Tese de doutorado de futebol tem base no Sport

Juiz de Fora (MG), 15 de fevereiro de 2011

O Sport Club Juiz de Fora tem como marca registrada a participação efetiva em várias modalidades esportivas. Detentor de excelente estrutura, tradição e glórias, principalmente quando o assunto é futebol, o Verdão, além de chamar atenção de atletas, desportistas e torcedores, atrai o interesse de estudiosos, que utilizam o clube como referência para suas pesquisas. Exemplo disso é o professor Marcelo Matta. Graduado em Educação Física na cidade de Juiz de Fora e mestre em Treinamento Esportivo pela UFMG, o professor está realizando seu doutorado na Universidade do Porto, em Portugal. Matta está desenvolvendo um estudo sobre o futebolista brasileiro e, para isso, realizará testes durante toda a temporada no Sport.

“Irei escrever dois artigos a respeito das variações somáticas e os aspectos funcionais dos atletas, analisando força, resistência, velocidade e a parte técnica dos jogadores do infantil e juvenil”, afirmou o professor de 47 anos. Os testes já começaram a ser realizados no clube e seguirão durante toda a temporada. “Serão quatro períodos de avaliação. Neste mês de fevereiro iniciamos os testes. Em maio, agosto e novembro, complementaremos os trabalhos, observando e acompanhando o desempenho físico e técnico dos atletas durante a temporada inteira”, explicou.

Marcelo Matta afirmou que o Sport terá bastante representatividade em sua pesquisa, já que o clube tem muitos garotos nas categorias de base. Além disso, Marcelo fez questão de exaltar a estrutura do Periquito. “O Sport tem evoluído muito nos últimos anos. Tem uma boa estrutura, com um corpo grande de associados e muitas crianças envolvidas em escolas de esportes, como futebol, natação, badminton, vôlei, basquete e handebol. E a expectativa é que a estrutura aumente e melhore ainda mais, para suprir a demanda que o clube disponibiliza”, comentou Marcelo, que deve analisar cerce de 250 atletas nesta temporada.
Texto: site do Sport (www.sportclubjf.com.br)

Este post tem 2 comentários

  1. Paulo Henrique

    Tive o prazer de ser aluno e atleta do professor “Marcelão” em minha passagem pelo Granbery na década de 90. Já em 2009, fui novamente seu aluno na pós-graduação em futebol na Universidade Federal de Viçosa. Hoje desenvolvo minha dissertação de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo, também sobre futebol de base, mas com outro foco, a escolarização dos atletas. Desejo-lhe sucesso, com a certeza de um grande resultado nesse doutorado. Paulo Henrique, Vila Velha-ES.

  2. josé anísio da silva(pitico)

    Parabéns ao professor e amigo Marcelo Matta pelo desenvolvimento de pesquisa na área do futebol para sua tese de doutorado.Futebol dá ciência também. O interessante do trabalhoe que será feito com um dos grandes clubes de futebol da cidade: o Sport.
    José Anísio(Pitico)

Deixe seu comentário