O Villa Nova é a grande surpresa do Campeonato Mineiro 2015. O time de Nova Lima, que antes da competição ameaçou não participar da disputa por questões financeiras, hoje está brigando na parte de cima da tabela por uma vaga no G4. Mesmo com a derrota na última rodada por 4 a 0 para o Cruzeiro, a equipe é a sexta colocada com 12 pontos. No domingo, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o Leão do Bonfim enfrenta o Tupi, às 16h, com transmissão do Toque de Bola, para se recuperar na briga pela vaga às semifinais.
Com apoio de Plasc, Farmácia de Manipulação Las Casas e Hiperrol Embalagens, a rádio web do Toque de Bola transmite Tupi x Villa Nova neste domingo, 15, ao vivo, a partir das 15h.
Utilize seu smartphone ou qualquer dispositivo móvel com internet para ouvir a transmissão pelo link www.toquedebola.esp.br/radio.
Villa surpreendente desde o início
Em janeiro deste ano, próximo do início do Estadual, a situação do Villa era instável e a participação na competição era incerta. Com o apoio da prefeitura de Nova Lima garantido, a equipe iniciou sua caminhada no Mineiro com uma vitória fora da casa diante da Tombense por 1 a 0. Na primeira apresentação diante da sua torcida, empate em 1 a 1 com o Guarani. Na terceira rodada, vitória em Varginha por 2 a 1 diante do Boa. Em seguida, dois jogos em Patos de Minas: 0 a 0 contra a URT e 2 a 1 sobre o Mamoré.Depois, dois jogos contra grandes: empate em 0 a 0 com o América e a derrota na sétima rodada – 4 a 0 – para o Cruzeiro. Com essa campanha, o time comandado por Welington Fajardo é a grande surpresa até aqui.
Fajardo e Toledo: identificação com o Carijó
O técnico Welington Fajardo chegou ao Villa Nova em outubro de 2014, depois de comandar o Uberlândia, na fase de classificação do Módulo 2. O ex-goleiro de América e Cruzeiro tem seu nome marcado com sucesso como treinador na história recente do Tupi. Além do título da Taça Minas Gerais de 2008 pelo Carijó, sob seu comando a equipe viveu bons momentos e experimentou longa invencibilidade no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio.
O lateral esquerdo Raphael Toledo é outro nome de total identificação com o alvinegro juiz-forano. Neto do ídolo carijó Moacyr Toledo, o Toledinho, que participou do “Fantasma do Mineirão”, Raphael é cria do Tupi e, entre outras passagens, atuou ano passado na Série C do Brasileiro. Hoje, ele divide a artilharia do Villa Nova no Mineiro com Gabriel Davis – ambos têm dois gols.
Histórico no Mineiro
Quatro vezes campeão mineiro (em 1933, 1934, 1935 e 1951) e seis vezes vice (1937, 1945, 1946, 1947, 1953 e 1997), o Villa Nova disputa pela 90ª vez a competição. Na Era Profissional, iniciada em 1933, o Leão do Bonfim é o clube com mais participações, ao lado de Atlético e Cruzeiro. Somente em 1995 o Villa ficou fora, por ter caído para a Segunda Divisão no ano anterior. Até o inicio desta edição do Estadual os números da equipe de Nova Lima são esses:
Jogos: 1.569
Vitórias: 575
Empates: 420
Derrotas: 574
Gols Marcados: 2.280
Gols Sofridos: 2.124
Data do jogo foi alterada
A partida entre Tupi e Villa Nova inicialmente estava marcada para o sábado, 14. Mas atendendo ao pedido da diretoria carijó, a Federação Mineira de Futebol adiou em um dia a partida, passando para o domingo, 15. O local e o horário foram mantidos: o jogo será às 16h no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. O Toque de Bola transmite ao vivo em: www.toquedebola.esp.br/radio
Texto: Guilherme Fernandes, com informações do site oficial do Villa Nova
Fotos: Site oficial do Villa Nova e Washington Alves/LightPress/Cruzeiro