EM NOITE PRATEADA, BRASIL ENCERRA OLIMPÍADAS COM RECORDE DE MEDALHAS
A última noite dos Jogos Olímpicos de Tóquio teve um brilho prateado para o Brasil. A pugilista baiana radicada em Juiz de Fora, Beatriz Ferreira, a Bia Ferreira, trouxe a prata na categoria 60 kg. A final olímpica reuniu a campeã mundial de 2018, a irlandesa Kellie Harrington e a campeã mundial de 2019, Bia Ferreira. Kellie, que trabalha como faxineira em um hospital, levou a melhor. Bia volta pra casa com a primeira prata do boxe feminino e pensando em voltar aos ringues em Paris.
——————
A seleção feminina de vôlei conquistou a prata ao perder por 3 sets a 0 para os Estados Unidos, parciais de 25/21, 25/20 e 25/14. Foi a quarta medalha do técnico José Roberto Guimarães, a primeira prata. Fernanda Garay e Camila Brait anunciaram a aposentadoria da seleção.
——————-
Na penúltima noite olímpica, foram três ouros: Isaquias Queiroz no C1 1000 metros; Hebert Conceição no boxe 75 kg com um nocaute fenomenal no terceiro round e o futebol masculino que bateu a Espanha por 2 a 1 na prorrogação.
——————-
Com estes resultados, o Brasil termina a competição em Tóquio com VINTE E UMA medalhas: sete ouros, seis pratas e oito bronzes, no décimo segundo lugar no quadro de medalhas.
=========
Claro que as olimpíadas não terminariam sem uma treta, né? A novela que vamos acompanhar nos próximos dias envolve a decisão da seleção de futebol de não usar o agasalho oficial do Time Brasil no pódio da medalha de ouro.
———————-
Cada modalidade competiu com os uniformes dos próprios patrocinadores, mas o acordado era que o atleta usasse na cerimônia do pódio – para qualquer medalha – o agasalho oficial com a patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro. Os jogadores brasileiros não cumpriram o acordo ao amarrar o agasalho na cintura e manter as camisas com a marca da empresa patrocinadora da CBF.
——————–
Na coletiva de imprensa sobre o balanço do Time Brasil, o diretor de esportes do Comitê Olímpico do Brasil, Jorge Bichara, lamentou a atitude dos atletas e da CBF e disse que o assunto agora vai ser encaminhado à esfera jurídica. No entanto, isso não interfere na premiação dos jogadores. A CBF ainda não se manifestou.
———————–
A polêmica já envolveu o nadador Bruno Fratus, que publicou uma crítica a atitude “completamente desconexa e alienada” dos jogadores do futebol nas redes sociais. “A mensagem foi clara: não fazem parte do time e não fazem questão”, disse Fratus. O nadador destacou que o descumprimento do acordo com a patrocinadora do COB afeta outras modalidades que não recebem tanto investimento como o futebol.
——————–
O capitão da seleção olímpica Daniel Alves pediu respeito à equipe, disse que não quiseram ser diferentes de ninguém e não aceitam imposições. Respondendo Bruno Fratus sem citá-lo diretamente, Daniel Alves disse: “Favor quando forem exigir alguma coisa pro seus esportes, respeitar o nosso. Até mesmo porque presamos para que haja uma igualdade dentro das modalidades ou pelo menos um equilíbrio. Não se faz reivindicações criticando outros esportes, devemos criar uma base sólida nas nossas teses para defender as nossas solicitações”.
=========
=========
VIRA VIROU no quadro de medalhas! Com as conquistas do último dia, os Estados Unidos terminaram na frente com 39 ouros, 41 pratas e 33 bronzes, 113 medalhas no total. A China ficou em segundo com 38 ouros, 32 pratas e 18 bronzes, 88 medalhas. Os donos da casa, os japoneses foram os terceiros com 27 ouros, 14 pratas e 17 bronzes. O Brasil como dissemos terminou em décimo segundo lugar, com 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes. A chama olímpica se apagou em Tóquio neste domingo, 8. O mundo esportivo vai se reencontrar em Paris em 2024. Três anos passam rápido para quem sonha com – e quem torce em ser – mais alto, mais forte, mais rápido. Juntos. No Toque Notícias das 5 horas vamos trazer repercussões de resultados, encerrando nossa cobertura olímpica. Não perca.
