Toque na emoção: veja pontos finais dos sets da primeira vitória do JF Vôlei na Superliga

Enfim o JF Vôlei conquistou sua primeira vitória na Superliga 2015/2016. Foi preciso um novo ano para o jejum de 11 jogos sem vencer se encerrar. Na abertura do returno da competição, na noite deste sábado, 9, no ginásio da Faefid, e com cobertura ao vivo pela web rádio do Toque de Bola, os juiz-foranos bateram a Voleisul/Paquetá Esportes por 3 sets a 2, parciais de 25/23, 20/25, 25/27, 25/23 e 15/11.

Acesse o vídeo para conferir os pontos finais dos cinco sets, com a narração do Toque de Bola (transmissão com apoio de Plasc, Prefeitura de Juiz de Fora, Hiperroll Embalagens, SoLed Projetos Luminotécnicos e Programa Sócio-Torcedor do JF Vôlei).

 

Torcida joga junto

A partida foi marcada pelo apoio irrestrito dos torcedores, mesmo em momentos adversos, por uma confusão envolvendo o treinador gaúcho e parte da torcida, pela ausência em quadra do reforço do time visitante, por não estar regularizado, e pela utilização de apenas um dos três jogadores que chegaram para compor o elenco do time mineiro.

A vitória serve para trazer novos ares ao time da Zona da Mata mineira, porém, se tratando de classificação não muda muita coisa. O JF Vôlei somou dois pontos e permanece na lanterna com cinco. A Voleisul se mantém na nona colocação com 14, mesmo somatório do Bento Vôlei/Isabela, mas com uma vitória a menos.

Jogo foi marcado por muito equilíbrio

Jogo foi marcado por muito equilíbrio

  Equilíbrio

Antes do início da partida, os bastidores da Voleisul estavam agitados. O oposto Bob, contratado para reforçar a equipe, ficou na arquibancada, pois não foi regularizado a tempo para o jogo. O ponteiro Samuel, que era dúvida para o confronto, foi relacionado como líbero e ficou apenas no banco de reservas.

Do lado mineiro, a expectativa era grande para iniciar de forma positiva o returno. Fadul e seus comandados demonstravam confiança, que era seguida do lado de fora pelos torcedores que compareceram em bom número ao ginásio. Porém apenas uma novidade foi relacionada no time mandante: o oposto Thiago Maciel foi o único escolhido dos três atletas contratados para o returno da Superliga pelo técnico juiz-forano para ficar na suplência.

  Lá e cá

O primeiro set mostrou bastante equilíbrio. As duas equipes erravam pouco e aproveitavam os contra-ataques. JF controlou o placar até a primeira parada técnica, Na segunda, os gaúchos estavam na frente. Mas na reta final do parcial, os donos da casa forçaram o saque e com a marcação de dois toques do levantador Rafinha, fecharam em 25 a 23.

Vantagem gaúcha

No segundo parcial, após uma bronca do treinador Paulo Roese, a Voleisul voltou mais atenta e abriu quatro pontos de vantagem. O JF Vôlei errava muito na recepção e não conseguia reagir, irritando o central Igor,  que se queixava muitos dos erros dentro de quadra, e Alessandro Fadul chamou a atenção dos atletas para recolocar a equipe no jogo, diminuindo a diferença para apenas um ponto no ponto 20. Mas novamente o saque dos gaúchos fez a diferença e os visitantes fecharam o set em 25 a 20.

 Lá e cá outra vez 

O equilíbrio voltou a aparecer no terceiro parcial, as equipes foram trocando pontos em boa parte do tempo. O central Robinho, ex-UFJF, era o destaque do lado gaúcho, e o central Ninão chamava atenção do lado mineiro. O JF Vôlei chegou a ter o set point, mas após um bom ataque do oposto Franco e um erro no contra-ataque do meio-de-rede Diego, a Voleisul virou o confronto para 2 sets a 1, fechando em 27 a 25.

  Igualdade: 2 a 2 

A pressão era intensa no quarto set. Paulo Roese queria fechar o jogo ali e não dar chances ao JF Vôlei, que por sua vez, via como imprescindível a vitória no confronto. O ginásio “entrou no clima” e incentivou em todo momento. Com Renato e Djalma bem marcados, coube ao central Ninão, que saiu do banco de reservas no parcial anterior, ser o fator chave para o desempenho dos juiz-foranos, que fecharam em 25 a 23 e levaram o confronto para o tie-break.

Toque de Bola registrou toda confusão ao vivo. Placa atirada pelo treinador adversário atingiu uma torcedora. Roese pediu desculpas em seguida, mas o quinto set começou com cartão vermelho para a Voleisul/Paquetá e consequentemente ponto para o JF Vôlei
Toque de Bola registrou toda confusão ao vivo. Placa chutada pelo treinador adversário atingiu uma torcedora. Roese pediu desculpas em seguida, mas o quinto set começou com cartão vermelho para a Voleisul/Paquetá e consequentemente ponto para o JF Vôlei

Confusão após quarto set

Após sofrer o ponto que empatou a partida, o técnico da Voleisul, Paulo Roese, chutou a caixa com as placas de substituição e uma delas acabou voando em direção a arquibancada e acertou uma torcedora. Logo a confusão estava armada entre torcida e o banco de reservas dos visitantes. A jovem Lorena Roux, namorada do levantador do JF Vôlei, Felipe Hernández, relatou ao Toque de Bola que foi apenas um susto e que não se machucou.

