
Após os primeiros jogos das semifinais do Campeonato Mineiro 2020, os clubes que farão a decisão do Estadual serão conhecidos nesta quarta, dia 5 (veja tabela ao lado).
Nas partidas do último domingo, dia 2, o representante da Zona da Mata, Tombense, deu grande passo pela manhã, ao vencer a Caldense por 1 a 0, e ampliando a vantagem que havia conquistado por ser o líder da primeira fase.
Já o Atlético, à tarde, conseguiu reverter a desvantagem que tinha em relação ao América, vencendo por 2 a 1.
Foi a conta
Jogando no Independência, por conta dele e o Mineirão serem os únicos de Minas Gerais homologado para a utilização do VAR, o Tombense levou alguns sustos no início do jogo.

Mas, aos 15 minutos, o lateral-esquerdo João Paulo acertou bela cobrança de falta da entrada da área e fez o único gol da partida, dando a vitória à equipe de Tombos, sem muito sofrimento no restante da partida.
Mais vantagem
Agora, o time comandado pelo técnico Eugênio Souza, ex-Tupi, está com um pé na decisão do Mineiro 2020. Como liderou a fase classificatória, o Tombense já tinha vantagem de jogar por dois empates antes do início da semifinal com a Caldense.
Além de avançar à final com qualquer igualdade no placar, o Gavião Carcará pode até perder por um gol de diferença que estará na disputa do título do Estadual. À Veterana resta vencer por dois ou mais gols de saldo para alcançar a finalíssima.
Vantagem e desconto

No Mineirão, Atlético e América fizeram um clássico que começou com o Galo a todo vapor. Logo aos 18 minutos, o volante Jair, de cabeça, inaugurou o marcador. Melhor, os alvinegros seguiram pressionando, e o meia Nathan, aos 39 minutos, ampliou a vantagem aos receber na área de Marrony.
Mas, no início do segundo tempo, aos quatro minutos, o atacante Ademir descontou para o Coelho. O América buscou o empate, cedeu espaços atrás, mas o marcador acabou mesmo em 2 a 1 para o Galo.
Assim, o Atlético conseguiu reverter a vantagem do América na semifinal. Os alvinegros jogam pelo empate nesta quarta, enquanto os americanos têm que vencer por qualquer placar para chegar à final do Mineiro 2020.
Inconfidência

No último fim de semana também foram conhecidos os finalistas do Troféu Inconfidência. Em partida única nas semifinais, o Cruzeiro derrotou o Patrocinense, no Mineirão, por 3 a 0, com gols do zagueiro Ramon e dos atacantes Roberson e Maurício, no sábado, dia 1º.
No domingo, no Parque do Sabiá, o dono da casa Uberlândia passou pelo Boa Esporte. Após o 2 a 2 no placar, o Alviverde do Triângulo conquistou a vaga na decisão vencendo nos pênaltis por 5 a 4.
Cruzeiro e Uberlândia se enfrentam nesta quarta no Mineirão, valendo o Troféu Inconfidência. Não há vantagem para nenhum dos dois times, por isso, se a partida terminar empatada no tempo normal, a taça será decidida nos pênaltis.
Texto: Toque de Bola – Wallace Mattos
Fotos: Facebook Arena Independência; Pedro Souza/Atlético;
Arte: Toque de Bola com informações da Federação Mineira de Futebol