========
Na oitava rodada do Módulo2, o Tupynambás venceu a abertura da série de jogos no fim de semana o União Luziense por 1 a 0. O Villa Nova também segue na briga pelo primeiro lugar, depois de bater o Aymorés por 3 a 0 no Alçapão do Bonfim, na estreia do técnico Wantuil Rodrigues. Tupi viu dois dos três pontos da vitória em casa evaporarem aos 53 do segundo tempo, quando o Betim conseguiu o empate em 1 a 1. O Nacional de Muriaé ficou no empate sem gols com o Democrata, em Sete Lagoas. Duas partidas terminaram 2 a 1: a vitória do Democrata contra o Serranense em Governador Valadares e a derrota do Guarani em Divinópolis para o Ipatinga. Com os resultados, o Villa Nova alcançou o Baeta com 14 pontos, mas o Leão do Bonfim é o líder por ter marcado mais gols. Após três empates em sequência, o Nacional de Muriaé caiu para o terceiro lugar, com 13 pontos. O Democrata de Governador Valadares fecha o G4 com 12 pontos. Na região intermediária da tabela estão Guarani e Betim com 10 pontos, Tupi e Ipatinga com 8 pontos. União Luziense e Serranense estão fora da zona de rebaixamento com 7 pontos. Na Z4, Democrata de Sete Lagoas está em décimo primeiro com 6 pontos e o Aymores segue na lanterna com 3 pontos.
———————-
A repercussão dos resultados e a expectativa para a oitava rodada que será na quarta-feira vão ser temas do Toque Notícias das 5 da tarde. A cobertura do Módulo 2 você pode conferir no nosso portal
========
A décima quinta rodada da série A termina nesta segunda com o jogo entre dois times encrencados na zona de rebaixamento: Grêmio recebe a Chapecoense às 8 da noite em Porto Alegre. A série de jogos começou com o empate em 0 a 0 entre Sport e Bragantino. O São Paulo venceu o Athletico Paranaense por 2 a 1. Em um jogo emocionante, o Fortaleza venceu o Palmeiras por 3 a 2 no Allianz Parque. Cuiabá e Bahia empataram em 1 a 1. Com gol anulado do Corinthians, o clássico paulista terminou 0 a 0. O América Mineiro venceu o Fluminense por 1 a 0. O Atlético venceu o Juventude em Caxias por 2 a 1. No resultado mais elástico da rodada, o Internacional fez a festa no Maracanã: 4 a 0 no Flamengo com três gols de Yuri Alberto e piti de Gabigol ao ser expulso. Ceará e Atlético Goianiense ficaram no 0 a 0. A derrota para o Fortaleza custou a liderança do campeonato ao Palmeiras. o time de Abel Ferreira foi superado pelo Atlético Mineiro de Cuca e Hulk, que chegou aos 34 pontos. O Palmeiras vem em segundo com 32. O Fortaleza está em terceiro com 30 e o Bragantino fecha o G4 com 28.
———————-
O Flamengo é o quinto com 24, Athletico Paranaense e Ceará estão com 23 pontos. Santos e Atlético Goianiense estão com 20 pontos. Bahia é o décimo com 18 pontos. Levando a pior no desempate, Internacional e Corinthians são os próximos também com 18 pontos. Fluminense está em décimo terceiro com 17. Juventude tem 16. Sport e São Paulo estão com 15. Na zona de rebaixamento, América Mineiro e Cuiabá tem 14 pontos e uma vantagem confortável sobre Grêmio, que tem 7 e Chape, a lanterna, com 4 pontos.
A lista de times com partidas pendentes: Grêmio e Flamengo estão com dois jogos a menos e Athletico Paranaense, Cuiabá, Fluminense e Juventude têm uma partida atrasada.
========
O meio de semana será de rodada da Libertadores, e a gente traz os detalhes na edição das cinco da tarde. Mas, já dá pra avisar os Tricolores para não descer para o Rio de Janeiro. Isso porque a partida entre Fluminense e Barcelona de Guayaquil, do Equador, na próxima quinta, no Maracanã, não terá público.
