copa do Mundo a cada dois anos  e não mais de quatro em quatro anos volta a ser discutida nesta segunda-feira, durante um simpósio promovido pela Fifa com as 211 associações nacionais de futebol a ela afiliadas. 

Não haverá uma votação, mas a ideia do presidente da Fifa, Gianni Infantino, é “chegar a um consenso” sobre a ideia, que é o principal ponto de um profundo plano de reformulação do calendário do futebol mundial. 

A ideia sofre grande resistência por parte da Uefa e da Conmebol, as duas confederações continentais que venceram todos os 21 títulos da Copa do Mundo desde 1930. A América do Sul tem nove, a Europa tem 12. 

Os presidentes da Uefa, Aleksander Ceferin, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, já deixaram claro para Infantino que não pretendem participar de uma Copa do Mundo a cada dois anos. Os presidentes destas entidades consideram a reunião desta segunda-feira “perda de tempo”. 

========== ========== ========== ========== 

A nova onda de covid-19 vem atingindo a Premier League, competição de elite no futebol inglês. Na rodada passada, seis dos dez jogos acabaram tendo que ser adiados pelo elevado número de casos, provocados principalmente pela variante ômicron. Por esse motivo, os clubes vão se reunir para tratar do futuro da competição, que tem jogos marcados para este final de ano no período de Natal e Reveillón.  

De acordo com o a emissora “Sky Sports”, existem duas correntes de pensamento sendo alguns favoráveis à continuidade da competição, enquanto outros defendem a interrupção do torneio até que as infecções voltem a baixar. Assim, não está descartada a possibilidade de cancelamento das próximas rodadas. 

Até o momento, os dirigentes que comandam a Premier League estão analisando detalhadamente cada pedido de adiamento pelo elevado número de casos de covid-19. Os pedidos são enviados de maneira formal e analisados para saber se cumprem as regras de segurança sanitária que foi imposta após a propagação da covid-19. 

==================== ========== ========== 

No basquete, cinco jogos da NBA foram adiados por conta da pandemia de COVID 19. O motivo é o alto número de jogadores afastados pelos protocolos de saúde e segurança, relacionados à covid.  Para entrar em quadra, um time precisa ter no mínimo, oito jogadores. Os elencos contam com 15 atletas. Segundo os protocolos da liga, um jogador que testa positivo precisa ficar dez dias afastado de todas as atividades ou apresentar dois testes negativos num espaço de 24 horas. 

Deixe seu comentário