SELEÇÃO BRASILEIRA NÃO MARCA E ENCERRA SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS
Após 10 partidas, o Brasil encerrou um jogo sem vitória nas eliminatórias. Brasil e Colômbia empataram por 0 a 0, em Barranquilla, em partida atrasada da quinta rodada da competição.
Em Barranquilla, Tite retomou ideias do começo das Eliminatórias. Danilo jogando na linha dos meias, e Alex Sandro com mais liberdade para atacar. Gabriel Jesus voltou ao lado direito do ataque, Paquetá ficava mais na esquerda, com liberdade para ir para o centro, e Neymar recuando em muitos momentos para ajudar na iniciação das jogadas. Referência no ataque, Gabigol por vezes trocou de lugar com Gabriel Jesus.
A Seleção fez um primeiro tempo com chances nos minutos finais. Mas também foi ameaçada. A equipe brasileira terminou com 63% de posse de bola, finalizou nove vezes, contra 13 dos donos da casa. Obrigou o goleiro Ospina a fazer boa defesa em chute de Neymar no começo e desperdiçou ótima chance com Fred, que finalizou para fora da entrada da área.
No entanto, na volta do intervalo, o cenário mudou. O trio de frente com Neymar, Gabriel Jesus e Gabigol pouco funcionou, e a Colômbia pressionou. Alisson fez duas boas defesas em chutes de Uribe e Quintero. Novamente nos pés de Raphinha e Antony. Eles entraram nas vagas dos dois “Gabriéis” e deram novo fôlego ao time brasileiro.
O jogador do Leeds obrigou Ospina a fazer ótima defesa em chute da entrada da área, aos 31 minutos, na primeira finalização do Brasil na segunda etapa. Pouco depois, aos 38, ele cruzou para o atacante do Ajax finalizar. O goleiro colombiano espalmou mais uma vez para fora e garantiu o 0 a 0 para os donos da casa.
Destaques contra a Venezuela, Raphinha e Antony novamente entraram bem no segundo tempo. O atacante do Leeds entrou aos 15 minutos, no lugar de Gabigol. Ele finalizou duas das nove vezes do brasil e cruzou na medida para Antony finalizar uma vez. O atacante do Ajax entrou aos 25, no lugar de Gabriel Jesus, ficou na ponta esquerda e teve a grande chance do Brasil na segunda etapa.
Gabriel Jesus passou mais uma partida em branco pelo Brasil. Ele não faz um gol pela Seleção desde a final da Copa América de 2019, há mais de dois anos. São 14 partidas desde então. O atacante do Manchester City atuou na ponta direita. Depois da saída de Gabigol, aos 15 da segunda etapa, ele jogou por alguns minutos centralizado, mas logo foi substituído e saiu do jogo sem uma finalização sequer.
O Brasil tem 28 pontos e segue líder com folga das eliminatórias. A Colômbia tem 15 pontos e é a quinta colocada, posição que a levaria à repescagem. Na próxima quinta, a Seleção encara o Uruguai em Manaus, e os colombianos recebem o Equador, novamente em Barranquilla.
====================================
Teve mais eliminatórias. Em jogo disputado no Monumental de Nuñez, a Argentina venceu por 3 a 0 o Uruguai. Messi, abriu o placar, De Paul e Lautaro Martínez fizeram os outros gols.
O Chile venceu o Paraguai por 2 a 0, no Estádio San Carlos de Apoquindo. O primeiro gol saiu em jogada de Isla, que deu passe para Brereton abrir o placar. O próprio Isla fez o segundo da equipe chilena quatro minutos depois.
Mesmo com um jogador a menos nos 15 minutos finais, a Bolívia derrotou a seleção do Peru por 1 a 0 em La Paz, encerrando uma escrita de 13 anos sem vencer o adversário. Ramiro Vaca, fez o gol da vitória boliviana aos 36 minutos do segundo tempo.
A Venezuela venceu o Equador por 2 a 1, no Estádio Olímpico, em Caracas. A seleção da casa tomou a iniciativa desde os primeiros minutos, mas saiu atrás do placar. Com a interferência do VAR, o árbitro Andrés Cunha marcou pênalti para o Equador aos 35 minutos da primeira etapa, quando Valencia abriu o placar. Os venezuelanos empataram aos 45, com gol de Machís. Bello contou com falha do goleiro Ramírez e marcou de falta para virar o jogo em casa.
