Após quase três meses de competição pelo Módulo II do Campeonato Mineiro, o Villa Nova é o campeão. O Democrata de Governador Valadares, segundo colocado são os times que sobem para a elite em 2022.
O Villa Nova venceu por 3 a 1 o Democrata de Governador Valadares no Castor Cifuentes, pela última rodada do quadrangular decisivo do Módulo 2. A Pantera já estava classificada.
Os times da Zona da Mata, Nacional de Muriaé e Tupynambás, de Juiz de Fora, bateram na trave e se despediram da competição com um empate sem gols. O NAC ficou em terceiro com 6 pontos e o Baeta terminou em quarto, com 4 pontos e sem vitória na fase final da competição.
Os dois últimos colocados ao final da fase de classificação estão automaticamente rebaixados: o Aymorés, de Ubá, que terminou em décimo primeiro, e o Serranense, de Nova Serrana, lanterna da competição.
==============================================================================
A vigésima terceira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começou na tarde de sábado com um placar surpreendente. Com a volta do público na capital cearense, o Fortaleza acabou perdendo por 3 a 0 para o Atlético Goianiense. No mesmo horário, mais uma equipe mandante amargou derrota. O Cuiabá perdeu por 2 a 0 para o América Mineiro na Arena Pantanal. Ainda no sábado, no início da noite, com quatro gols marcados no segundo tempo, o Red Bull Bragantino chegou a abrir 2 a 0 diante do Corinthians, mas o Timão buscou a reação em Bragança Paulista, empatando em 2 a 2.
Numa das partidas mais aguardadas da rodada, o Atlético Mineiro superou o Internacional por 1 a 0, no Mineirão. O jogo foi bastante equilibrado, principalmente no primeiro tempo. O atacante Keno, que entrou na etapa final, marcou o gol da vitória após boa jogada de Hulk pela direita. O treinador do Galo, Cuca, admitiu depois da partida que em função da eliminação na Libertadores dias atrás contra o Palmeiras, o aspecto emocional teve grande influência no desempenho da equipe. Elogiou, também os jogadores e o esquema do Internacional, valorizando o resultado.
No domingo à tarde, o Flamengo logo abriu dois gols de vantagem diante do Athlético Paranaense no Maracanã e tornou mais fácil o jogo, fechando em 3 a 0, placar ainda do primeiro tempo. No mesmo horário, quatro da tarde, o São Paulo novamente decepcionou seus torcedores. Diante da lanterna Chapecoense, abriu o placar em Chapecó, desperdiçou oportunidades incríveis para ampliar e foi castigado com o gol de empate. Um a um, placar final.
No início da noite de domingo, mais um mandante acabou não fazendo o dever de casa. O Palmeiras, no Allianz Parque, ficou só no empate diante do Juventude: um a um. O gol da equipe gaúcha ocorreu logo no início, em cobrança de falta, e o empate surgiu ainda no primeiro tempo. Na etapa final, mesmo colocando de volta alguns titulares na equipe, o Palmeiras não conseguiu assinalar o gol que daria a vitória e ainda correu perigo nos contra-ataques.
O jogo que fechou a programação de domingo da Série A foi novamente de decepção para uma torcida que voltava às arquibancadas. Desta vez o Grêmio recebeu o Sport Recife, clube que atravessa uma grave crise financeira e administrativa mas o resultado em campo foi a vitória do Leão por 2 a 1. Todos os gols foram marcados na segunda etapa e o Sport chegou a estar vencendo por 2 a 0. Mais dor de cabeça para o experiente Felipão.
Duas partidas desta 23ª rodada foram transferidas para o dia 27 de outubro. Santos x Fluminense e Bahia x Ceará. E tem rodada neste meio de semana. São partidas programadas para terça, quarta e quinta-feira pela Série A.
O Atlético segue na liderança com 49 pontos em 22 jogos, aproveitamento de 74,2 por cento. Em segundo lugar, na pontuação está o Palmeiras, 39 pontos em 22 partidas e 59,1 por cento de aproveitamento. O Flamengo está em terceiro na pontuação mas em segundo no aproveitamento, isso porque tem número menor de jogos em relação ao Palmeiras. O rubro-negro soma 38 pontos em vinte jogos disputados, aproveitamento de 63,3 por cento.
