Toque Notícia 14h dia 01-11

CAMPEONATOS NACIONAIS AGITAM O FINAL DE SEMANA

Vamos começar pela vigésima nona rodada da Série A. O Santos foi a Curitiba e voltou para casa com mais três pontos na luta para se livrar do rebaixamento. O Peixe venceu o Athletico Paranaense por 1 a 0, gol de Madson, no início do segundo tempo. O Furacão está há cinco jogos sem vencer no campeonato. A vitória leva o Santos aos 35 pontos na 13° posição. O Athletico é o 15° com 34.

No jogo considerado dos dois melhores elencos, deu Flamengo. 1 a 0 sobre o Atlético Mineiro, no Maracanã. Aos 25 da primeira etapa, Bruno Henrique deixou Michael na boa para marcar o único gol do jogo. Com o resultado, a diferença dos dois caiu para 10 pontos. Enquanto o Atlético segue na liderança isolada, com 59 pontos, o Flamengo está com 49, em terceiro, com dois jogos a menos. O juiz Anderson Daronco marcou um total de 41 faltas no jogo e seis cartões amarelos. E teve confusão após o apito final, Cuca e Hulk reclamaram da arbitragem e houve tumulto na entrada dos vestiários.

Atormentados pelo fantasma do rebaixamento, Juventude e Bahia ficaram no 0 a 0 em partida disputada no estádio Alfredo Jaconi. O jogo passou pela atuação do VAR, que entrou em ação em lances importantes e provocou a reclamação de ambas as equipes. Este confronto era importante para o Bahia abrir seis pontos de vantagem na rodada para o primeiro time fora do Z4. Com o empate, o Juventude está na em 18°, com 30 pontos. Já o Tricolor baiano fica na 16°, com 33 pontos.

América Mineiro fez 2 a 1 no Fortaleza no Independência. O time fez valer o mando de campo e conseguiu a segunda vitória seguida sob o comando de Marquinhos Santos. O Fortaleza viu a sequência de três vitórias na competição acabar. O VAR também teve atuação decisiva no resultado final da partida, anulando um pênalti e confirmando outro. Com a vitória, o América ganhou uma posição na tabela, está na 9° colocação. O Fortaleza está com 48 pontos, em 5° lugar.

O Ceará venceu o Fluminense por 1 a 0 no Castelão. O time ficou com um a menos por boa parte do jogo. O resultado afasta o Vozão da zona de rebaixamento. Vina marcou de pênalti logo nos primeiros minutos da partida. Logo depois, o Tricolor carioca cresceu após a expulsão de Gabriel Dias. Foi tensão até o final, mas a equipe cearense conseguiu segurar o resultado. O Ceará é o 12° com 36 pontos. O Fluminense está segue em 8°, com 39.

O São Paulo venceu o Internacional por 1 a 0, no Morumbi. Gabriel Sara, no começo do jogo, fez o gol da vitória.  Com a vitória, o São Paulo é o 11°, com 37 pontos, abriu sete de vantagem para o primeiro time da zona de rebaixamento. O Internacional é o 6° com 41 pontos.

O Sport venceu por 2 a 0 o Atlético Goianiense na Arena Pernambuco. Gustavo e Mikael fizeram os gols. O Atlético é o décimo com 37 pontos. Já o Sport respira ao vencer a primeira após quatro jogos, sendo três derrotas. Com isso, sobe para a 17°  com 30 pontos três a menos que o Bahia, último time fora do Z-4.

No jogo mais polêmico da rodada, o Palmeiras venceu o Grêmio de virada por 3 a 1 na Arena, em Porto Alegre. O time gaúcho abriu o placar com Diego Souza no início do primeiro tempo mas cedeu a virada em poucos minutos, ainda na primeira etapa. Raphael Veiga empatou de pênalti aos 45 e virou o jogo quatro minutos depois. Breno Lopes ainda ampliou nos acréscimos do segundo tempo.

Com a vitória, o Palmeiras chega a 52 pontos, reassume a vice-liderança e diminuiu para sete a vantagem do líder Atlético, mas com um jogo a mais. Já o Grêmio segue na vice-lanterna, com 26 pontos. A distância para sair do Z-4 segue em sete pontos. O Tricolor tem dois jogos a menos. A rodada tem fim nesta segunda feira.

