JÁ EM TÓQUIO, BEATRIZ FERREIRA ENTRA NA RETA FINAL DE PREPARAÇÃO PARA AS OLIMPÍADAS
A pugilista baiana radicada em Juiz de Fora, Beatriz Ferreira, já está na Terra do Sol Nascente. A delegação do boxe Brasil chegou a Tóquio no início desta semana e agora os atletas entram na fase final de preparação para o torneio olímpico. Bia vai ser cabeça de chave de sua categoria, até 60kg, no Jogos Olímpicos. O critério utilizado pelo Comitê Olímpico Internacional foi o atual ranqueamento dos atletas. O ranking mundial leva em conta resultados conquistados no ciclo olímpico, em torneios mundiais e continentais. Bia tem acumulado conquistas nos últimos anos. Ela é a atual campeã mundial em seu peso, foi Ouro no Pan-Americano de Lima, no Peru, em 2019, e, já em 2021, venceu os torneios de Strandja, na Bulgária, e de Colônia, na Alemanha. O sorteio dos confrontos será no dia 22 de julho. A pugilista falou com exclusividade à Rádio Web Nas Ondas do Toque, analisando sua situação como cabeça de chave e garantiu que vai em busca de medalha nas Olímpíadas. Pelo momento e resultados recentes, Bia é uma das maiores chances de medalha da delegação de pugilistas brasileiros, incluindo homens e mulheres. O torneio de boxe nos Jogos Olímpicos de Tóquio começa no dia 24 de julho.
================
A dez dias da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico do Brasil já está com a operação Tóquio 2020 a todo vapor. Com equipes espalhadas por oito bases exclusivas, além de estruturas montadas na Vila Olímpica e em duas vilas satélites, o Time Brasil terá uma delegação recorde no Japão: 301 atletas, em 35 modalidades, maiores números da história do país em uma edição realizada no exterior.
—————————
Em Tóquio, o Time Brasil contará com a participação de 31 medalhistas olímpicos, sendo 18 campeões: Arthur Zanetti, da ginástica artística; Thiago Braz, do atletismo; Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos; Kahena Kunze, Martine Grael e Robert Scheidt, da vela; Bruninho, Douglas Souza, Fernanda Garay, Lucão, Lucarelli, Maurício Borges, Maurício Souza, Natália, Tandara e Wallace, do vôlei; Alison e Bruno Schmidt, do vôlei de praia. A equipe brasileira será composta por 161 homens (53,5%) e 140 mulheres (46,5%). Já 174 atletas farão sua estreia no maior evento multiesportivo do mundo. Mais de 100 atletas já se encontram em solo japonês. São integrantes das seguintes modalidades: canoagem slalom, vela, judô, rugby, boxe, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e handebol masculino, handebol feminino e vôlei. Ainda esta semana chegam à capital japonesa o taekwondo, o hipismo adestramento e parte da equipe do judô.
————————–
A terça ficou marcada também pela abertura da Vila Olímpica. Oficiais do Time Brasil já estão no local cuidando dos últimos detalhes antes da chegada dos atletas brasileiros. João Victor Oliva, do hipismo adestramento, será o primeiro a conhecer a Vila, nesta quinta. Já a canoísta Ana Sátila foi a primeira a desembarcar no país, há uma semana. Desde o embarque dos atletas no Brasil até a chegada no Japão, o COB vem colocando em prática todo planejamento estabelecido contra contágio de COVID-19. Os atletas brasileiros estão sendo testados diariamente e seguem rigorosos protocolos de segurança contra o vírus: 271 atletas estão vacinados com primeira dose de imunizante e 226 com as duas doses.
==========
As oitavas de final da Taça Libertadores da América tiveram início na noite de terça, com três jogos. Na mítica La Bombonera, em Buenos Aires, o Atlético Mineiro segurou om Boca Juniors e saiu da Argentina com um empate em 0 a 0. Na volta, dia 20, no Mineirão, quem vencer fica com a vaga. Empate com gols leva os argentinos para as quartas de final, e novo 0 a 0 leva a decisão para as penalidades. No Morumbi, o São Paulo saiu na frente, com Vitor Bueno, criou outras chances, mas não fez e também não segurou o resultado, levando o empate do Racing no fim do primeiro tempo, com Copetti. O 1 a 1 dá a possibilidade dos argentinos jogarem por um 0 a 0 para se classificarem no dia 20, no El Cilindro. Aos são-paulinos resta vencer a partida ou arrancar um empate com dois ou mais gols para cada time na Argentina. Havendo novo 1 a 1, a classificação será decidida nos pênaltis.
