Talentos na quadra: Mangueira Vôlei e Sesi JF falam sobre Copa da Amizade

Base do JF Vôlei promove torneio e avalia testes!A Copa da Amizade do Vôlei de Base 2021 começa nesta sexta, 29, às 18h30, com o jogo entre Sesi JF e o JF Vôlei sub-19, no ginásio do Sesi.

Os jogos colocam frente a frente os times sub-17 e sub-19 do JF Vôlei, o sub-21 do Sesi e um misto com jogadores do sub-17 e do sub-20 do Mangueira Vôlei de São João Nepomuceno.

A competição continua no sábado, 30, no Centro de Ensino do JF Vôlei, no Bairro Granbery (confira abaixo a programação do evento).

O técnico Daniel Schimtz já conversou com o Toque de Bola sobre o quer representa a competição para os times do JF Vôlei.

A treinadora do Sesi JF Érika dos Santos Freitas e o técnico do Mangueira Vôlei, William Lélis, falaram com o programa #GirandoaBola, da webradio Nas Ondas do Toque sobre as expectativas para a competição e a importância para o trabalho com as categorias de base.

Aperfeiçoar

Para a treinadora Erika dos Santos Freitas, a Copa da Amizade é um passo fundamental na retomada das atividades com os jogadores entre 17 e 20 anos que formam o time do sub-21 do Sesi JF.

“Foi um momento onde todo mundo passou muito tempo recluso. Além das questões técnicas e táticas do jogo, essa questão social, essa interação que a gente está podendo aos poucos voltar a ter nesse momento. Nós ficamos muito tempo parados. Então ter esse torneio como uma oportunidade de inserir alguns meninos novatos no clube e colocar os meninos que estavam com a gente há mais tempo para poder jogar é muito importante tanto para o desenvolvimento técnico e coletivo da equipe como para o desenvolvimento pessoal”, analisou.

Formação

Sesi JF é um dos times que disputa a Copa da Amizade de Vôlei de Base 2021

Ela também destacou que uma situação de jogo permite análises que contribuem para o andamento do processo de formação da equipe. Portanto, Érika Freitas acredita que o processo vai contribuir para a evolução dos times participantes.

“Os técnicos das equipes que estão participando vem fazendo um trabalho muito competente. Essa ascensão técnica, tática, física é muito importante para todos os envolvidos, para os atletas envolvidos e para as comissões também. À medida que o nível vai subindo, a gente tem que acompanhar o desenvolvimento desses meninos e otimizando os nosso trabalho. Isso faz com que cada vez mais o esporte da cidade cresça, nossos atletas melhorem e todos os envolvidos só tem a ganhar com esse crescimento que acaba sendo coletivo”, afirmou Érika Freitas .

Oportunidade ímpar

A equipe formada por atletas do sub-17 e do sub-20 do Mangueira Vôlei estreia no sábado, às 14h30 contra o  sub-17 do JF Vôlei. O treinador do time de São João Nepomuceno contou que o trabalho com o grupo é recente e o convite do gestor do JF Vôlei, Maurício Bara, para participar da Copa da Amizade causou empolgação no time.

“A gente fica lisonjeado, feliz de poder participar de uma competição como essa, que tem grandes nomes, grandes equipes de muito respeito na região, onde está o Sesi JF que tem trabalho muito bacana da Érica. E todo mundo conhece o JF Vôlei. Para os meninos que começaram a treinar há cinco meses é uma oportunidade ímpar. Por isso que a gente aqui de São João está muito animado, os meninos estão muito animados para esta competição no final de semana”, disse William Lélis.

Colocar à prova

Assim como Érika Freitas, o treinador do Mangueira Vôlei destacou que a Copa da Amizade vai permitir que os próprios jogadores observem o que já aprenderam e em que podem se aperfeiçoar em uma situação de partida.

“Ali que a gente coloca em prova o que está sendo realizado durante os treinamentos, por isso é importante para o desenvolvimento da base. Se não participar de competição, a gente não sabe se está sendo bem feito, se está legal, o que precisa melhorar. É pra eles perceberem também o que precisa aperfeiçoar, não apenas os técnicos. Então é uma oportunidade impar e torço pra que a gente possa fazer bom jogos na competição”, comentou.

Copa da Amizade 2021

A primeira partida será no ginásio do Clube do Trabalhador do Sesi, na Avenida Brasil, 3357, no início da noite desta sexta. As demais, incluindo semifinais e a decisão, vão ser disputadas no sábado no Centro de Ensino do JF Vôlei, na Rua Barão de Santa Helena, 535, no Bairro Granbery.

Todas as partidas serão disputadas em sistema de dois sets vencedores, com tie-break, se necessário, de 15 pontos.

Confira a tabela do sábado:

  • 14h30 – JF Vôlei Sub-17 x Mangueira Vôlei
  • 15h30 – Semifinal 1
  • 16h45 – Semifinal 2
  • 17h45 – Disputa de 3º lugar
  • 19h – Final

Texto: Toque de Bola – Roberta Oliveira

Fotos: Sesi JF/Divulgação; JF Vôlei/Divulgação

Deixe seu comentário