========================================

E teve confusão na partida entre Grêmio e Palmeiras. Um grupo de torcedores do Grêmio invadiu o gramado da Arena após o apito final, quebrou a cabine do VAR e outros equipamentos de transmissão e ainda tentou acessar o túnel de acesso aos vestiários, onde estavam os jogadores. Há ainda relatos de agressão a profissionais de imprensa.

A invasão foi pela Arquibancada Norte, setor sem cadeiras onde ficam as torcidas organizadas e que foi liberado há pouco tempo pelas autoridades para ser ocupado na pandemia. A Brigada Militar entrou em ação, e os torcedores se retiraram do gramado. Em outro setor, nas cadeiras superiores, torcedores de Grêmio e Palmeiras trocaram socos, mesmo separados por uma grade de proteção. A confusão na Arena do Grêmio não foi restrita ao campo. No estacionamento, um grupo ainda maior de torcedores cometeu atos de vandalismo e entrou em conflito com a Brigada Militar.

E pode ter resultados sérios para o clube. O time pode não jogar mais em casa neste Brasileirão. A atitude pode valer perda de mando de campo em até 10 jogos. E só tem mais cinco compromissos na Arena no ano. A punição vem do artigo 213 Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Nesse caso, valeria só uma multa de 100 mil. No entanto “Quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”, diz o regulamento.

Se considerada grave, a atitude dos torcedores pode fazer o time gaúcho não atuar mais na Arena até o encerramento do Brasileiro. Restam apenas confrontos com Fluminense, Red Bull Bragantino, São Paulo, Flamengo e Atlético Mineiro. O próximo deles será contra o Flu, no dia 9.

Além disso, um vídeo de um torcedor gremista supostamente imitando macaco em gesto racista contra palmeirenses foi divulgado. No caso do possível ato racista, as imagens que rodaram as redes sociais serão analisadas para saber se há ou não consistência para seguir com o processo. Nas imagens, feitas por palmeirenses, um torcedor do Grêmio está aparentemente imitando um ‘macaco’ em direção aos rivais. Quem filmou o ato fez a acusação imediata.

========================================

Fim da trigésima segunda rodada da Série B.  O Operário venceu o Avaí por 2 a 1, de virada, no Germano Krüger. É a segunda vitória consecutiva do time paranaense, que chegou a somar dez partidas consecutivas sem vencer, mas agora soma seis pontos em dois jogos. Os gols da partida saíram no segundo tempo, o Avaí saiu na frente, logo no primeiro minuto, com Copete. O empate veio aos 27, com Alan, e a virada aos 33, com Paulo Sérgio. O atacante chegou a sete gols na competição é o artilheiro do time.

O CSA venceu o Vasco por 3 a 1 em São Januário. Dellatorre, autor de dois gols, foi o nome da vitória. Renato Cajá, em cobrança de falta, fez o outro, enquanto Germán Cano anotou o do Vasco de pênalti. A torcida que foi em bom número a São Januário protestou muito no fim e chegou a arremessar alguns objetos dentro do campo.

Ponte Preta e Vitória realizaram ficaram no 0 a 0. O Londrina fez 2 a 0 no Confiança fora de casa. Zeca e Roberto, que aproveitaram falhas de marcação do sistema defensivo marcaram os gols.

A rodada teve início no domingo anterior, com a vitória do Vila Nova sobre o Brusque por 3 a 2. Na terça, CRB e Coritiba 1 a 1 e Goiás e Botafogo também empataram em 1 a 1. Na quinta, o Guarani fez 1 a 0 no Sampaio Côrrea e o Cruzeiro perdeu em casa para o Remo por 3 a 1.

O Coritiba é líder com 58 pontos, Botafogo em segundo tem 56, Avaí em terceiro e Goiás em quarto tem 53 pontos. CRB é o quinto com 51, Guarani em sexto tem 49, CSA 48 em sétimo. O Vasco é o oitavo colocado com 47. Náutico em nono com 45 e Villa Nova com 43 fecham os 10 primeiros.

Remo em décimo primeiro e Operário em décimo segundo tem 41 pontos. Sampaio Côrrea tem 40. O Cruzeiro vem décimo quarto com 39. Ponte Preta tem 38 em décimo quinto, e o Brusque tem 36 pontos. No Z4, Londrina tem 35 pontos, Vitória 33, Confiança 31 pontos e o lanterna Brasil de Pelotas tem 23 pontos somados.