Depois do Flamengo na classificação, aparecem Fortaleza, Bragantino, Corinthians, Internacional e Fluminense. Na zona de rebaixamento estão Bahia, Grêmio, Sport e Chapecoense.
==============================================================================
Pela 28° rodada da série B, o Operário perdeu de 2 a 1 para o Náutico no Germano Kruger. O Brusque fez 2 a 0 na equipe do Guarani no Augusto Bauer. O Goiás fez 3 a 0 no Vitória. CRB e CSA ficaram no 0 a 0 o Botafogo perdeu em casa por 2 a 1 para o Avaí. Ponte Preta e Vila Nova empataram em 1 a 1. O Cruzeiro venceu o lanterna Brasil de Pelotas por 2 a 0 no Independência. O Vasco venceu fora de casa, 2 a 1 no Confiança no Batistão. Londrina fez 3 a 1 no Sampaio Côrrea. Um jogo encerra a rodada nesta segunda-feira. O Remo recebe o líder Coritiba oito da noite no Baenão.
==============================================================================
Vamos falar agora de Campeonato Brasileiro da Série C. Na primeira rodada da segunda fase da competição, pelo Grupo D, o Tombense venceu o time do Ypiranga, fora de casa, por um a zero. No mesmo grupo, o Manaus fez 5 a 0 no Novorinzontino. Pelo Grupo C, o Ituano venceu por um a zero o Botafogo da Paraíba no Almeidão. Criciuma e Paysandu ficaram no zero a zero no Heriberto Hulse.
Na segunda fase, a Série C tem dois quadrangulares, Grupo C e Grupo D. Os líderes de cada chave ao fim dos jogos de ida e volta farão a final da Terceirona. E, além disso, esses finalistas, junto do segundo colocado de cada grupo ao fim dos quadrangulares, sobem para a Série B de 2022.
==============================================================================Dos 25 jogadores convocados pelo técnico Tite para a Data Fifa de outubro, cinco deles já se encontram na Colômbia, local onde a seleção brasileira vai se preparar para o confronto contra a Venezuela, nesta quinta-feira, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O zagueiro Thiago Silva, os laterais Danilo e Alex Sandro, o volante Fred e o atacante Raphinha se apresentaram ainda na noite de domingo, em Bogotá, e se juntaram à comissão técnica. A seleção brasileira só fica completa nesta terça-feira.
==============================================================================
A África do Sul desistiu de participar da disputa para ser a sede do Mundial de Clubes 2021. A decisão ocorreu porque o país tem um baixo número de pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19, somente 15 por cento, o que para a Fifa não é possível a presença de público, inclusive de estrangeiros. O torneio deve ocorrer no Oriente Médio, provavelmente nos Emirados Árabes Unidos, pela quinta vez foi sede em 2009, 2010, 2017 e 2018. E deve ser adiado de dezembro de 2021 para fevereiro de 2022.
Flamengo ou Palmeiras, quem ganhar a final em jogo único da Libertadores no dia 27 de novembro, em Montevidéu, estará no Mundial. Já estão confirmados o Chelsea da Inglaterra, campeão europeu, o Al-Ahly do Egito e o Auckland City da Nova Zelândia, indicado pela Oceania após seu continental ser cancelado por causa da pandemia. O Mundial estava marcado para o Japão, entre 9 e 19 de dezembro, mas a federação local desistiu do torneio porque não poderia colocar público nos estádios, também devido à covid-19, e teria prejuízo.
==============================================================================
Nesta terça-feira, a técnica Pia Sundhage vai convocar a Seleção Brasileira feminina para os dois próximos jogos preparatórios contra a Austrália. Os confrontos estão marcados para os dias 23 e 26 de outubro, durante o período de Data Fifa. O palco do confronto será o Commbank Stadium, em Sydney, em solo australiano. Após dois anos, Brasil e Austrália voltam a se enfrentar. O último encontro entre as duas seleções foi na Copa do Mundo de 2019, em jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos.