SÉRIE A CHEGA AO FIM COM DEFINIÇÃO DE REBAIXADOS E CLASSIFICADOS PARA LIBERTADORES EM 2022
Ela acabou. Fim de Campeonato Brasileiro em 2021. E não deu. O Grêmio está rebaixado para a Série b do próximo ano. A parte dele foi feita, o time venceu o Atlético Mineiro por 4 a 3. Foram exatas 36 rodadas na zona de rebaixamento até a confirmação que a torcida não queria. Quatro anos após conquistar o tricampeonato da Libertadores, o Grêmio cai também pela terceira vez em sua história. O primeiro rebaixamento ocorreu em 1991. A equipe terminou em penúltimo lugar, com apenas três vitórias em 19 jogos. Já em 2004, teve a pior campanha da competição, com pontos corridos e 24 clubes. A queda foi decretada com três rodadas de antecedência. Desta vez o Tricolor, sem dívidas ou salários atrasados, repleto de estrelas do futebol brasileiro, não conseguiu evitar a degola. Campeão com antecedência, o Atlético fica com 84 pontos, 13 a mais que o Flamengo, segundo colocado. O Grêmio termina o Brasileirão na 17ª posição, com 43 pontos.
Mais um rebaixado é o Bahia. O time de Guto Ferreira chegou a sair na frente na Arena Castelão, com gol de Rodriguinho de pênalti. Mas o Fortaleza virou, com gols de Wellington Paulista e de Pikachu, de pênalti. O Fortaleza termina a Série A na quarta posição, com 58 pontos, classificado à fase de grupos da Libertadores. A torcida comemorou a vaga com mosaico e linda festa. Já pelo lado do Bahia que começou a rodada dependendo só dele, terminou em décimo oitavo lugar, com 43 pontos.
Quem se livrou do rebaixamento foi o Juventude ao vencer por 1 a 0 a equipe do Corinthians. O gol da vitória foi de Chico Kim de pênalti, já na reta final do segundo tempo. O time contou com a derrota do Bahia diante do Fortaleza. Se os baianos vencessem, o Juventude cairia mesmo com a vitória. Isso não aconteceu. Com 46 pontos, o Juventude termina o campeonato em 16º lugar, posição que o salva da degola, mas a única que não dá qualquer vaga em competições internacionais. Já o Corinthians caiu para quinto lugar, com 57 pontos, ultrapassado pelo Fortaleza.
O Bragantino está classificado para a fase de grupos da Libertadores. Artur, marcou um gol quase no apagar das luzes. Aos 47 minutos do segundo tempo, dominou e bateu forte no gol. Lomba até tentou chegar, mas o chute foi forte e alto. Sem chances. O gol garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Internacional. Será a primeira vez que o time de Bragança Paulista disputará a competição. O Bragantino termina o Brasileirão na sexta colocação, com 56 pontos, e garante a vaga na fase de grupos da Libertadores. O Internacional ficou em 12º lugar, com 49 pontos, e com vaga na Copa Sul-Americana.
O Fluminense venceu a Chapecoense por 3 a 0 no Maracanã e garantiu vaga na pré libertadores. Os gols foram de David Braz, Luiz Henrique e Abel Hernández. Com a vitória do Bragantino, a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores acabou não acontecendo. O tricolor terminou o Campeonato Brasileiro em sétimo lugar com 52 pontos, dois atrás do Bragantino, que fechou o G-6, e um à frente do América-MG, que fechou o G-8. E o Tricolor não terá um importante aliado em sua campanha no Brasileirão nessa fase inicial porque o Maracanã vai ficar fechado até março para troca de gramado.
E pela primeira vez em 109 anos de história do clube, o América vai disputar a Copa Libertadores. O Coelho venceu o São Paulo por 2 a 0, no Independência. Ademir, artilheiro do time no campeonato, marcou duas vezes. O América, que começou a competição com o objetivo de se manter na elite nacional, foi além. Encerrou a disputa na oitava colocação, com 53 pontos ganhos. O São Paulo, que se livrou do rebaixamento na rodada passada, sonhava com uma vaga na Libertadores. Mas o time sequer fez sua parte contra o América. Termina o Brasileirão no 13º lugar, na zona de classificação à Sul-Americana.
Santos e Cuiabá ficaram no empate por 1 a 1. O resultado confirmou a permanência do clube do Mato Grosso na Série A do Brasileirão e levou os dois clubes juntos à Sul-Americana. Marllon abriu o placar para o Dourado; Lucas Braga empatou para o Peixe. O Santos não teria alcançado a Libertadores mesmo se tivesse vencido – por causa da vitória do América sobre o São Paulo. O Peixe fechou o Brasileirão com 50 pontos, na décima colocação. O Cuiabá, com 47, ficou em 15º, com a última vaga na Sul-Americana.
Com um gol de Kevin, de apenas 18 anos, o Palmeiras se despediu da temporada de 2021 com uma vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, na Arena Barueri com uma equipe recheada de garotos. O Vozão, que entrou em campo com chances de classificação para a Libertadores não conseguiu reagir para tentar alcançar seu maior objetivo. O Palmeiras encerra o Brasileirão com 66 pontos, na terceira colocação. E o Ceará, com 50, termina em 11º, com vaga na Copa Sul-Americana.
O Atlético Goianiense venceu o Flamengo, no Estádio Antônio Accioly por 2 a 0. Com o resultado, alcançou sua maior campanha na história do Brasileirão, mas não conseguiu uma vaga na Libertadores. Os gols foram de Lucão e Toró no segundo tempo. O Atlético chegou na última rodada com chances de se classificar para a Libertadores, mas acabou ficando de fora por causa do saldo de gols. O Dragão terminou em nono, com os mesmos 53 pontos do América, que ficou com a vaga porque tem 4 gols de saldo e o do Atlético é negativo de 3 gols. Por outro lado, o clube alcançou sua maior campanha na história do Brasileirão, superando 2020, quando fez 50 pontos.
Com os principais jogadores do elenco já de férias, o técnico Maurício Souza mandou a campo vários jovens jogadores, como Wesley, Gabriel Noga, Lázaro, André Luiz e Vitor Gabriel, todos titulares. Sem entrosamento, a equipe deu pouco trabalho ao Atlético. O vice-campeão Flamengo termina o Brasileirão 2021 com 71 pontos.
No único jogo sem importância para nenhum dos lados, Sport e Athletico Paranaense empataram por 1 a 1, na Arena de Pernambuco, no confronto de despedida do Brasileirão 2021. O Leão abriu o placar com o centroavante Mikael, enquanto o Furacão empatou com Khellven. O Rubro-negro pernambucano ainda teve a chance de sair com a vitória, em um pênalti marcado após chamada do VAR, mas o chute de Everton Felipe parou no goleiro Bento. O Athletico estava garantido na Libertadores pelo título da Sul-Americana e termina a Série A na 14ª posição, com 47 pontos. O Sport, rebaixado de forma antecipada ficou em penúltimo lugar, com 38 pontos, e disputará a Série B em 2022.
========================================
O fim do Campeonato Brasileiro definiu os representantes do país na próxima edição da Copa Libertadores da América: Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Fortaleza, Corinthians e Bragantino entram direto na fase de grupos, enquanto Fluminense e América terão que jogar as fases prévias do torneio. Até o momento, 15 times já se classificaram para a Pré-Libertadores, restando apenas mais quatro vagas que ainda não foram definidas, sendo duas da Colômbia e duas da Bolívia.
Os times que já estão na pré libertadores além dos brasileiros são:
Argentina: Estudiantes.
Equador: Barcelona de Guayaquil e Universidad Católica
Paraguai: Olimpia e Guaraní.
Chile: Audax Italiano e Everton
Peru: Universitario e Universidad César Vallejo
Uruguai: Montevideo City Torque e Plaza Colonia
Venezuela: Deportivo Lara e Monagas
A Pré-Libertadores é dividida em três fases mata-mata. Na primeira, que será nas semanas dos dias 9 e 16 de fevereiro, irão jogar apenas Barcelona de Guayaquil, Olimpia, Universidad César Vallejo, Montevideo City Torque, Deportivo Lara e o último classificado da Bolívia, que ainda não foi definido. Os confrontos são definidos por sorteio, e apenas três avançam. Quem for eliminado não vai para a Copa Sul-Americana.
Na fase 2 entram os dois brasileiros e Estudiantes, Audax Italiano, Everton, Universidad Católica-EQU, Guaraní, Universitario, Plaza Colonia e Monagas, além de dois colombianos e um boliviano que ainda não estão definidos. Eles se juntam aos três classificados da primeira fase para novos confrontos mata-mata, definidos previamente por sorteio, nas semanas dos dias 23 de fevereiro e 2 de março. Oito avançam.Na fase 3 os oito classificados na segunda fase se enfrentam, com confrontos definidos por sorteio, nas semanas dos dias 9 e 16 de março, para definir os quatro que avançam para a fase de grupos. Os quatro eliminados vão para a Copa Sul-Americana.
========================================
Com o fim do Brasileirão, os participantes da Copa Sul-Americana de 2022 estão quase todos definidos. Os representantes do Brasil serão Atlético Goianiense, Santos, Ceará, Internacional, São Paulo e Cuiabá. Bolívia e Colômbia ainda vão confirmar os seus classificados. Os seis times brasileiros entram direto na fase de grupos, prevista para começar no dia 6 de abril. A fase prévia é formada por 32 clubes, quatro de cada um dos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Daí saem 16 classificados para os grupos.
As 12 equipes de Brasil e Argentina e as 16 classificadas da fase prévia se juntam a quatro times eliminados da terceira fase prévia da Libertadores e formam os 32 times que integrarão os oito grupos da Copa Sul-Americana. A decisão da competição está marcada para o dia 1º de outubro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Os participantes confirmados até aqui:
Bolívia:Jorge Wilstermann e Guabirá
Chile: Unión La Calera, Unión Española, Deportes Antofagasta e Ñublense
Colômbia: Independiente Medellín
Equador: 9 de Octubre, LDU, Muc Runa e Delfín
Paraguai: Nacional, Guaireña, Sol de América e General Caballerodo
Chile: Melgar, Cienciano, Sport Boys e Ayacucho.
Uruguai: Cerro Largo, Montevideo Wanderers, Liverpool e River Plate
Venezuela: Deportivo La Guaira, Estudiantes de Mérida, Metropolitanos e Hermanos Colmenárez
As ligas nacionais da Bolívia e Colômbia ainda estão em disputa, e algumas equipes estão asseguradas na Sul-Americana, mas com chances de ir à Libertadores.
São eles:
Bolívia: Bolívar, Royal Parí, Oriente Petrolero
Colômbia: Millonarios, Junior Barranquilla, Deportivo Cali e América de Cali
========================================
A Confederação Sul-Americana de Futebol divulgou as datas e os locais das partidas de ida e volta da Recopa Sul-Americana de 2022. O troféu será disputado por Palmeiras e Athletico-PR entre fevereiro e março do ano que vem.
O Furação que é o atual campeão da Copa Sul-Americana, abre a decisão jogando em seu estádio, na Arena da Baixada, em Curitiba, no dia 23 de fevereiro. O Verdão, que venceu a Copa Libertadores, tem o direito de decidir em casa, no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 2 de março.
A Recopa será um título inédito para as duas equipes. O Palmeiras perdeu a última edição para o Defensa y Justicia e em 1999, quando venceu sua primeira Libertadores, o torneio ainda não existia. O Furacão teve a chance de ser campeão da Recopa em 2019, quando venceu sua primeira Copa Sul-Americana, mas acabou sendo derrotado pelo River Plate.
==================================================
Felipe Melo será anunciado oficialmente pelo Fluminense na próxima semana. O volante de 38 anos realizou os exames médicos d em uma clínica em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade e foi aprovado. Ele voltou para São Paulo, onde será homenageado nesta sexta pelo Palmeiras e é aguardado novamente no Rio na segunda para assinar o contrato, que terá dois anos de duração, conhecer as instalações do CT Carlos Castilho e ser anunciado oficialmente pelo Fluminense.
========================================
No vôlei, o Cruzeiro venceu o Trentino por 3 sets a 0 no Mundial de Clubes, em Betim, e avançou para as semifinais da competição. Parciais foram de 25/19, 25/23 e 25/18. Outra equipe brasileira, o Natal foi derrotado por 3 sets a 0 pelo Civitanova. Mesmo assim, a equipe brasileira avança para as semifinais, que serão disputadas nesta sexta-feira. Uma das semifinais terá o clássico brasileiro Cruzeiro e Natal. A outra semifinal terá o duelo de italianos Civitanova contra o Trentino. A grande decisão será no sábado.
========================================
No handebol, o Brasil está de novo entre as 8 melhores equipes do mundo no feminino. A seleção assegurou classificação antecipada às quartas de final do torneio jogado na Espanha ao vencer a Argentina e chegar à sua quinta vitória em cinco jogos. O time estreou batendo a Croácia por 30 a 25, fez 29 a 25 no Japão e venceu o Paraguai por 33 a 19. Já na segunda fase, ganhou da Áustria por 38 a 31, e 24 a 19 na Argentina.
Nas quartas de final, o Brasil cruza com o primeiro ou o segundo colocado do Grupo 3, que tem Alemanha e Dinamarca brigando pela primeira posição e ainda invictos. França, Rússia, Noruega e Suécia são favoritos nas outras chaves.
Para o Brasil, a campanha já é a melhor em oito anos. A equipe foi 17ª no Mundial de 2019, 18ª em 2017 e décima em 2015. Além do título de 2013, o Brasil tem um quinto lugar no Mundial de 2011, em casa, quando fez ótima campanha na primeira fase e caiu para Espanha nas quartas por uma bola.