========================================

E tem clube mineiro disputando Série C que já está classificado para a Série B do próximo ano. O Tombense conseguiu o acesso ao vencer o Manaus por 2 a 1, de virada, na Arena da Amazônia, em duelo da quinta rodada da segunda fase da Série C do Brasileiro. Os gols foram marcados por Capa e Jean Lucas. O Gavião descontou com Rafhael Lucas.

Com a vitória, o Tombense chega aos 10 pontos e garante matematicamente uma das duas vagas para a segunda divisão do ano que vem, independentemente se perder para o Ypiranga na última rodada. Ao Manaus, que fica com seis, tem que vencer o Novorizontino que também tem seis. A equipe paulista perdeu neste sábado para o Ypiranga.

No outro grupo, o C, Criciuma e Ituano ficaram no 0 a 0 e o Botafogo da Paraíba fez 1 a 0 no Paysandu. O Ituano é o líder com 10, Botafogo da Paraíba tem 8, 6 pontos para o Criciuma e o Paysandu tem 2 pontos somados.

========================================

O Tottenham demitiu o técnico Nuno Espírito Santo, depois da derrota por 3 a 0 em casa para o Manchester United. O resultado deixou o clube de Londres na oitava posição da tabela. Os Spurs lideravam a liga inglesa em agosto depois de vencer seus três primeiros jogos, mas perdeu pela quinta-vez no Campeonato Inglês e agora está 10 pontos atrás do líder Chelsea. A equipe técnica de Nuno também foi liberada de suas funções. O clube ainda não anunciou um substituto, mas a mídia britânica noticiou que Antonio Conte, ex-treinador do Chelsea e da Inter de Milão, é uma possibilidade.

========================================

O jornal espanhol As informou que Sergio Agüero, do Barcelona, continua em observação no seu quarto no hospital. O jogador sofreu uma arritmia cardíaca no último sábado e a tendência é que continue no centro médico por mais alguns dias. O lance aconteceu durante o primeiro tempo da partida entre Barça e Deportivo Alavés, válida pelo campeonato espanhol. O atacante argentino sentiu fortes dores, caiu no gramado e foi substituído.

A arritmia cardíaca é quando há alguma mudança no ritmo do coração da pessoa, fazendo com que os batimentos fiquem desordenados, podendo ficar mais rápidos ou mais lentos.

O Barcelona não vive um bom momento na temporada e ocupa apenas a nona colocação da La Liga. São 16 pontos conquistados em 11 jogos e nesse momento o time não está se classificando para nenhuma competição europeia.

========================================

A tenista Luisa Stefani entrou no top 10 do ranking de duplas da Associação de Tênis Feminino. Após desconto de pontos de outras tenistas, Luisa subiu para a 9° do ranking e entrou pela primeira vez na carreira para a lista das dez primeiras. A brasileira está sem jogar após sofrer lesão no ligamento do joelho.

Stefani se tornou a sexta tenista brasileira a alcançar a marca, sendo a primeira mulher na Era Aberta. Ela se junta a nomes como Maria Esther Bueno, Carlos Kirmayr, Guga, Bruno Soares e Marcelo Melo.

Em 2021, conquistou a medalha de bronze nas duplas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e foi campeã do Associação de Tênis Feminino 1000 de Montreal. Além disso, fico com os vices no WTA 1000 de Miami, no WTA 500 de San Jose e no WTA 1000 de Cincinnati.

========================================

O site “Globo Esporte” informou que o diretor de vôlei do Minas Tênis Clube, Elói Lacerda de Oliveira, afirmou em um áudio que Maurício Souza não foi demitido do clube por conta da homofobia. O dirigente informa que o clube foi “obrigado a dispensar” o central para proteger tanto o clube como o jogador. “Ele não foi mandado embora porque ele é homofóbico, porque ele não é homofóbico. O que ele falou foi uma declaração pessoal dele. Ele foi mandado embora para a proteção dele. E ele recebeu integralmente o salário dele e a proteção do Minas”, disse o dirigente no áudio.

O Minas confirmou que o contrato com o jogador foi rescindido, em decisão tomada depois da repercussão das postagens de teor homofóbico realizadas pelo atleta nas redes sociais. Todas essas ações aconteceram depois da pressão de torcedores e também de comunicados dos patrocinadores, que cobraram um posicionamento em relação às postagens do jogador. A publicação ainda diz que não houve um consenso dentro do Minas sobre a demissão de Maurício, e no áudio, o diretor de vôlei deixa claro seu posicionamento em relação a ele.

 

Deixe seu comentário