————————
O melhor resultado dos brasileiros na noite de terça foi do Fluminense. Jogando no Paraguai, o Tricolor Carioca venceu o Cerro Portenho, por 2 a 0, gols de Nenê e Egídio. Assim, na volta, dia 20, o Flu pode até perder por um gol de diferença que avança para as quartas de final. O Cerro tem que devolver o placar da ida para levar a decisão para os pênaltis ou bater os cariocas em pleno Maracanã por três ou mais gols de diferença. Nesta quarta, outros dois times brasileiros entram em campo. Às sete e quinze da noite, no Chile, o Palmeiras encara o Universidad Católica. Um pouco mais tarde, às nove e meia, na Argentina, o Flamengo começa o confronto com o Defensa y Justicia. Na quinta, o último brasileiro começa seu confronto pelas oitavas de final da Libertadores na quinta. O Internacional vai até o Paraguai enfrentar o Olímpia, às nove e meia da noite, no Estádio Manuel Ferreira.
=========
A Conmebol divulgou vídeo com o áudio do VAR do gol anulado do Cerro Porteño na derrota por 2 a 0 para o Fluminense em Assunção, pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. A confederação sul-americana reconhece que houve um erro e o lance foi equivocadamente anulado. Os árbitros de vídeo também analisaram antes uma possível mão na disputa pelo alto na área. Na introdução do vídeo, um narrador admite o equívoco do VAR, que foi comandado pelo chileno Cesar Deishler. De acordo com o narador da Conmebol, o assistente, em um cruzamento, levanta sua bandeira, assinalando impedimento de forma equivocada. O VAR checou a jogada com um ângulo muito fechado, deixando de levar em conta um defensor que está na parte inferior da tela para a colocação de linhas virtuais. Esse defensor habilitaria todos os atacantes, caracterizando um erro na decisão final. Além da falha do VAR, houve erro do trio de arbitragem argentino em campo. O bandeirinha não seguiu o protocolo para em lances ajustados deixar a jogada terminar para só então apontar o impedimento. Porém, a bandeira foi levantada no momento de domínio do Boselli, e o árbitro Facundo Tello apitou no momento da finalização para o gol, aos 40 minutos do primeiro tempo, quando o placar estava 0 a 0.
=========
O técnico Rogério Ceni não aceitou o acordo proposto pelo Flamengo, e o clube terá de pagar a multa integral prevista pela demissão. O treinador, que foi desligado do Rubro-Negro na madrugada do último sábado, tinha contrato até o fim do ano. De acordo com o vínculo, Ceni ainda teria cerca de 3 milhões de reais a receber. Vale lembrar que parte desta quantia era em carteira, e outra parte como direito de imagem. A rescisão será em cima do valor registrado em carteira. Com a demissão de Ceni e a chegada de Renato Gaúcho, o Flamengo não poderá mais realizar um novo acerto para o cargo ao longo do restante do Campeonato Brasileiro. Se decidir por nova troca de comando, terá que promover um dos treinadores que já são funcionários do clube.
=========
Pela rodada de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, duas equipes brasileiras estiveram em campo fora de casa e se deram bem. O Grêmio venceu a LDU, em Quito, por 1 a 0, gol de Léo Pereira. Assim, o Tricolor Gaúcho tem a vantagem do empate na volta, dia 20 de julho. O Athletico Paranaense também conseguiu a vitória mesmo na casa do adversário. Em partida realizada na cidade de Pereira, na Colômbia, por conta do clima de revolta social em algumas regiões do país, o América de Cali levou um gol de Nicão e foi derrotado pelos brasileiros. O Furacão, assim como o Grêmio, pode empatar para se classificar no dia 20 de julho. Nesta quarta, a rodada começa com Sporting de Cristal e Arsenal de Sarandí às 7 e 15 da noite no Nacional de Lima. O Independiente del Valle e Bragantino entram em campo às 9 e meia da noite no estádio Casa Blanca. Também às 9 e meia da noite, Junior Barranquilla recebe o Libertad. As oitavas de final da Sul-Americana seguem nesta quinta. Assim como a tabela da Libertadores, os jogos de volta serão na próxima semana.
