Fórum sobre futsal de mulheres traz o empoderamento e a visibilidade das mulheres no esporte
I fórum futsal de mulheres da UFJF ocorrerá na Faculdade de Educação Física e Desporto da UFJF na sala de multimeios e na quadra de multiuso, nos dias 8 e 9 de abril de 9h às 20h. O evento é uma iniciativa do time de futebol feminino Tá Joia Clube e será realizado pelo Programa de Educação e Tutorial PET/Faefid. Serão dois dias de muito aprendizado e integração em um super encontro com: palestras, mesas redondas, relatos de experiência, e apresentação de pôsteres, além da 1ª Copa de Futsal de mulheres da UFJF, sendo um atrativo a mais no fórum.
As pessoas que compõem as equipes inscritas terão oportunidades de compor mesas, fazer relatos e pôsteres para mostrarem os trabalhos que desenvolvem. Em um bate-papo com a equipe do Toque de Bola Mariana Novais, 24, treinadora do Tá Joia deu ênfase a procura pela Copa: “A procura está grande, Graças a Deus. Quem não pertence a nenhuma equipe também pode se inscrever por um valor super acessível. Podem preencher e enviar o formulário através do link mas somente podemos confirmar seis times. O ideal é que a pessoa entre no grupo do facebook para ficar por dentro de tudo. Mas vai sair na pagina do Ta Joia também.”
O objetivo do evento se deu pela necessidade de unir o conhecimento e as experiências dos diversos projetos de futsal de mulheres que vêm se organizando e se consolidando na cidade de Juiz de Fora e região, buscando, assim, o maior desenvolvimento dos mesmos e sobretudo, da modalidade.
“Nós tivemos a ideia do fórum pra ajudar também na visibilidade da mulher no futsal e ser um espaço onde a gente pudesse aliar o conhecimento, aprendizado e integração.” Eveline Amaral, 24, Diretora de Marketing e Comunicação da Equipe Tá Joia.
Futsal Feminino na cidade
Hoje Juiz de Fora conta com dois torneios que incluem o futsal feminino, a Copa Prefeitura Bahamas de Futsal e a Copa AOA – JF (Associação de Oficiais de Arbitragem de Juiz de Fora)
Nos últimos três anos a Copa Prefeitura Bahamas de Futsal feminino duas categorias em 2014, com sete equipes no adulto e oito no infantil. Três em 2015, com onze equipes no adulto feminino, oito equipes no Infanto- juvenil e infantil e uma categoria em 2016, apenas o adulto, com nove equipes.
“E dentre essas nove equipes de mulheres na Bahamas, apenas duas tinham mulheres em suas comissões. O Tá Joia e o Lastuf. Eu vejo isso como um desrespeito. Principalmente em Juiz de Fora, a história de que “o jogo do homem atrai mais espectadores” não procede. As mulheres em Juiz de Fora levam muito mais publico aos ginásios. Movimentam torcidas, enfim. E isso deve ser pensado porque infelizmente essas microrealidades refletem na macro. É o mesmo ciclo que mencionei no início. Enquanto a oferta de campeonatos for maior para homens, mais homens serão vistos, só os homens terão investimento e então só o futebol/futsal de homens irá crescer.” Mariana Novais – Tecnica do Tá Joia.
Se interessou pelo I Fórum Futsal de Mulheres da UFJF? Acesse o link https://www.facebook.com/groups/241034433012915/?hc_ref=NEWSFEED
para quem desejar se inscrever apenas nas palestras = inscrição avulsa, o link é esse
https://docs.google.com/forms/d/1kgsUI-llrohsm4Ch1gunkDnvtOqcKteHJr7JWVXXuWA/edit?usp=drive_web