Com os jogos finalizados, o Brasil lidera com 28 pontos, Argentina é a segunda colocada com 22, Equador em terceiro e Uruguai em quarto tem 16 pontos cada um e fecham os 4 times que neste momento estão se classificando.
A Colômbia em quinto iria para a repescagem. Paraguai em sexto tem 12, Peru 11, Chile com 10 pontos, e os dois últimos, a Bolívia tem 9 pontos e a Venezuela soma 7 até o momento.
====================================
Vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Fluminense e Atlético Goianiense ficaram no 0 a 0 no Maracanã. Os times estacionaram no meio da tabela e perderam a chance de chegar mais perto da zona de classificação para a Libertadores. Foram muitas jogadas criadas, defesas importantes dos dois goleiros e chance de abrir o placar até o apito final. Na última bola do jogo, Lucca, do Flu, perdeu cara a cara. O Fluminense permanece no nono lugar, com 33 pontos. O Atlético soma 31 e está em décimo.
O Atlético Mineiro fez 3 a 1 no Ceará, no Mineirão. Hulk, duas vezes, e Diego Costa marcaram para o Galo. Nos minutos finais, o Vozão fez o gol de honra com Gabriel Lacerda, de cabeça. O jogo teve polêmica com decisões da arbitragem. Primeiro, em lance de pênalti, a favor do Atlético, marcado e anulado com auxílio do VAR. Depois, na jogada do primeiro gol de Hulk. O Ceará reclamou de uma falta antes da conclusão para as redes. Com os dois gols da partida, Hulk é artilheiro do Brasileirão, com 10 gols. O líder tem agora 53 pontos e o Ceará é o décimo terceiro colocado com 29 pontos.
O Sport venceu mais uma, 1 a 0 no Corinthians, na Arena Pernambuco O gol foi de Paulinho Moccelin. O time chega a sua terceira vitória seguida. O Timão, por sua vez, viu acabar uma sequência invicta de dez jogos. Agora com 26 pontos, o Leão aparece na décima oitava colocação. O Corinthians, com 37, caiu para o sexto lugar depois da vitória do Red Bull Bragantino.
O Flamengo entrou em campo com apenas 4 titulares. Rodrigo Caio, Andreas Pereira, Arão e Filipe Luis. Mesmo assim, venceu por 3 a 0 o Fortaleza, no Castelão. Pedro e Michael, duas vezes, marcaram os gols em um intervalo de 6 minutos. O time de Renato Gaúcho é o vice-líder da competição, com 42 pontos. O Leão é o quarto, com três pontos a menos.
O Bahia venceu o Athletico Paranaense por 2 a 0, na Arena da Baixada. Com um gol em cada tempo, Raí e Gilberto marcaram para o Tricolor, que estreou o técnico Guto Ferreira e não vencia há quatro jogos. O Furacão, por outro lado, não perdia em casa desde a derrota para o Corinthians, em 22 de agosto. Com o resultado, o Athletico é o oitavo colocado, com 33 pontos. O Bahia tem 26 pontos e está em décimo sétimo na tabela.
O Red Bull Bragantino impediu que o reencontro do Palmeiras com a torcida no Allianz Parque fosse com festa. O time do interior paulista venceu o Verdão por 4 a 2 e se recuperou na competição depois de seis jogos sem ganhar. Ytalo, Cuello e Artur, duas vezes, fizeram os gols. Dudu e Raphael Veiga descontaram. O time do Palmeiras está há quatro rodadas sem vencer no Brasileirão e fica cada vez mais distante da briga pelo título. Com essa vitória, o Red Bull Bragantino chegou a 38 pontos e pulou para a quinta colocação. Já o Palmeiras, com 39, permanece em terceiro.
Juventude e América empataram por 1 a 1, em Caxias do Sul. O time mineiro saiu na frente logo no começo do jogo, com Juninho, mas os donos da casa igualaram no final da primeira etapa, com Dawhan. O Juventude chega a 28 pontos e permanece na 15ª colocação. Já o América-MG é o 10º colocado, com 31.
