PREFEITURA APRESENTA NOS PRÓXIMOS DIAS PROJETO PARA NOVO PARQUE MUNICIPAL NO SESC CAMPESTRE
Há alguns dias, a Prefeitura anunciou a transformação da antigo Sesc Pousada, no bairro Nova Califórnia, em um parque municipal. Com piscina, ginásio, campos e quadras de futebol, o espaço é bem aparelhado para abrigar atividades físicas e esportivas da comunidade juiz-forana. Assim, intenção da prefeita Margarida Salomão é transformar o local e utilizá-lo em sua totalidade. Falando com exclusividade ao Toque de Bola, após a coletiva que marcou os seis primeiros meses de sua administração, a chefe do Executivo Municipal revelou que, em breve, o projeto será apresentado. A cessão da área tem prazo de 20 anos e não terá custos aos cofres públicos, conforme a Prefeitura. Além da estrutura esportiva, o Sesc Pousada conta com salão de jogos, playground, centro de convenções, teatro de arena, pista de caminhada ecológica e área verde ampla. A área estava com as atividades suspensas desde 2019.
================
A oitava rodada da Série A do Campeonato Brasileiro começou na tarde de quarta e seguiu noite afora. E apesar do frio, os artilheiros estavam quentes no início da série de jogos. De virada, o Athletico Paranaese venceu o Fluminense, em Volta Redonda, por 4 a 1. No mesmo horário, no Castelão, outra virada: a Chapecoense saiu na frente, mas o Fortaleza foi buscar e venceu o confronto por 3 a 2. Nos primeiros jogos da noite, foram sete gols em Pituaçu. Os donos da casa também, levaram a virada do América Mineiro e terminaram perdendo, por 4 a 3, para o Coelho, com direito a gol de Ribamar e tudo. Em Porto Alegre, mesmo com um homem a menos, o Palmeiras arrancou a vitória, por 2 a 1, em pleno Beira Rio, do Internacional. Um pouco mais tarde, nem a temperatura próxima a 0 graus em Caxias do Sul desanimou os artilheiros do time da casa. O Juventude pegou o Grêmio e fez 2 a 0, alimentando a crise no Tricolor e deixando o técnico Tiago Nunes por um fio. Nos outros dois jogos da noite, o placar não se moveu. Santos e Sport empataram sem gols na Vila Belmiro, e Corinthians e São Paulo fizeram um clássico pouco movimentado na Neo Química Arena, e também não conseguiram marcar. Nesta quinta, a rodada se completa. Às quatro da tarde, o líder Bragantino recebe o Ceará, em Bragança Paulista. Um pouco mas tarde, às sete da noite, o Atlético Mineiro e Atlético Goianiense se enfrentam no Mineirão. Fechando a rodada, o Cuiabá recebe o Flamengo, às oito da noite, na Arena Pantanal.
================
No complemento da oitava rodada da Série B, a Ponte Preta venceu a primeira na competição, batendo o CSA, no Moisés Lucarelli, por 2 a 1. No Augusto Bauer, o Brusque venceu o Brasil de Pelotas por 1 a 0, mesmo placar da derrota do Vasco para o Goiás, em Goiânia. O Avaí foi a Londrina e bateu os donos da casa, no Estádio do Café, por 3 a 1. No Mineirão, foram seis gols no empate em 3 a 3 entre Cruzeiro e Guarani. Já o Botafogo venceu o Vitória, em Volta Redonda, por 1 a 0. Na classificação, o Náutico se mantém na ponta, com 18 pontos. O Coritiba é o vice-líder com 16, e logo atrás vêm Goiás e Sampaio Corrêa, com 15. Primeiro fora do G4, o Brusque soma 13 pontos, seguido de Operário com 12, Botafogo e CRB, ambos com 11. A turma dos 10 pontos tem Vasco, Avaí e Guarani. E o Vila Nova tem 9 pontos, com CSA, Cruzeiro e Confiança logo atrás, com 8. Fora da zona de rebaixamento, o Londrina tem 7 pontos, mesma pontuação do Remo, que está na Z4 por conta do saldo de gols. Vitória, Brasil de Pelotas e a lanterna Ponte Preta, todos com 6 pontos, completam a classificação.
================
Na véspera do aniversário do jogador, o zagueiro Dedé e o Cruzeiro realizaram um acordo na Justiça do Trabalho, diante da ação movida pelo atleta, em janeiro de 2021. Os detalhes desse entendimento entre as partes são mantidos em segredo, já que a movimentação do processo foi posta em sigilo judicial. O atleta cobrava 35 milhões de Reais do clube. Um dos pedidos de Dedé era rescisão do contrato de trabalho. O vínculo do jogador com a Raposa vai até 31 de dezembro de 2021. Dedé conseguiu a liberação do clube para ficar livre no mercado. Ele não atua desde outubro de 2019, quando se lesionou e passou por cirurgia no joelho. Desde que ação foi proposta, Dedé e Cruzeiro travaram longa batalha na Justiça, envolvendo pedidos de danos morais, além de participação de peritos médicos que avaliaram a capacidade laboral do jogador. Entre liminares, tutelas e mandados de segurança, o processo foi parar no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de 2º Grau da Justiça do Trabalho. Nesta quinta, Dedé completa 33 anos. Ele busca nova oportunidade no futebol profissional. Pelo Cruzeiro, foram 188 jogos, com 15 gols e sete títulos: bicampeão do Campeonato Brasileiro (2013 e 2014), bi da Copa do Brasil (2017 e 2018), além de três Mineiros. Por outro lado, fez parte da campanha do rebaixamento inédito para a Série B, em 2019.
================
A seleção brasileira masculina de futebol começou a se juntar, em São Paulo, para iniciar a preparação para as Olimpíadas. Os convocados por André Jardine vão se apresentar a conta-gotas. Neste primeiro momento, chegaram Gabriel Magalhães, Diego Carlos, Paulinho, Matheus Cunha e Antony. Os jogadores que atuam no futebol brasileiro só se apresentarão no dia 8 de julho. O meio-campista Bruno Guimarães e o atacante Malcom só se juntarão ao grupo depois do dia 10, pois vão iniciar a pré-temporada com Lyon e Zenit, respectivamente. Já o volante Douglas Luiz, a serviço da Seleção principal, se apresenta depois da Copa América. Caso o Brasil vá até a final, ele viaja direto para Doha, onde a equipe de André Jardine irá treinar. Os atletas do futebol masculino fazem parte de pequena lista de enviados do Comitê Olímpico Brasileiro que ainda não foram vacinados. Está previsto que recebam a primeira dose do imunizante no dia 5 de julho. Alguns atletas já foram vacinados, mas a maioria vai receber a primeira dose ainda em São Paulo, que foi uma das sedes de vacinação prevista. O técnico André Jardine tem problemas para fechar a lista de convocados. Pelo menos dois clubes já avisaram que não vão liberar seus jogadores: Pedro, do Flamengo, e Gerson, do Olympique de Marselha. A CBF ainda mantém esperança de contar com o atacante e o meia, mas já tem opções para novos convocados. Porém, o Flamengo agora tem respaldo também de decisão do STJD. O Comitê Olímpico Internacional e a Fifa permitiram que fossem chamados 22 atletas – não mais 18 como previsto anteriormente. A lista deve ser entregue até o dia 2 de julho.
================
Gerson está fora dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O volante foi apresentado pelo Olympique de Marselha e comunicado oficialmente de que não será liberado para defender o Brasil no Japão. Mesmo após os pedidos do jogador, o clube reiterou que a decisão é definitiva diante do investimento, pela importância deste início de temporada e pela Olimpíada não ser data Fifa. O tema olímpico entrou em pauta ainda durante as negociações para a saída do Flamengo e Gerson desde o primeiro momento deixou claro o desejo de defender a Seleção. Clube e jogador chegaram a ter um acordo verbal de que seria liberado, mas nada foi colocado em contrato. Com novos pedidos do volante já após o negócio sacramentado, o Olympique ponderou diante da importância de realizar a pré-temporada pelo novo clube. O técnico argentino do Olympique, Jorge Sampaoli, vê Gerson como peça central do novo esquema tático versão 2021/2022, e pediu pela permanência. Diante do ok do clube francês para outras solicitações de Gerson, como, por exemplo, ficar mais dois dias no Brasil além da previsão de viagem para o dia 24, ficou definido de que a permanência na França seria o melhor. Gerson e seu pai e representante, Marcão, chegaram a ponderar mais uma vez na chegada a Marselha. O jogador expôs que estar na Olimpíada de Tóquio era um grande sonho, mas os franceses seguiram firmes no posicionamento. Por não ser data Fifa, o que não obriga a liberação, o Olympique entendeu que não faria sentido expor seu maior investimento na temporada aos riscos de uma outra competição, além de ausência nos primeiros jogos da temporada. A decisão do clube francês é a mesma do Flamengo em relação a Pedro. Com o respaldo do STJD, os cariocas também não vão liberar o atacante para a disputa olímpica.
================
Embora seja oficial que as Olimpíadas de Tóquio, que começam no dia 23 de julho, terão presença de público com limite de 10 mil espectadores em cada local, o primeiro-ministro do Japão Yoshihide Suga considera uma redução neste número ou até mesmo proibir o público durante o evento. Os novos casos de Covid-19 no Japão bateram mais de seis mil durante o mês de maio, mas uma série de restrições fez com que o número caísse para 1.300 no fim de junho. Atualmente, uma pequena alta é vista, com uma média de 1.500. Os números especificamente da capital Tóquio também subiram e estão em uma média de 500 novos casos diários. Apesar disso, ainda segue oficial que os Jogos acontecerão com a presença de público. Cada evento terá, no máximo, 10 mil pessoas presentes, ocupando 50% das arenas. Por exemplo, no Estádio Olímpico de Tóquio, cabem 70 mil pessoas, então serão 10 mil presentes nos eventos no local. Um ginásio que tenha capacidade para 5 mil pessoas terá, no máximo, 2mil e 500 pessoas nas arquibancadas. Suga disse que qualquer nova decisão sobre como lidar com os torcedores locais nas instalações será tomada por consenso entre os governos japonês e metropolitano, o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Organizador. O principal conselheiro de Suga sobre a COVID-19, Shigeru Omi, e outros especialistas em doenças infecciosas também disseram que realizar os jogos sem espectadores é a “opção mais segura”.
================
A pequena delegação de Ruanda teve uma baixa nesta quinta-feira. Um dos oito atletas do país classificados para Tóquio, o maratonista Félicien Muhitira foi expulso das Olimpíadas por violar os protocolos contra a propagação da Covid-19. A punição veio depois que ele, sem autorização da organização e da comissão técnica, decidiu deixar o hotel de concentração, em Nyamata. A expulsão do atleta faltando 22 dias para o início dos Jogos servirá como exemplo para outras delegações, que aos poucos estão chegando ao país. Lembrando que todos os atletas que participarão das Olimpíadas podem sofrer com sanções, como multas e expulsão dos Jogos, caso não cumpram as medidas rígidas que serão aplicadas no evento. Muhitira tem recorde pessoal de 2 horas 10minutos 58segundos na maratona. Agora com a baixa dele, representarão Ruanda nos Jogos os maratonistas John Hakizimana e Marthe Yankurije, os ciclistas Joseph Areruya, Samuel Mugisha, Didier Munyaneza e Moise Mugisha e os nadadores Eloi Imaniraguha e Alphonsine Agahozo.
================
A Federação Internacional de Tênis divulgou a lista dos atletas que estão inscritos para as Olimpíadas de Tóquio. Um dos maiores vencedores de Grand Slam da história, Roger Federer, está entre os nomes divulgados, mas o próprio já disse algumas vezes que ainda está na dúvida se vai ou não para o Japão. Entre os nomes do tênis feminino, a australiana Ashleigh Barty e a japonesa Naomi Osaka, as duas primeiras do ranking, estão confirmadas. O Brasil aparece com quatro nomes confirmados: Bruno Soares e Marcelo Melo nas duplas e João Menezes e Thiago Monteiro nas simples. O nome de Federer chamou a atenção na lista, já que ele ainda não confirmou 100% sua presença no evento. Ao mesmo tempo, o suíço não declarou sua ausência, algo feito por muitos dos melhores do planeta, como o espanhol Rafael Nadal (2º do ranking), o austríaco Dominic Thiem (5º do mundo) e o espanhol Roberto Bautista Agut (10º do planeta). No feminino, Serena Williams (8ª da classificação da ATP) e sua irmã Venus, além Simona Halep (3ª do mundo) e Sofia Kenin (5ª do ranking) já descartaram a ida para as Olimpíadas. Número 1 do ranking mundial, Novak Djokovic já disse que irá para Tóquio tentar sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas, já que foi bronze em Pequim 2008. O atual bicampeão olímpico, Andy Murray, atualmente número 124 do ranking mundial, recebeu um convite para jogar.
==========
comercial
==========
Daqui a pouco, às 6 da tarde, tem Live Especial sobre o centenário do Museu Mariano Procópio, sua relação com o esporte de Juiz de Fora e suas relíquias esportivas do vasto acervo de peças. Não perca hoje, às seis da tarde, aqui Nas Ondas do Toque.
O Toque Noticia é sempre de segunda e sexta, ao vivo, às duas e às cinco da tarde. Apoio: Plasc, Santa Casa de Juiz de Fora, Drogaria Santo Antônio entrega grátis em toda a cidade whatsapp (32) 98437-1989, Projeto Cidadão Consciente da Hiperroll Embalagens e agente autorizado Claro Juiz de Fora.
Este foi o Toque Notícia. Continue ligado na webradio Nas ondas do Toque, aqui é 100% esporte