TEMA PÚBLICO NOS ESTÁDIOS GANHA OUTRO CAPÍTULO
O vice-presidente do STJD, Felipe Bevilacqua, derrubou a liminar que permitia público em jogos do Flamengo no Campeonato Brasileiro. A decisão veio após recursos de 17 clubes e da CBF.O vice presidente decidiu suspender os efeitos da liminar até a próxima reunião do Conselho Técnico dos clubes da Série A, no dia 28 de setembro. O Flamengo informou que vai respeitar a decisão e aguardar a realização do conselho. Com isso, os clubes não vão levar adiante a ameaça de suspensão da rodada do próximo fim de semana, que seria uma resposta extrema ao uso da liminar por parte do Flamengo.
———————–
Os clubes da Série A voltam a se reunir no dia 28 de setembro. Até lá, eles esperam conseguir a liberação para o retorno de público em todos os estados com times na Primeira Divisão já a partir do início de outubro. Antes disso, no dia 23 deste mês, o pleno do STJD analisaria o mérito da liminar, mas os auditores decidiram retirar o julgamento da pauta e esperar o Conselho Técnico do dia 28. O movimento dos clubes de pressionar o STJD e a CBF a respeito da suspensão da rodada do Brasileirão começou na terça-feira, quando o presidente do STJD, Otávio Noronha, rejeitou o pedido de reconsideração feito pelos clubes. Na liminar inicial, ele tinha considerado que a CBF não era competente para dizer se poderia ou não haver torcida. Mas na documentação protocolada na quarta, a CBF argumentou que o conselho técnico tinha, sim, poder para tomar a decisão sobre o público e fez o alarde sobre o risco de a rodada não acontecer, o que acabou sendo citado por Bevilacqua na decisão que, por ora, adia a briga jurídica a respeito do assunto.
=========
O primeiros do três eventos-teste autorizados pela Prefeitura do Rio de Janeiro foi considerado um sucesso. Sem aglomerações nas entradas e respeito às medidas de segurança dentro do estádio, a partida entre Flamengo e Grêmio foi marcado pelo retorno dos torcedores ao Maracanã. E, tanto os rubro-negros quanto os órgãos responsáveis pelo jogo, ficaram satisfeitos com os resultados. Flamengo no Maracanã mostrando que com organização é possível fazer um evento seguro, na operação são mais de 1.700 trabalhadores para orientar sobre as medidas de proteção à vida. Vale lembrar que acompanharemos por 14 dias todos os torcedores e funcionários – publicou Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, em aprovação à realização do evento. A aprovação do jogo entre Flamengo e Grêmio como evento-teste para a volta da torcida ao Maracanã não foi apenas das autoridades e dos torcedores. A administração do estádio também fez um balanço positivo da operação da partida, destacando que não houve aglomerações na chegada e acesso dos 6.446 rubro-negros. Contudo, destacou que ajustes sempre são necessários.
————————–
Contra o Barcelona de Guayaquil, na próxima quarta, a partida é válida pela semifinal da Libertadores e, neste caso, a presença da torcida está garantida. Com a expectativa de um público maior, a liberação é de 50% da capacidade do estádio, cerca de 35 mil lugares, os desafios serão maiores para o evento.
========
Estão definidos os confrontos das semifinais da Copa do Brasil 2021. Após a classificação do Fortaleza, contra o São Paulo, por e do Flamengo, contra o Grêmio, ficaram traçados os caminhos que os quatro clubes terão para chegar na grande final da competição. O primeiro classificado foi o Athletico-PR, que venceu o Santos por 1 a 0 no jogo de ida e no jogo de volta. Depois disso, o Atlético-MG bateu o Fluminense por 3 a 1 no placar agregado. O Flamengo fez 6 a 0 no Grêmio no agregado e o O Fortaleza venceu por 3 a 1 depois de ter empatado o primeiro jogo em 2 a 2. Os horários e os mandos serão confirmados em breve pela CBF. Conforme o calendário da Confederação Brasileira de Futebol, os jogos das semifinais acontecerão nos dias 20 e 27 de outubro e a final está agendada para o dia 8 e 12 de dezembro. O vencedor da Copa do Brasil garante vaga na Libertadores de 2022.
=========
A direção da Fifa encomendou uma pesquisa global para avaliar a aceitação de torcedores com relação a mudar a Copa do Mundo para a cada dois anos, e não quatro como é atualmente. Foi feita uma consulta com 23 mil pessoas de 23 países, e uma mais ampla, como 100 mil entrevistas em mais de 100 países, está sendo preparada. A federação internacional mostra que com a elite do futebol contra a ideia, a entidade pretende criar um cenário de disputa de interesses ao tratar do tema. Por enquanto, segundo a Fifa, os dados demonstram que os fãs concordam com a alteração, a maioria quer Copa mais frequente dois em dois anos é a preferência. A FIFA deve trabalhar os dados dessa pesquisa e da mais ampla que está sendo feita. A entidade tem contra sua ideia de Copa bienal as poderosas Confederações da Europa e América do Sul e as associações de clubes e de jogadores. O grupo criado pela Fifa para elaborar mudanças no calendário do futebol, liderado pelo ex-técnico do Arsenal Arsene Wenger, finalizou um plano a ser apresentado às confederações filiadas. A ideia é que a Copa do Mundo ocorra a cada dois anos, e não quatro como atualmente, o que mexeria no período em que os clubes liberam jogadores às seleções, as chamadas datas-Fifa. A ideia é que a Copa passe a ser bienal depois da Copa de 2026, já marcada para EUA, Canadá e México, na primeira vez que ocorrerá em três sedes. Em 2028, portanto, já aconteceria uma nova edição.
=========
No início da manhã desta quinta-feira, funcionários do Vasco se reuniram no entorno de São Januário para reclamar dos vencimentos atrasados. A ameaça de paralisação foi acalmada após os colaboradores ouvirem do departamento financeiro do clube que parte da dívida será quitada na próxima semana. O último salário pago aos funcionários do Vasco foi referente ao mês de junho. Assim, o clube está em débito em relação a julho e agosto. Vale destacar que, apesar do vencimento de agosto já estar oficialmente vencido, um antigo acordo interno é valido o pagamento todo dia 20. Ou seja, na próxima segunda. A programação do departamento de futebol profissional não foi alterada pela breve manifestação dos funcionários.
=========
A chegada de Lionel Messi ao Paris Saint-Germain já rendeu um bom dinheiro para o clube. O argentino faz a equipe parisiense crescer nas vendas de camisetas, torcedores e até nos patrocinadores. Faz apenas um mês que o jogador chegou a Paris e ele já superou em mais de 50% as vendas de camisas que Neymar conseguiu vender em sua época após assinar com o PSG. Messi também aumentou o número de seguidores do clube. Mais de 25 milhões de pessoas passaram a acompanhar o time parisiense nas redes sociais. Com isso, o PSG se tornou a empresa ou marca mais seguida no Instagram, com 49 milhões.
==========
O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.
ESTE FOI O TOQUE NOTÍCIA. CONTINUE LIGADO NA WEBRADIO NAS ONDAS DO TOQUE, AQUI É 100% ESPORTE