O Inter fez 5 a 2 na Chapecoense no Beira Rio. Yuri Alberto fez três, Taison e Matheus Cadorini fecharam a conta. Mike, duas vezes, diminuiu na etapa final. O resultado deixa os gaúchos a um ponto de entrar no G-6. A lanterna Chapecoense tem 12 pontos somados.
Com um gol de Wagner Leonardo nos acréscimos, o Santos venceu o Grêmio por 1 a 0 na Vila Belmiro. O resultado tirou o Peixe da zona do rebaixamento, e aumentou a crise no Grêmio. O resultado faz o Santos voltar a vencer depois de 11 jogos. O Grêmio está a quatro jogos sem vencer na competição, com três derrotas e um empate. Com 28 pontos, o Santos aparece na 16ª colocação na tabela. Já o Grêmio, com 23, está em 19º.
====================================
Para fechar a rodada, Cuiabá e São Paulo jogam nesta segunda-feira. A partida será às 20h, na Arena Pantanal. O Dourado iniciou a rodada na 12ª posição, com 30 pontos. O Tricolor duas posições abaixo com 29 pontos. A proximidade de pontos e posição na tabela fazem do jogo uma decisão para as duas equipes.
O Cuiabá vive um momento de queda no Brasileirão. A equipe não vence há quatro jogos. A última vitória do Dourado na competição foi na 20ª rodada contra o Juventude, 2 a 1. O São Paulo vive a tensão de estar próxima à zona de rebaixamento: são 29 pontos, apenas três acima do Bahia.
====================================
Luiz Felipe Scolari não é mais técnico do Grêmio. Ele não resistiu a derrota para o Santos, e deixou o clube em “comum acordo”. Junto com Felipão deixam o Grêmio os auxiliares Carlos Pracidelli e Paulo Turra e o preparador físico Anselmo Sbragia. O time será comandado interinamente pelo auxiliar Thiago Gomes na próxima quarta-feira, contra o Fortaleza.
A quarta passagem do técnico foi iniciada em 7 de julho, quando foi contratado no lugar de Tiago Nunes e assinou vínculo até o fim de 2022. Felipão estreou no empate em 0 a 0 no Gre-Nal. Ao todo, comandou o time por 21 partidas. Foram nove vitórias, três empates e nove derrotas, com 47,6% de aproveitamento. O time marcou 22 gols e sofreu 23.
====================================
Vamos agora de Série B. Teve jogo no fim de semana e vai ter jogo nesta terça. Mas vamos primeiro de resultados. Na sexta, iniciando o fechamento da 29º rodada, em casa, o Vila Nova venceu o Remo por 1 a 0. No mesmo dia, o Botafogo, no Rio, bateu o CRB, por 2 a 0 e segue firme a perseguição ao líder Coritiba. Isso porque, em casa, o Coxa perdeu para o Cruzeiro, por 3 a 0.
No sábado, o Guarani, no Brinco de Ouro, não tomou conhecimento do Londrina, fazendo 3 a 0 no time paranaense. Já o Confiança foi à Bahia e fez 1 a 0 no Vitória. Nos dois últimos jogos da rodada, o CSA, em casa, goleou o Brusque por 4 a 1, e o Sampaio Corrêa bateu o Vasco, no Maranhão, por 1 a 0.
Com os resultados da 29º rodada, a classificação da Série B tem o líder Coritiba com 54 pontos, três a mais que o vice-líder Botafogo. O Avaí tem 50, e o Goiás fecha o G4 com 48 pontos. O CRB tem a mesma pontuação, mas está em quinto. CSA, em sexto, e Guarani, em sétimo, têm 45 pontos, seguidos do Vasco, com 43.
O Náutico, que até outro dia era líder, é o nono, com 41 pontos. O Sampaio Corrêa é o décimo, com 40. Em décimo primeiro, o Remo tem os mesmos 38 pontos do Cruzeiro, décimo segundo. O Vila Nova é o 13º, com 37 pontos. Operário, em 14º, e Ponte Preta, na 15ª posição, têm 34, e o Brusque é o último fora da zona de rebaixamento, com 32 pontos.