=========
A décima primeira rodada da série B termina nesta quarta com duas partidas: às 7 da noite, CSA e Goiás jogam no Rei Pelé e às 9 e meia da noite, o Remo recebe o Brusque no Pará. Na terça Villa Nova e Brasil de Pelotas ficaram no 0 a 0 em Goiânia. Vitória e Sampaio Corrêa empataram em 2 a 2, em Salvador. Em casa, o Avaí venceu o Confiança por 2 a 1, e o Guarani, em Campinas, fez 1 a 0 no CRB. No Estádio do Café, o Londrina terminou perdendo para o Operário, por 2 a 1. Já em Curitiba, o Coxa ficou no empate em 1 a 1 com o Vasco. Não será desta vez que Lisca treinará o Botafogo. O treinador deu um retorno negativo ao clube na manhã desta quarta, um dia após a demissão de Marcelo Chamusca. Com a recusa do plano A, a diretoria volta ao mercado e tem pressa para negociar com outras opções da lista. Além do ex-técnico do América-MG, o Botafogo trabalhava com outros dois nomes, mantidos em sigilo. Lisca foi o nome indicado pelo diretor de futebol Eduardo Freeland, que ganhou apoio dentro e fora do clube. O Botafogo estava otimista por um desfecho positivo e o acerto ficou próximo de acontecer, mas o treinador declinou nas últimas horas. A próxima contratação será a última cartada nessa Série B, já que o regulamento não permite mais trocas de comando. Se o próximo treinador for demitido, a missão ficará com um auxiliar do clube. No cenário ideal, o novo comandante assumiria o time nesta semana para a rodada de sábado da Série B, contra o Brusque, fora de casa.
========
A permanência de Messi no Barcelona está pronta para ser oficializada nos próximos dias. É o que garante a imprensa catalã, através de diferentes diários esportivos que indicam que clube e jogador chegaram a um acordo para a renovação do contrato, que expirou no fim do mês passado. O Sport e o L’Esportiu destacam que Messi assinará por cinco anos após aceitar uma boa redução salarial. O Sport aponta para um princípio de acordo, no qual Messi teria aceitado uma redução de 50% dos vencimentos de seu último vínculo, depois de ver como positiva a permanência no Camp Nou, adiando possíveis novos projetos. O jogador vinha sendo especulado no Inter Miami, clube de Beckham na MLS. Enquanto o Sport é mais conservador e diz que o possível anúncio da renovação pode sair apenas no final do mês, o L’Esportiu é bem mais otimista e pontua que o clube pode anunciar a permanência de Messi entre quinta e sexta. O diário catalão, assim como o Mundo Deportivo, afirma que a La Liga já aprovou o novo contrato de Messi, que teria cinco anos de vínculo. Entretanto, Messi não jogaria no Barça até 2026: estaria previsto que parte do contrato será cumprida com o jogador atuando como embaixador do clube nos Estados Unidos. O L’Esportiu diz que a cláusula de rescisão contratual será de 600 milhões de euros. Já o Sport indica uma multa de 350 milhões de euros. Aos 34 anos, Messi curte férias neste momento, dias depois de concretizar o sonho de ser campeão pela seleção argentina, conquistando a Copa América diante do Brasil, no Maracanã. O astro está sem clube desde o começo do mês e está livre para assinar contrato com qualquer equipe.
==========
Hoje, às seis da tarde, tem entrevista com Henrique Biaggi no Prancheta do Professor, com Wallace Mattos. Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!
O Toque Notícia é sempre de segunda e sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio entrega grátis em toda a cidade whatsapp (32) 98437-1989, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.
Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte