Tombense é único de Minas na Série C

  A disputa pelo título da terceira divisão do Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana. Até 21 de novembro, 20 clubes disputam o título e as quatro vagas na série B em 2022.

  O único mineiro na competição é o Tombense, de Tombos, na Zona da Mata. O time foi semifinalista do Campeonato Estadual deste ano e campeão do interior pela terceira vez. Levantou a taça da Série D em 2014 e desde então está na série C. 

    Confira as informações sobre a competição no resumo preparado pelo Toque de Bola.

Palavra do treinador

Rafael Guanães comanda o Tombense na série C 2021

  Em coletiva após amistoso contra o Americano no dia 23, o técnico Rafael Guanães analisou a estratégia para buscar o melhor desempenho na competição.

“A gente sabe o quanto é importante iniciar bem, um jogo em casa, é importante ser um excelente mandante. Vamos ter bastante viagens, logística etc. É muito importante construir sempre ciclos semanais enriquecedores e produtivos dentro do ambiente, que favoreça o desempenho e também o desenvolvimento. Conseguindo estudar também a equipe do Paysandu, a gente vai criar também a estratégia do modelo de jogo. É um processo paralelo e precisa de tempo. Ao mesmo tempo, a gente precisa estar somando pontos e ter também resultados. Estamos muito conectados e sabendo da responsabilidade”, ressaltou.

Os participantes e modo de disputa

Tombense treinou durante a semana para enfrentar o Paysandu na estreia da série C 

  Os grupos foram divididos seguindo direcionamento geográfico. O Tombense está no Grupo A, junto com Manaus, do Amazonas; Paysandu, do Pará; Ferroviário e Floresta, do Ceará; Altos, do Piauí; Botafogo, da Paraíba; Santa Cruz, de Pernambuco; Jacuipense, da Bahia e Volta Redonda, do Rio de Janeiro.

  No Grupo B estão os paulistas Botafogo, Ituano, Mirassol e Novorizontino; o Paraná; Criciúma e Figueirense, de Santa Catarina; São José e Ypiranga, do Rio Brande do Sul.

  Na primeira fase, que terá 18 datas entre 29 de maio e 26 de setembro, equipes se enfrentam dentro do próprio grupo em turno e returno. Os quatro melhores de cada chave se classificam para a segunda fase. Nesta etapa, os oito clubes são divididos em dois quadrangulares, onde se enfrentam em ida e volta em seis datas entre os dias 2 de outubro e 7 de novembro.

  Os dois melhores de cada chave sobem para a Série B em 2022. Os líderes avançam para a terceira fase, a decisão da Série C, em duas partidas previstas para os dias 14 e 21 de novembro.

Regras

  O limite da troca de treinadores, novidade do ano nas séries A e B, também será implantado na Série C. Se o clube demitir o técnico que iniciar a competição, poderá inscrever apenas mais um. Se houver uma segunda troca, o substituto deve estar trabalhando no clube há pelo menos seis meses.

Tombense representa Minas Gerais na série C do Brasileiro
Topper criou a bola oficial do Brasileiro Série C 

  Se o treinador pedir para sair, o clube não terá limitação para inscrever um novo. No entanto, o técnico que pedir demissão só poderá ser inscrito por mais uma equipe na mesma competição.

  Por causa da pandemia, três questões fazem parte da Diretriz Técnica Operacional da Série C 2021. A primeira é remanejamento dos mandos de campos se o município ou estado de origem estiverem impedidos de receber os jogos. A segunda é que não há permissão de público nas arquibancadas.

  A terceira é que os clubes precisam ter o mínimo de 13 atletas com exames negativos para irem a campo. Eles poderão inscrever até 40 jogadores até o dia 25 de agosto. De acordo com a CBF, eles poderão substituir até oito atletas, no máximo. A data final de registro é 15 de setembro de 2021.

Confira os confrontos da 1ª Rodada da Série C

A tabela do Campeonato Brasileiro 2021 está disponível no site da CBF. Os jogos da primeira rodada são:

Grupo A

Sábado, 29 de maio

  • 15h30: Floresta x Jacuipense – Domingão, Horizonte (CE)
  • 17h: Botafogo (PB) x Ferroviário – Almeidão, João Pessoa
  • 19h: Tombense x Paysandu – Estádio Almeidão, em Tombos

Domingo, 30 de maio

  • 16h: Altos x Volta Redonda –Estádio Lindolfo Monteiro, Teresina
  • 18h: Manaus x Santa Cruz – Arena da Amazônia, Manaus

Grupo B

Sábado, 29 de maio

  • 16h: Novorizontino x Figueirense – Estádio Jorge de Biasi, Novo Horizonte (SP)
  • 17h: Criciúma x Ituano – Heriberto Hulse, Criciúma

Domingo, 30 de maio

  • 20h: Botafogo-SP x São José – Santa Cruz, Ribeirão Preto
  • 20h: Ypiranga x Paraná – Colosso da Lagoa, Erechim (RS)
  • 20h: Oeste x Mirassol – Arena Barueri, Barueri

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira com informações da CBF

Fotos: @victorsouza_foto/Tombense; Thais Magalhães/CBF; Lucas Figueiredo/CBF

Deixe seu comentário