Prontamente o treinador gaúcho pediu desculpas a moça e à torcida, que estava ensandecida com o ocorrido. “Estou profundamente arrependido, não é da minha índole fazer uma coisa dessas, foi um acidente. No calor do jogo acabei me excedendo e quase machuquei uma torcedora, estou profundamente arrependido e peço desculpas a todos, foi um erro todo meu”, lamentaria Paulo Roese, após a partida, também nos microfones do Toque de Bola.

Com este ocorrido, o time visitante iniciou o tie-break já perdendo por um a zero, pois foi advertido com o cartão vermelho. Com os nervos abalados do lado gaúcho e a moral elevada do lado mineiro, o JF Vôlei controlou o quinto set e, enfim, conseguiu a primeira vitória na Superliga. No tempo técnico, a vantagem era de 8 a 6. Na segunda metade, o apoio da torcida parece ter contagiado de vez o time local: 15 a 11.

No quinto set, JF Vôlei abre 9 a 6. Com apoio incondiconal da torcida, time consegue manter a vantagem e confirmar a primeira vitória na competição
No quinto set, JF Vôlei abre 9 a 6. Com apoio incondiconal da torcida, time consegue manter a vantagem e confirmar a primeira vitória na competição

 Renato ganha Viva Vôlei

Renato foi eleito o melhor em quadra e recebeu o Troféu Viva Vôlei. Com 22 acertos, o oposto Franco, da Voleisul Paquetá foi o maior pontuador.

“Não acho que este foi o nosso melhor jogo. A equipe não desistiu em nenhum momento, buscamos resultados adversos, evoluímos bastante, permanecemos concentrados durante a partida e não nos abatemos com nada. O resultado é reflexo do esforço diário. Vamos comemorar muito, mas tendo consciência de que precisamos trabalhar jogo a jogo para sair da situação incômoda em que nos encontramos. O clima no jogo de hoje foi diferente, tanto dentro de quadra como fora, com a torcida que apoiou muito e foi muito importante no resultado”, comentou Renato.

Renato foi eleito o melhor em quadra
Renato foi eleito o melhor em quadra

  Roese: de saída?

Após a partida, o treinador da Voleisul, Paulo Roese, muito descontente falou em alto e bom som para seu time que não continuaria mais à frente da equipe. Aos microfones do Toque de Bola, quando voltou do vestiário, disse que iria repensar a sua permanência: “Vou repensar se vou continuar como treinador. Muitos erros da nossa retaguarda e uma Superliga não admite isso”, declarou.

Ficha técnica

JF Vôlei 3 x 2 Voleisul/Paquetá Esportes

25/23, 20/25, 25/27, 25/23 e 15/11

JF Vôlei: Maurício, Leandro, Renato, Djalma, Igor e Diego. Líbero: Fábio Paes. Entraram: Tatinho, Thiago Maciel, Felipe Hernández, Ninão, Tárik. Técnico: Alessandro Fadul

Voleisul/Paquetá Esportes: Rafinha, Franco, Jonatas, Thiago Mão, Robinho e Acácio. Líbero: Thalles. Entraram: Bernardo Roese, Renan Santos, Nicolas e Composto. Técnico: Paulo Roese

SUPERLIGA MASCULINA 2015/2016 
PRIMEIRA RODADA DO RETURNO

09.01 (SÁBADO) – JF Vôlei (MG) 3 x 2 Voleisul/Paquetá Esportes (RS), às 18h, na UFJF, em Juiz de Fora (MG) (25/23, 20/25, 25/27, 25/23 e 15/11)
09.01 (SÁBADO) – Sada Cruzeiro (MG) 3 x 0 Bento Vôlei/Isabela (RS), às 19h, no Riacho, em Contagem (MG) (25/19, 25/21 e 25/19)
09.01 (SÁBADO) – São José Vôlei (SP) 3 x 2 Minas Tênis Clube (MG), às 19h, no Tênis Clube, em São José dos Campos (SP) (20/25, 25/21, 25/19, 22/25 e 15/13)
09.01 (SÁBADO) – Sesi-SP 3 x 2 Lebes/Gedore/Canoas (RS), às 20h, na Vila Leopoldina, em São Paulo (SP) (26/24, 20/25, 27/29, 25/18 e 15/12)
09.01 (SÁBADO) – Funvic/Taubaté (SP) 3 x 0 Montes Claros Vôlei (MG), às 21h30, no Abaeté, em Taubaté (SP) (25/21, 27/25 e 25/19)
19.02 (SEXTA) – Copel Telecom Maringá Vôlei (PR) x Brasil Kirin (SP), às 19h30, no Chico Neto, em Maringá (PR)

Classificação (se preferir, clique para ampliar)

Sem título

 

Texto : Guilherme Fernandes, estagiário do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias

Participaram da transmissão: Mônica Valentim (coordenação e produção), Ivan Elias (narração), Eugênio Gomes (comentarista convidado), Bruno Kaehler e Guilherme Fernandes (reportagens) e Webert Brito (som HD),

Informações complementares: site da Confederação Brasileira de Voleibol

Fotos: Toque de Bola

O Toque de Bola é administrado pela www.mistoquentecomunicacao.com.br

Deixe seu comentário