Abrindo o Z4, o 17º Londrina tem 30 pontos. O 18º é o Vitória, com 26 pontos, com o Confiança em 19º, com um ponto a menos. O lanterna, Brasil de Pelotas, tem 19 pontos somados até aqui na Série B.
A 30º rodada da Segunda Divisão começa nesta terça. No Castelão, às 19h, o Sampaio Corrêa recebe o Vitória. Um pouco mais tarde, no Independência, em Belo Horizonte, às 21:30h, tem o clássico de gigantes na Série B, entre Cruzeiro e Botafogo. A sequência da série de jogos está prevista para sexta e sábado.
===========================
A França conquistou o título da Liga das Nações, ao vencer na final a Espanha por 2 a 1, de virada, no San Siro. O atacante Oyarzabal da Espanha abriu o placar aos 18 minutos da etapa final. O centroavante Benzema empatou poucos minutos depois. E o Segundo gol foi Mbappé, aos 34 minutos.
O grande lance do jogo foi exatamente o gol de Mbappé. Ele gerou debate por causa da posição no momento do passe de Theo Hernández. Ele parecia estar em condição de impedimento, à frente do zagueiro Eric García. Mas o lance foi confirmado após revisão do VAR. Há discussão sobre toque na bola do defensor espanhol. Se isso aconteceu, o gol é válido, de acordo com as regras atuais para lances de impedimento.
A França conquista a segunda edição da Liga das Nações. Esse é o quinto título da seleção. Os outros foram: Euros de 1984 e 2000, e as Copas do Mundo de 1998 e 2018.
A Itália jogando em Turim, bateu a Bélgica por 2 a 1 e faturou o terceiro lugar da Liga das Nações. Barella e Berardi, de pênalti, marcaram para os anfitriões. O jovem De Ketelare, fez seu primeiro gol com a camisa belga e descontou para os Red Devils.
=========
O Brasil foi campeão do Copa do Mundo de tênis de praia. A seleção venceu a Itália e conquistou o tetra mundial. Rafaella Miller e Marcela Vita venceram o primeiro duelo contra Giulia Gasparri e Ninny Valentini por dois sets a zero, e abriram 1 a 0 no duelo entre países. André Baran e Vini Font encararam Marco Garavini e Mattia Spoto. Os brasileiros venceram por dois sets a zero, e garantiram a taça para o Brasil.
Com o título, o Brasil é o maior campeão do torneio (2013, 2018, 2019 e 2021) junto com a Itália (2012, 2014, 2015 e 2017). Os dois países têm quatro títulos e dominam o cenário mundial.
=========
O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, fez uma prova praticamente perfeita para vencer o GP da Turquia, primeiro triunfo dele em 2021 e o décimo da carreira no domingo. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, chegou em segundo, mas o resultado teve um gostinho de vitória, já que o piloto assumiu a liderança do campeonato. Sergio Perez, companheiro do piloto da Holanda, fechou o pódio.
O heptacampeão Lewis Hamilton foi quinto colocado. Com o resultado, Verstappen chegou a 262 PONTOS E MEIO, tomando a liderança da classificação do inglês da Mercedes, que está com 256 PONTOS E MEIO, faltando seis corridas para o fim do Campeonato. Bottas é o terceiro do Mundial de Pilotos, com 177 pontos.
A chuva que caiu em Istambul, na Turquia, atrapalhou os planos de Hamilton que, mesmo largando em 11º, tinha a expectativa de ter mais facilidade nas ultrapassagens caso a pista estivesse seca. O britânico, que fez o melhor tempo nos treinos mas perdeu dez posições como punição por troca de uma parte do motor, sofreu nas primeiras voltas com Yuki Tsunoda, depois conseguiu boas ultrapassagens e chegou à quinta posição.
Hamilton tentou ousar uma estratégia diferente nas últimas voltas ao se manter na pista sem parar até o fim da corrida. Mas a Mercedes o chamou para o pit, em uma atitude que se mostrou equivocada e deixou o britânico irritado com o time.
Por outro lado, Bottas fez uma corrida tranquila na frente e quase não foi ameaçado e ainda anotou a melhor volta, ganhando um ponto extra. Já Verstappen foi conservador, se manteve em segundo lugar o tempo inteiro, não ameaçou a liderança do finlandês, mas também não sofreu pressão de nenhum rival.