A Prefeitura do Rio de Janeiro não autorizou a proposta enviada pela diretoria tricolor à Secretaria Municipal de Saúde de liberar a presença de cerca de 4 mil e 500 torcedores, todos com o ciclo de vacinação completo, no jogo válido pelas quartas de final da Libertadores. A ideia é que a partida servisse como um evento-teste para o plano do próprio município de liberação parcial do público nos próximos meses. O motivo para a decisão foi o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade e a preocupação com a nova variante Delta.
Segundo o Fluminense, a Prefeitura afirmou que o protocolo apresentado mostrou-se bastante adequado, com necessidade de pequenas correções. E explicou que a decisão nada teve a ver com definições do protocolo, e sim com a dinâmica da pandemia na cidade que nos últimos dias teve aumento considerável de casos.
Ao ser comunicado da decisão, o Fluminense se colocou à disposição da prefeitura para apoiar o combate à pandemia. A pedido do Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, o clube convidará seus funcionários a participar, como voluntários, da campanha de vacinação, unindo esforços com as autoridades de saúde municipais.
No dia 30 de julho, a Prefeitura havia autorizado a presença de público no total de 10% da capacidade do Maracanã (cerca de sete mil pessoas) para o jogo do Flamengo pela Libertadores, desde que os torcedores apresentem comprovante da vacinação ou teste negativo para Covid-19 na entrada. A diretoria rubro-negra, no entanto, argumentou que a restrição tornaria a realização do jogo deficitária e levou a partida para Brasília.
No dia 6 de agosto, o prefeito Eduardo Paes anunciou a prorrogação nas medidas restritivas em razão dos aumentos dos casos e da preocupação com a variante Delta. Fluminense x Barcelona de Guayaquil está marcado para as nove e meia da noite de quinta, no Maracanã, e é válido pelas quartas de final da Libertadores.
A presença de público no jogo de volta, dia 19 de agosto, em Guayaquil é incerta. O clube equatoriano tenta liberação com as autoridades locais, mas o país também vive um período delicado na pandemia de Covid-19.
========
A décima sexta rodada da série B teve a derrota do Remo para o Operário por 1 a 0, a vitória do Guarani de 2 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, o empate em 1 a 1 entre Coritiba e Goiás, a vitória do Cruzeiro por 2 a 1 contra o Brusque na estreia de Vanderlei Luxemburgo. O Confiança que estava na zona de rebaixamento conseguiu o feito da rodada: goleou o Náutico nos Aflitos pro 4 a 0. CSA e Avaí empataram em 0 a 0. O Vasco ganhou do Vitória na conta do chá 1 a 0 no Barradão. E três partidas terminaram 2 a 0: Sampaio Correia venceu o Vila Nova; Botafogo bateu a Ponte Preta com o primeiro gol de Rafael Moura o He-Man, e o CRB venceu o Londrina fora de casa.
Agora Náutico e Coritiba estão empatados com 30 pontos, mas o Timbu leva vantagem no número de gols marcados e lidera a série B. O CRB é o terceiro com 28. Goiás fecha o G4 com 27 pontos. Com os mesmos 27 pontos, o Avaí é o quinto. Sampaio Correa e Guarani tem 26 pontos. Botafogo e Vasco estão empatados com 25. Brusque fecha os dez primeiros com 24 pontos. Operário é o décimo primeiro com 24. CSA e Remo estão com 19 pontos. Vila Nova tem 18. Cruzeiro está com 16. Confiança saiu da zona de rebaixamento com 13 pontos. E na Z4, Vitória, Ponte Preta e Londrina também estão com 13 pontos e Brasil de Pelotas é o lanterna com 12 pontos.
========
E na gangorra do grupo A da série C, o Tombense subiu na décima primeira rodada ao vencer a Jacuipense por 3 a 0 em casa. O time saiu do sexto lugar e está em terceiro, dentro da zona de classificação para a próxima fase. O equilíbrio é grande: o líder Botafogo da Paraíba tem 19 pontos, Manaus, em segundo, Tombense em terceiro, Volta Redonda em quarto e Ferroviário em quinto estão com 17 pontos e o Paysandu tem 16. Todos brigam diretamente pelo G4. A próxima rodada será disputada no fim de semana. O time de Tombos volta a campo no domingo, contra o Altos no Piauí às 4 da tarde.
========
Parece que a ficha caiu e bateu o desespero na galera do Barça! Diante da dramática despedida de Messi no Barcelona por motivos financeiros, os sócios do clube decidiram tentar agir e impedir a possível transferência do craque para o PSG. O advogado Juan Branco publicou nas redes sociais que entrou com uma queixa no Tribunal Europeu de Apelação para que o clube parisiense seja impedido de contratar Messi. Os argumentos usados dizem respeito aos gastos do PSG e um possível desrespeito do clube francês ao Fair Play Financeiro da Uefa. O advogado cita a relação entre a receita do clube e os salários pagos, comparando a situação dos franceses com o Barcelona.
É inconcebível que o Fair Play Financeiro sirva para agravar a evolução dos negócios no futebol, a instrumentalização do futebol por poderes soberanos e a distorção das competições – diz o comunicado, que aponta que pedirá a intervenção para bloquear a transferência, para que o Barcelona não seja lesado. Enquanto isso, a possível ida de Messi para o PSG vem gerando grande expectativa em todo o futebol francês. Segundo a agência Reuters, as ações do Lyon, do grupo de TV TF1 e da empresa dona do Canal Plus tiveram aumentos nesta segunda-feira. Messi pode chegar a Paris a qualquer momento para fazer exames médicos e assinar com o PSG, o que vem movimentando os fãs parisienses. Um grupo chegou a ir para o aeroporto de Le Bourget, teve a expectativa de desembarque do craque frustrada. Policiais cercam as imediações do Parque dos Príncipes.
Segundo o jornalista Fabrizio Romano, influente quando o assunto é mercado da bola, Messi segue em Barcelona com a família. Ele, seu pai e agente (Jorge Messi) e advogados analisam o contrato oferecido pelo PSG. Lionel Messi concedeu uma entrevista coletiva para dar sua versão sobre o processo de despedida do Barcelona, depois de o clube não conseguir criar as condições financeiras para renovar o contrato do craque. Em prantos, o argentino falou sobre o adeus ao time catalão e confirmou a negociação com o PSG, embora tenha apontado que ainda não havia fechado com nenhum clube.
Após a entrevista, a esposa de Messi, Antonella Rocuzzo, publicou uma foto ao lado do craque e filhos dizendo: “Vamos a qualquer lugar juntos, mas sempre em frente! Te amo meu amor!” . Raffaela Santos, irmã do Neymar, fez um comentário na postagem. “Sejam bem vindos, linda”, escreveu Rafaella, deixando a torcida do PSG em polvorosa.
========
Não é só a iminente contratação de Messi pelo o PSG está colocando fogo na janela de transferências do verão europeu. O atacante Romelu Lukaku, da Internazionale, realizou exames médicos em Milão e deve ser anunciado como novo reforço do Chelsea ainda nesta semana. Os Blues pagarão 115 milhões de euros (713 milhões de reais) pelo centroavante belga. E esse retorno de Lukaku ao Chelsea, clube que defendeu entre 2011 e 2014, vai gerar um verdadeiro efeito dominó na janela. Segundo a imprensa italiana, a Inter de Milão, que atravessa grave crise financeira podendo ainda negociar Lautaro Martínez com o Tottenham. Já o time inglês que vislumbra o argentino como substituto de Harry Kane, que deve ir para o City. A equipe italiana vai tentar a contratação do bósnio Dzeko, da Roma, para o lugar de Lukaku.
A Roma, por sua vez, pode buscar o argentino Mauro Icardi no PSG. O atacante, que já era reserva no clube francês e deve perder ainda mais espaço com a chegada de Messi, é o desejo de José Mourinho. O alto salário dele, entretanto, é um problema para o time da capital italiana. O centroavante belga que chega ao Chelsea vai ser a contratação mais cara da história do clube, segunda maior da Premier League, atrás apenas de Jack Grealish, anunciado no Manchester City. O Chelsea perdeu Giroud, que se transferiu para o Milan, e queria um centroavante para ser titular da equipe.
Lukaku foi um dos melhores atacantes do mundo na última temporada e líder da Inter de Milão na campanha do título italiano, com 24 gols e 11 assistências na Serie A. A diretoria da Inter de Milão não tinha o desejo de ver o belga ir embora, mas passa por uma reestruturação financeira e se convenceu do negócio.
==========
Hoje, às seis da tarde, tem Live de Segunda com toda a equipe do Toque de Bola Não perca, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque!
O Toque Notícia é sempre de segunda a sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.
Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte