Os estaduais de todas as regiões do Brasil sempre apresentam equipes bem diferentes e, muitas vezes, desconhecidas do grande público. Muitos desses nomes estão relacionados às cidades, à cultura e até mesmo com a boa criatividade de seus fundadores.
O Toque de Bola, na série Toque nos Estaduais, elaborou uma lista de clubes com denominações bem diferentes, em distintas regiões do País.
O primeiro clube a ser pesquisado é o União Frederiquense, do Rio Grande do Sul.
História: dois clubes em um
Fundado em 03 de agosto de 2010, o União Frederiquense de Futebol é o primeiro clube profissional da história de Frederico Westphalen, cidade localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, distante aproximadamente 365 quilômetros de Porto Alegre.
O nome União diz respeito ao motivo de sua fundação. O plano foi acabar com uma rivalidade local entre os clubes Ipiranga e Itapagé, ambos amadores. Da junção deles nasceu o União Frederiquense. Na camisa, ambos estão representados. As cores foram escolhidas para acabar com qualquer resquício de rivalidade local. Unem-se o verde do Ipiranga, o branco que é neutro e o vermelho do Itapagé.
O time foi filiado na Federação Gaúcha de Futebol em setembro de 2010 e disputou a Divisão de Acesso do Gauchão de 2011 a 2014. Em 04 de junho de 2014 o clube chegou à sua primeira grande conquista, quando obteve uma das três vagas à elite do futebol gaúcho em 2015. Na disputa, o clube alcançou somente a 15ª colocação entre 16 clubes e, assim, regressou à Divisão de Acesso. Foi campeão da segunda divisão em 2021 e retornou recentemente à elite em 2022.
Estádio
A Arena União foi inaugurada em 2017 e tem capacidade para apenas 1.400 torcedores. O plano é fazer, de acordo com o avanço do clube, o estádio aumentar de tamanho. Mas receber número maior de torcedores não é a única melhoria do campo de jogo da cidade de pouco mais de 30 mil habitantes. A sustentabilidade é a meta principal. No início deste ano, foi firmada parceria com o grupo Creluz para instalação de uma usina fotovoltaica nas dependências do estádio. O acordo firmou a cedência do local para obra da usina e permanência pelos próximos 25 anos, com possibilidade de renovação.
Curiosidades
Dentro de campo, o União Frederiquense manteve boa parte do elenco que subiu para a elite do futebol gaúcho. O técnico do título de 2021 foi mantido. É Daniel Franco, jogador histórico do Internacional, que pendurou as chuteiras em 2003. Foi ele quem guiou o Leão ao título do ano passado e participou da montagem do elenco atual.
O treinador, em entrevista coletiva, afirmou que “O União está com mais experiência, mais estruturado e consciente de como proceder e como deve fazer para que as coisas aconteçam. Temos uma expectativa muito grande na permanência e estou feliz de fazer parte deste retorno. Buscamos, jogo a jogo, a permanência na elite do futebol gaúcho”
Ele também acrescentou que jogar contra a dupla Gre-Nal é algo fascinante para os times do interior e que vencer o Grêmio é diferente (na quarta-feira, 16, a equipe do interior marcou 3 a 1 sobre o tricolor gaúcho). “Um jogo que nos trouxe muita emoção, motivação, inspiração, um dos maiores do país e reconhecido mundialmente, fizemos nosso papel e conquistamos pontos muito importante para nós”
O mascote oficial é um leão, denominado Leão da Colina, e o Hino Oficial do clube tem por título “Heróico filho do Barril”, ambos escolhidos em concurso aberto aos torcedores em geral. O atual presidente é Vinícius Ortigara Girardi.
Um trecho do hino para você conhecer melhor:
União Frederiquense / Glorioso, time guerreiro / Orgulho de nossa terra/ Gaúcho e brasileiro/ Dentro e fora da Colina/ Heróico filho do Barril/ Ser campeão é tua sina/ Em todos os cantos do Brasil
Como é o Campeonato Gaúcho
Em 2022, o União Frederiquense disputa a primeira divisão do gaúcho, está, até a oitava rodada (marcada para sábado, 19, e domingo, 20 de fevereiro) em 9° lugar, com 7 pontos. No Campeonato Gaúcho, a primeira fase reúne 12 equipes: Grêmio, Internacional, São Luiz, Ypiranga, Novo Hamburgo, Aimoré, Brasil de Pelotas, Caxias, São José, Juventude e Guarany de Bagé.
O torneio é disputado em apenas um turno com as 12 equipes se enfrentando no sistema de todos contra todos. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais e os dois últimos são rebaixados. Tanto na semifinal como na grande decisão, os confrontos serão de ida e volta.
As três melhores equipes do Campeonato Gaúcho estarão classificadas para a Copa do Brasil e também para o Campeonato Brasileiro da Série D em 2023.
Fontes: Site e Instagram do clube, ge.com e agências
Fotos: site e redes sociais do clube
Pesquisa: Lara Valentim
Edição: Ivan Elias
Arte: Toque de Bola