Toque Notícia 14h dia 17-11

SELEÇÃO BRASILEIRA ENCERRA JOGOS EM 2021 DE MANEIRA INVICTA

A seleção brasileira ficou no empate em 0 a 0 com a Argentina, no Estádio Bicentenário, em San Juan, pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. A seleção já está classificada desde o jogo contra a Colômbia, com a vitória por 1 a 0 na Arena Corinthians.

O time fecha o ano invicto na competição, 30 partidas nas eliminatórias. São 17 jogos da classificação para a Rússia, desde a derrota para o Chile, na estreia daquela campanha, em Santiago, e mais 13 rodadas desta edição. Isto iguala a maior série do Brasil em campanhas de classificação. Entre 1954, quando estreou nas eliminatórias, até 1993, a seleção não foi derrotada. A invencibilidade não coincidiu com boa campanha no Mundial. Em 1990, a seleção ficou em 9°, a pior campanha desde 1966.

A sequência pode fazer o Brasil completar uma campanha eliminatória sem derrotas desde o primeiro sofrimento, em La Paz. A última campanha invicta foi para a Copa do Mundo da Itália, em 1990. Entre agosto e setembro de 1989, a seleção teve três vitórias e um empate contra Chile e Venezuela.

O Brasil disputou 16 partidas ao longo de 2021 e teve aproveitamento de 81,2% dos pontos. Foram 12 vitórias, três empates e só uma derrota justamente para a Argentina, na final de julho. Foram 27 gols marcados, média de 1,6 por confronto, e apenas cinco sofridos, o que dá uma média de aproximadamente um a cada três jogos.

Nas próximas semanas, Tite viaja ao Catar para assistir a Copa das Nações Árabes, que será disputada entre 30 de novembro e 18 de dezembro. Paralelamente, os auxiliares dele viajarão à Europa para observar atletas.

O calendário da seleção em 2022 começa no dia 27 de janeiro, Brasil contra Equador, em Quito. No dia 1 de fevereiro, Brasil e Paraguai jogam no Mineirão. Dia 24 de março tem Brasil e Chile, na Arena Fonte Nova. No dia 29 do mesmo mês o Brasil enfrenta a Bolívia, em La Paz. Entre 31 de maio e 14 de junho estão marcados três amistosos, com datas, locais e adversários a definir. Entre 19 e 27 de setembro mais dois amistosos, com datas, locais e adversários a definir. No dia 21 de novembro acontece a abertura da Copa do Mundo.

A Argentina é outra seleção invicta nessas eliminatórias. Apesar do empate, garantiu sua vaga para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, após o Chile ser derrotado pelo Equador. Na tabela, o time está em segundo, com 29 pontos, 12 a mais que a Colômbia que tem 17 pontos e está em quarto lugar. O terceiro colocado é o Equador com 23 pontos.

========================================

Teve polêmica no clássico. Aos 33 minutos, o zagueiro Otamendi acertou uma cotovelada no meia-atacante Raphinha. O árbitro uruguaio Andres Cunha nem sequer marcou falta. O lance foi checado pelo VAR, comandado pelo também uruguaio Esteban Ostojich, árbitro da final da última Copa América, entre Brasil e Argentina. Mesmo após a revisão, nada foi marcado.

O técnico Tite disse “O Cunha é um extraordinário árbitro mas arbitragem exige uma equipe de trabalho. Quem está no VAR… É simplesmente impossível não ver a cotovelada do Otamendi no Raphinha. Isso ia determinar no resultado? Não sei. Árbitro de alto nível de VAR não pode trabalhar desta forma, é inconcebível”.

Depois da entrevista, a Conmebol decidiu suspender por tempo indeterminado o árbitro uruguaio Andrés Cunha e o assistente de vídeo também do Uruguai  Esteban Ostojich. A entidade do futebol sul-americano considerou que o lance é considerado erro grave. O anúncio por parte da confederação ocorreu pouco depois da divulgação do vídeo com os bastidores da atuação do VAR no lance. A CBF já havia prometido fazer representação contra o árbitro.

O jogador de 24 anos sofreu um corte no lábio e levou cinco pontos no local. A informação foi divulgada pelo repórter Eric Faria, da Rede Globo.

========================================

A Conmebol anunciou que suspendeu o árbitro chileno Roberto Tobar, que apitou Brasil 1 a 0 na Colômbia, em São Paulo. Para a Comissão da Conmebol, ele também “cometeu erros graves e manifestos na condução disciplinar da partida, não tomando as decisões correspondentes conforme as normativas vigentes, colocando em risco o controle do jogo”.

A Comissão cita “ação antiesportiva de indisciplina” de Neymar na partida, em lance em que o brasileiro pede cartão para Cuadrado e discute com o juiz. No lance, a nota informa que considerou “ilegal” o uso do braço pelo jogador colombiano em Neymar. O craque brasileiro também cometeu outro ato considerado “antidesportivo de indisciplina”, aos 29 minutos do segundo tempo.

Por isso, a Comissão de Árbitros decidiu também pela suspensão por tempo indeterminado do árbitro chileno das competições da Conmebol.

========================================

A Seleção Brasileira sub-18 venceu a Colômbia por 3 a 0 na terceira e última rodada da Revelations Cups, torneio de base disputado no México. Com dois gols de Andrey, do Vasco, e um de Matheus Nascimento, do Botafogo, o Brasil se despediu da competição com o vice-campeonato. O título ficou com o México, que venceu os EUA.

========================================

Teve abertura da trigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Atlético Mineiro venceu o Athletico Paranaense por 1 a 0, na Arena da Baixada. O gol foi marcado por Zaracho, no fim do primeiro tempo. O Furacão  entrou em campo com o time totalmente reserva, por conta da final da Sul-Americana no sábado.

O Athletico tem 41 pontos e ocupa a 11ª posição, mas pode ser ultrapassado por Santos e Cuiabá no complemento da rodada. Já o Atlético Mineiro tem 71 pontos, 11 acima do Flamengo, que encara o Corinthians na rodada.

O Grêmio venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 0 e ganhou fôlego na briga para deixar a zona de rebaixamento. Em Porto Alegre, o Tricolor alcançou o triunfo com três gols no primeiro tempo, marcados por Diego Souza de pênalti, Lucas Silva e Jhonata Robert. O Bragantino de olho na disputa da final da Sul-Americana, entrou em campo com o time reserva.

Com esta vitória, o Grêmio chega aos 32 pontos e sobe da 19ª para a 18ª colocação. Está a quatro pontos da saída da zona de rebaixamento, mas precisa esperar o fim da rodada para saber a real posição e a distância para a saída. O Bragantino segue na quarta colocação, com 52 pontos, mas pode perder a colocação até o fim da rodada.

========================================

Internacional e o Flamengo anunciaram uma nova camisa preta em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Em parceria com a fornecedora Adidas, o manto que homenageia homens e mulheres negros do futebol brasileiro foi inspirado no manifesto “Excelência Negra”, produzido por Marcelo Carvalho, um dos criadores do projeto Observatório Racial.

“A conquista de espaço no futebol foi graças ao talento, perseverança e a ousadia, baseada na resiliência daqueles que nunca se deixaram silenciar”, diz o anúncio da nova camisa. A peça preta também conta com um ‘patch’ com o formato de um cabelo ‘black power’, formado pelos dizeres “é a coroa”, frase do ator Babu Santana, torcedor do Flamengo e símbolo do ativismo racial.

========================================

A Europa já conhece 10 de seus 13 representantes na Copa do Mundo de 2022. Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha venceram seus grupos nas Eliminatórias e estão garantidos no Qatar. Para definir as três vagas restantes, 12 seleções vão competir em um sistema de repescagem.

Os times que vão disputar a repescagem são os 10 segundos colocados dos grupos das Eliminatórias. Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte mais as duas melhores seleções que venceram seus grupos na Liga das Nações 2020-21 e que não conseguiram vaga pelas Eliminatórias, no caso, Áustria e República Tcheca.

As 12 equipes serão divididas em três “mini-torneios” de quatro times, que disputarão semifinais e final, sempre em jogo único. Os três vencedores das finais estarão na Copa. Os seis times de melhor campanha nas Eliminatórias Portugal, Escócia, Itália, Rússia, Suécia e Gales são os cabeças de chave e jogam as semifinais em casa; nas finais, o mando de campo será definido por sorteio.

As chaves serão sorteadas em 26 de novembro, em Zurique, na Suíça. Os cabeças de chave não podem se enfrentar nas semifinais, mas podem se cruzar em qualquer uma das três finais se Portugal e Itália, por exemplo, caírem na mesma chave, só uma delas estará na Copa. Todos os jogos da repescagem acontecem em março de 2022.

Existe ainda um confronto proibido por questões políticas: Rússia e Ucrânia, países que estão envolvidos em uma guerra por territórios no leste ucraniano desde 2014, não podem cair na mesma chave.

========================================

A jogadora Kheira Hamraoui revelou detalhes sobre a emboscada que sofreu no início de novembro. A atleta do PSG também mostrou o hematoma na parte de trás da coxa, consequência das agressões que sofreu com barras de ferro por homens encapuzados. De acordo com o L’Equipe, Kheira Hamraoui relatou que o evento aconteceu a poucos metros de sua casa. Ao se aproximar de um caminhão, dois indivíduos com máscaras de esqui pretas apareceram mandando a jogadora abrir a porta do carro. Assim que Kheira saiu do veículo, os homens começaram a agredi-la.

Kheira voltava de carona Aminata Diallo, sua companheira de equipe. Apenas Kheira teria sido alvo do ataque. Inicialmente, os investigadores suspeitaram que Diallo tinha organizado o ataque, mas a jogadora foi liberada após 36 horas por falta de provas. Nos últimos dias, a vingança por um possível caso extraconjugal passou a ser avaliada pelos investigadores. De acordo com a procuradoria da República de Versalhes, o chip do celular de Hamraoui estava no nome de Éric Abidal, ex-futebolista francês e que foi diretor esportivo do Barcelona quando Kheira também jogava no clube, época que os dois teriam supostamente tido um caso.

Deixe seu comentário